A temporada de 2009 já começou para a Nascar, a categoria que é menina dos olhos dos nossos irmãos do norte. E justamente a primeira prova de um campeonato que tem 36 etapas, a primeira é a de maior prestigio para os pilotos, as 500 milhas de Daytona esta para a Nascar assim como Mônaco é para a quem vencer na F 1, ou as 24 horas de Le Mans é para o campeonato de provas de longa duração. E mais precisamente como se trata dos EUA seria como vencer as 500 milhas de Indianápolis para quem corre nos monopostos da finada F Indy, agora um mix de IRL e ex F. Cart.
Mesmo sendo a Nascar a categoria de maior prestigio dentro do território americano, nada se compara a tradição das 500 milhas de Indianápolis que existe desde 1911. E soube ser cultuada pelos norte-americanos que mundialmente falando, hoje, esta no mesmo nível, para um piloto, de vencer em Mônaco ou em Lê Mans.A idéia é vencer o campeonato, mais se vencer e não ganhar um desses GP’s a vitória não foi completa. Uma magoa que o nosso tri campeão Nelson Piquet, carrega consigo, pois nunca ganhou em Monte Carlo.
Essa etapa é disputada no berço da categoria, Daytona. Foi lá que tudo começou para a Nascar. Foi nas areias da Florida que começaram as grandes disputas e a partir dali que começaram a florescer as idéias de organizar esse campeonato e também foi de Daytona que aconteceu a primeira transmissão em rede nacional de TV de uma prova da categoria.
E que por sorte dos organizadores neste dia aconteceu uma grande nevasca nos estados do norte do país e assim todos estavam em casa e a opção era a TV e a novidade do momento era a corrida da Nascar e para completar houve uma briga entre pilotos transmitida ao vivo pela TV. Depois desse dia a Nascar se transformou numa categoria nacional e cresceu muito e hoje é a maior e mais rentável categoria dos EUA e suas idéias sempre são copiadas pela turma do Verme Ecclestone. Nossos irmãos do norte são insuperáveis no marketing e pioneirismo de muitas idéias hoje vistas nas competições.
Falei demais de historia e nada disse da corrida. 500 milhas sempre é uma corrida longa, mais para quem gosta não se deve tirar os olhos da corrida. E é assim que as voltas vão acontecendo, um errinho e muro e vem bandeira amarela e assim normalmente tudo muda. Quem estava lá atrás pode passar para a volta do líder e assim foi mais ou menos a historia dessa etapa. O ganhador, Matt Kenseth, largou na 39 posição do grid e venceu a prova que deveria ser de 500 milhas e que devido há uma chuva já esperada pelas equipes e também pela organização, foi interrompida na volta 152 de 200, e em vez de 500 milhas tivemos 402 milhas.
Matt foi o campeão de 2003 e não vinha tendo grande performance ultimamente, pois na temporada passada não venceu nenhuma etapa e sua ultima vitória tinha sido na ultima etapa de 2007. Mas o grande lance da corrida além da chuva foi um acidente onde Dale Earnherdt Jr, o queridinho da torcida, se tocou com Brian Vickers e provocou um senhor acidente e o pior tirou da disputa o piloto que mandava na corrida, Killy Bush. Poderíamos dizer assim; tudo conspirou a favor de Matt Kenseth que levou para casa $1.500 mi de dólares.
Dale Jr. Não vinha fazendo uma boa prova e já havia cometido erros primários como o de errar seu Box e ter dar outra volta para reabastecer, depois parou em cima da linha branca do Box e foi punido. Esse não era o dia do ídolo dos amantes da Nascar.
No mundinho do Verme os treinos continuam no Bharain. Com os tempos sempre próximos e não vemos a Ferrari com uma grande vantagem para os carros da Toyota ou da BMW. Kimi Räikönen é o piloto que mais andou na pista barenita. Felipe Massa deve pilotar apenas na quarta 18/02, bom para o finlandês que vai se tornando mais intimo com a F 60.
Desde o anuncio da Honda de abandonar a F1, sempre aparecem algumas manchetes envolvendo o retorno da equipe com outro dono. Algumas notas são absurdas e outras até engraçadas. A ultima dá conta de Bruno Senna haveria assinado por três anos e que levaria patrocínios da ordem 20 mi de euros e que a Mercedes Bens forneceria os motores e o mais engraçado Verme Ecclestone completaria o orçamento da equipe. Olha o muquirana do Verme pondo a mão no bolso. É quase que inacreditável. Quase porque, os contratos de transmição da TV rezão que tem haver um grid com vinte carros. Se não tiver alguém vai ter que pagar uma multinha e esse alguém é o nosso asqueroso Verme. Ele também vem atacando em outras frentes para se livrar deste problema, pois tem tentado convencer algumas equipes a alinhar três carros e assim resolver a questão, e se livrar da multa.
Felicidades a todos!
baleia.v@uol.com.br
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