Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


15/04/2009 - Quarta-Feira
SORTE NA F1
 
Sorte, nessas duas etapas de 2009. Vimos ou vivemos uma situação que normalmente acaba em problemas para não falar em tragédia. E que por obra da sorte isso não aconteceu nas duas ocasiões. Foram por seqüência as largadas de Barrichello e Kubica, na Austrália e na Malásia. No caso do Barrichello, poderia ser complicado. Pois quando um carro da primeira fila falha a turma que vem de trás, e que larga já no ultimo gargalo, não vêem um carro quando este está parado. Na maioria das ocasiões isso acontece quando um piloto que esta há frente de outro e sente que o carro há sua frente, esta numa situação que não é a comum e num leve piscar de olhos ele avia o pé, e o concorrente que esta atrás, instintamente já com o pé colado no acelerador só tira de lado para ultrapassar, e é ai que sempre acontecem as tragédias. Ao mudar de linha na ultrapassagem esse piloto não percebeu que quem esta a sua frente esta parado. E dessa maneira já presenciamos algumas mortes, nessa categoria e em muitas outras. Para ser sincero, até agora deram sorte por duas vezes, espero que não tenhamos uma terceira com problemas.

Verme. Não sei se vocês notaram mais o velho Verme neste ano de 2009 esta impossível. Mais asqueroso, mais egoísta e dono da razão como sempre. Não sei se pela idade ou se por outro problema qualquer este ano parece que ele resolveu aprontar. Primeiro ele achou que deveria mudar a maneira de premiar o campeão, instituindo um sistema de medalhas para apontar o campeão, como a idéia não foi bem digerida por todos, ele resolver aprontar na reunião do conselho mundial da Fia antes do inicio da temporada. Convenceu os conselheiros que as equipes (FOTA) apoiavam sua idéia e os conselheiros com um seu empurrãozinho modificaram a estúpida idéia, passando de medalhas para o maior vencedor de etapas no campeonato. A idéia provocou uma histeria geral, pois todos foram contra, quer dizer o povão, que votou na Internet em várias enquetes cridas pelo mundo á fora. E a ver o tamanho da besteira feita a FIA voltou atrás. Mas o Verme garante que volta a carga ano que vem.
E ele não parou por ai, uns dias antes do inicio da temporada surgiu um escândalo, do qual participavam Flavio (Maliatore) Briatore, Ron (Nojento) Dennis e o coitadinho do chefe de equipe da Toyota e o nosso VERME, o assunto era: Briatore esbravejando para o VERME; ou você nos paga o aumento dos direitos televisivos ou nos não embarcamos nossos carros para a Austrália. E o Verme como bom jogador, blefou e ganhou todos no grito. Pois os carros já estavam no aeroporto e não tinha como evitar o embarque. Ponto pro mala. . E a ultima foi marcar para o final do dia as corridas da Austrália e Seppang, só para os europeus verem as corridas num horário melhor o que significa patrocínios maiores na TV. O mala está mais danadinho este ano, e a turma da FOTA quer sua cabeça de toda maneira, mais se o conheço bem, só depois de morto e olha lá heim?

Ferrari. As cabeças começaram a rolar em Maranello. Depois da serie de trapalhadas na Austrália e Malásia, Montezemollo mudou algumas figuras de lugar. Aldo Costa o homem que projetou o modelo de 2006 e participou ativamente nos três últimos, vai coordenar a força tarefa. Luca Baldiserri que era o responsável pelas estratégias vai trabalhar na fabrica e para seu posto foi escalado o homem que cuidava dos carros de Schumacher e agora de Kimi, Kris Dyer. Parece que tem uma sina nessa equipe pois todas as vezes que o comando é exercido por italianos a coisa desanda. Como disse outro dia, Toldt e a turma que veio a galope com Schumacher, Brown, Byrne e cia. ltda. Esta fazendo muita falta em Maranello.
Byrne. - Por falar em Rory Byrne, antigo companheiro de Ross Brawn na Benetton e na Ferrari. O mesmo deu uma senhora alfinetado na turma dos difusores, segundo Byrne: “Se você olha o carro da Brawn por baixo, você pode ver a suspensão.”, explicou ao jornal italiano ‘La Gazzetta dello Sport’. Seu comentário se refere ao artigo 3.12.5 do regulamento técnico-esportivo, explicando que, em termos simples, o regulamento afirma que buracos nos difusores são legais, mas apenas se nenhuma outra peça do carro puder ser vista se olharmos o veículo por baixo. “Esta é uma regra que tem pelo menos 14 ou 15 anos, e nestes muitos anos todos interpretaram da mesma maneira.”, continuou Byrne, que não consegue acreditar que os comentários das três equipes explicando que os pequenos buracos embaixo são apenas para ajudar o fluxo de ar. “Ross Brawn e eu continuamos bons amigos, mas uma coisa é o relacionamento pessoal, outra coisa é o aspecto profissional. E ainda trabalho para a Ferrari.”
Conselho Mundial - Só na quarta feira que a FIA divulgara o resultado da pendenga sobre os difusores. Quem têm, Brawn, Williams e Toyota, esta torcendo para que tudo continue do jeito que esta. Quem não tem Ferrari, Mc Larem, Renault, BMW, Red Bull, Toro Rosso e Force Índia, torcem pelo banimento da polemica peça. Se for banido acho que A Brawn perderá muito menos ao retirar a peça do que a Ferrari ou Mc Larem iria ganhar adaptando a peça. De toda maneira que moverem as peças a turma do Ross Brawn estará bem. Mas na fase européia as coisas tendem a se nivelar. Mas de qualquer modo a opinião de Rory Byrne devera influenciar um pouco, pois um código antigo entre os projetistas foi desprezado.

Horários da F1 neste final de semana;

16/04- quinta-feira – 1º treino livre as 23h no Sportv 2

17/04 - sexta-feira – 2º treino livre as 3h no Sportv 2

18/04 – sábado – 3º treino livre as 24h no Sportv 2

18/04 – sábado – treino classificatório as 3h na Globo

19/04 – domingo – GP da China de F1 as 4h na Globo

Outras;

18/04 – sábado – Nascar no canal Speed

19/04 – domingo - F Inddy – GP de Long Beach na Bandeirante



 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.