Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


25/03/2009 - Quarta-Feira
VAI LARGAR
 
Nesse final de semana tivemos mais uma etapa da Nascar. A prova de Bristol e também a segunda da WTCC que na verdade foram a terceira e quarta etapas deste campeonato. A prova da Nascar mais pareceu um vídeo da temporada passada na era pré-play off's. Pois o Buxinho voltou a dominar de uma maneira extraordinária. Largou lá de trás e em poucas voltas assumiu a liderança e assim dominou grande parte das voltas nesse e pequeno e estreito circuito.

Foi a segunda vitoria de Kyli Busch na temporada, a primeira foi em Lãs Vegas onde conseguiu a pole, mais foi penalizado por trocar o motor e assim largou no fim do Grid e mesmo assim venceu com folga. Matt Kenseth vencedor das duas primeiras etapas mais uma se deu mal e caiu bem na tabela do campeonato assim com Kurt Busch o irmão de Kyli e ganhador da etapa anterior não conseguiu encontra um rendimento parecido e foi apenas 11º. Este é um campeonato onde normalmente não podemos apontar o vencedor antes da bandeirada final, Kyli largou da 19ª posição e não deu chances pra ninguém. Carl Edwards talvez foi a maior decepção desta etapa pois largou em 38º e terminou em 15 º atrás da outra decepção Dale JR.

A WTCC foi para o México, mais exatamente para cidade de Puebla. Se em Curitiba onde altitude não é das mais altas em Puebla são mais de dois mil metros, um cenário perfeito para os motores turbo diesel da Seat. Antevíamos mais um banho dos carrinhos amarelos da VW espanhola. Não se sabe como os alemães da BMW acharão um acerto mirabolante para seus carros, e assim o nosso Augusto Farfus Neto conseguiu a pole na primeira bateria ou etapa como chamam os organizadores. Mas essa pole não foi o suficiente para ganhar a etapa, pois o Seat Leon TDI, do sueco Rickard Rydell conseguiu após varias tentativas ultrapassar a BMW 320 do brasileiro. Nos finalmentes o Seat foi perdendo grip e Farfus encostou. Mais ai aconteceu o ataque de Andy Prioux, companheiro de equipe da mesma BMW pra cima de Farfus e este teve defender sua posição e Rydell venceu com certa folga. Assim como em Curitiba Prioux, consegui crescer muito do meio para o fim da bateria.

A segunda bateria começou bem disputada, pois tem o grid invertido do oitavo para frente, quer dizer, o oitavo larga na primeira posição o sétimo na segunda e assim sucessivamente. Nicola Larini com Chevrolet, largou na frente, mais como ainda não tem carro para disputar a liderança foi cedendo terreno para os mais rápidos e numa manobra de campeão Yvam Muller conseguiu a liderança e não mais deixou a ponta. Prioux estava no ápice e chegou em segundo, repetindo o podium para BMW. Farfus foi quarto. E esta em 3º no campeonato com 20 pontos contra 30 dos ponteiros Yvam e Rydell. Sendo assim o primeiro com os carros da BMW, se bem que Prioux tem se mostrado muito rápido, ainda mais com o carro leve e sem pneus, situação onde Farfus não é tão eficiente.

Enfim vai começar a temporada 2009 de F1. Parece que desta vez demorou mais. Esta temporada tem tudo para ser a melhor dos últimos tempos. Estamos diante de pegas na pista e fora dela, ou seja, nos bastidores. A política vem com tudo, fora o caso dos defletores existe uma queda de braça entre a FOTA a FIA a FOM( empresa do Verme). Primeiro foi naquela lambança da FIA ao aprovar a mudança da premiação. O Verme, na reunião do conselho mundial insistia no sistema de medalhas e disse que as equipes estavam com ele, o conselho não adotou o sistema de medalhas mas mudou para o de que o campeão seria aquele que vencesse o maior numero de provas no ano. E como a medida não agradou ninguém a FIA voltou atrás e disse que achava que as equipes estavam de acordo. Nunca saberemos a verdade, será que realmente a FOTA não quis jogar para a galera e se opôs à medida só para desafiar a FIA e a FOM do Verme?

A nova balela entre a FOM e as equipes ganhou as manchetes na terça-feira, Ao que parece a Renault e a Mc Larem ameaçaram não correr na Austrália devido ha falta de um adiantamento financeiro da parte da FOM sobre os direitos comerciais para com as equipes. Pura queda de braço, não tem como alguma equipe boicotar um GP, pois estas têm contratos com vários patrocinadores e sairia muito caro um possível boicote.

Quando você estiver lendo esta coluna é quarta-feira e já na quinta as 10h30min o SportTv exibira o primeiro treino livre. E assim chega ao fim as novelas, questionamentos, duvidas e também aquela baboseira sobre o defletor traseiro da equipes Brawn. Toyota e Williams. A Mc Larem já copiou e melhorou sua performance. O inspetor e diretor de provas, Charlie Whiting, declararam que esses defletores estão dentro do regulamento e essas equipes usaram uma brecha no regulamento, e que as outras equipes não viram. Só que no final do ano passado a Red Bull e a Renault, perguntaram se poderiam usar uma solução parecida e esta foi negada. E agora vêem as três equipes usando, claramente vão protestar. Mais o bom mesmo acontece na pista portanto amanhã as dez e trinta horas no Sportv começam as emoções. Detalhe, Rubinho vai correr com o numero 21 e Button com o #20, ao que me parece ele é o segundo piloto da Brawn. Que sina!

1º Treino livre quinta dia 26 as 22:30 no Sportv

2º Treino livre sexta dia 27 as 02:30 no Sportv

3º treino livre sábado dia 28 as 0:00 no Sportv

Classificação: sábado dia 28 as 03:00 Globo

GP da Austrália: domingo dia 29 as 03:00 Globo

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.