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COLUNA: BALEIA
Baleia


23/04/2009 - Quinta-Feira
GP DA CHINA
 
O GP chinês foi mais uma das incríveis corridas desta temporada. A vitória ficou com o alemão Sebastian Vettel, que está se mostrando um expert em pistas alagadas. Venceu em Monza ano passado, da mesma maneira, de ponta a ponta e debaixo de chuva, além de já ter mostrado serviço na etapa do Japão de 2007, quando uma gracinha de Hamilton acabou com sua corrida. A chuva se fez presente desde a largada à bandeirada final. E como sempre, quando há muita água também sobram ultrapassagens e saídas de pista, toques e batidas. Como a de Kubica no Trulli e a senhora pancada do Sutil no finalzinho, um belo espetáculo para quem estava na platéia. Temos de tirar o chapéu para esses incríveis pilotos que conseguem ficar duas horas num carro com pouco mais de seiscentos kg’s e com oitocentos HP’s naquelas condições. Não é uma tarefa para qualquer um.

Mesmo quem tem fama de andar bem na chuva penou nesta etapa, como Hamilton e Barrichello. O inglesinho nem parecia ser ele mesmo, pelo tanto que errou, ganhou até do Nakajima. Nelsinho também disputou esse quesito palmo a palmo. Na verdade, quase todos os pilotos deram uma ou outra escapadinha, só o líder é que se livrou de uma escorregada. Entretanto, passou apurado num momento; em plena reta, ele tirou o pé por ter um carro lento a sua frente e quase levou uma por trás do Buemi, por sorte o suíço conseguiu tirar um pouco e assim bateu de lado e de leve. Sorte é para quem tem e domingo ela estava no carro da Red Bull e deu asas ao alemãozinho, que não teve adversários para ameaçá-lo.

A turma da Brawn ficou só assistindo a bela apresentação dos pilotos da Red Bull. Button conseguiu o terceiro e Barrichello o quarto, sendo superado pelo seu maior rival no momento, Mark Webber, que conseguiu seu melhor resultado na F-1. Webber já tinha pilotado bem naquela loteria da Malásia. Vettel também na Austrália, até aquela lambança no final com o Kubica. Os pilotos da Brawn continuam na ponta da tabela. A Toyota fez sua pior apresentação de 2009. A Williams conseguiu ser pior. Sutil mais uma vez deixa escapar um bom resultado, desta vez por seu próprio mérito. Resultado que poderia ter aliviado em muito a conta da equipe no final do ano. Kovalainen, pela primeira vez no ano, terminou uma corrida e, para completar, na frente do número um da equipe.

Ao contrário do finlandês, o nosso Massa mais uma vez não conseguiu ver aquela bandeira quadriculada no final. Dessa vez não foi por um erro passional dos italianos, uma pane elétrica foi o motivo apontado pela equipe. Água e eletricidade não combinam, Mas as outras equipes não apresentaram esse tipo de pane e tomaram a mesma água na prova. A situação está mesmo é feia para a turma de Maranello. O Kimi Räikönem penou a corrida inteira, seu carro sofria de um mal que tem acometido essa F 60, pouca velocidade, equilíbrio e competividade. Terminou em décimo e foi a diversão da turma lá de trás, pois nunca foi tão fácil ultrapassar uma Ferrari. Muita gente já pode se gabar de um dia ter ultrapassado um carro vermelho em um GP.

O mais vergonhoso foi a STR-Ferrari de Buemi andar na frente e terminar nos pontos. A Ferrari tem zero pontos e a STR quatro. Inédito e vergonhoso para os italianos. Uma equipe menor e que paga para correr com os propulsores italianos tendo resultados superiores ao da Machina. Já tem gente falando em abandonar o desenvolvimento da F 60 e partir para o projeto do carro de 2010, como fez Ross Brawn com o Honda do ano passado. Parece-me errado e cedo para isso. Mas na Ferrari tudo toma proporções alarmantes quando o time não está bem.

Fernando Alonso era o mais leve do grid, seguido dos pilotos da Red Bull. Depois de algumas voltas atrás do carro madrinha resolveu mudar de estratégia e foi copiado por Rosberg. Alonso terminaria nos pontos, mas também rodou e perdeu suas chances de marcar pontos. Rosberg tentou andar com pneus intermediários no final, mas a chuva apertou e suas chances acabaram fora da pista.

O carro da Red Bull não tem difusor duplo deck e nem Kers, e é um carro rápido. No entanto, tem alguns segredinhos que aos pouco vão aparecendo. Sua suspensão dianteira é única na categoria, e segundo a radio paddock, Newey dotou o BR5 de um acelerador de ar que também dá mais eficiência à aerodinâmica do carro. Newey é o mestre dos projetistas em atividade. Bastou o regulamento mudar para que sua mente brilhante fizesse algo a mais. As últimas Williams vencedoras eram dele, as McLaren de 98 até 2005 também foram projetos seus. Como o regulamento era mais ou menos o mesmo, todos usavam uma receita que o mestre criou e só a desenvolviam. Agora, como tudo é novo, ele se destaca novamente.

Nesta temporada, tem um piloto que tem trabalhado mais que o normal. Normal para o que fora contratado. É o sortudo que pilota aquela bela Mercedona (Safety Car). Pois em todas etapas ele se fez presente. Todas não, se considerarmos a disputa que se deu em Paris no dia 15-04 como a terceira etapa da temporada, pois as grandes equipes tentaram quase tudo para vencer aquela disputa e jogaram pesado. Perderam, e agora correm atrás do prejuízo. Já na etapa chinesa, McLaren e Renault tinham um difusor pronto nos carros de Hamilton e Alonso. Na verdade, no último dia de teste da pré-temporada em Jerez, a McLaren já tinha o tal aparato pronto e foi testado no carro de Kovalainen. Espero que esse papo de difusor acabe de uma vez por todas.



Uma ótima semana a todos!
 
 
   
 

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