A quarta etapa do mundial de F1 foi mais uma etapa movimentada e com boas disputas como todas desta temporada. Mas não com a mesma intensidade das anteriores. Pois do meio para o fim a turma se acalmou e a disputa teve um ritmo mais tranqüilo. E pela primeira vez na temporada aquela bela Mercedona (Safety-Car) não foi acionada. E mais uma vez o companheiro do Rubinho conseguiu se dar bem, foi sua terceira vitória em 2009, Jenson Button, porem sua vitória não foi tão fácil como as anteriores. E o caro da Brawn GP já demonstra que precisa de evolução, pois o resto da turma vem chegando perto, e no qualifyne isso já é evidente. Espero que as atualizações para a Espanha sejam eficientes.
Por falar em qualificação, foi nela que começaram as surpresas. Weber não foi para a Q2. Trulli com um carro um pouco mais pesado (648,5kg) do que o do companheiro Glock (643 kg) conseguiu a pole. E pasmem Vettel, que na China estava levinho desta feita conseguiu repetir o terceiro posto com um carro bem pesado (659 kg) a frente de Button e Hamilton ambos com (652,5kg). Rubinho com 649 kg conseguiu apenas o quinto no grid. Horrível, pois estava mais leve que Button e Hamilton. A explicação só veio no domingo, o sistema que muda a inclinação do aerofólio dianteiro travou na posição de mais ângulo e assim seu carro perdia muito em reta. Será? Se for, só acontece com ele. É muita gata
Trulli foi quem mais perdeu no Bahrein, pois estava com a faca e queijo na mão. Sua péssima largada, e a tática errada dos japas para a prova o distanciaram da vitória. Não é fácil de entender a Toyota, das três equipes que lançaram o difusor duble deck é a única que tem orçamento para evoluir rápido. E nesse GP eles tinham uma vantagem a mais, pois tem mais horas de vôo no circuito barenita que a maioria dos rivais. As exceções são a Ferrari e BMW. Na cabeça do piloto o terceiro lugar na etapa foi como uma derrota, sua expressão no podium confirma a decepção do italiano. Como consolo ficou com a volta mais rápida.
Já para Vettel o segundo lugar, foi quase uma vitória, pois muitos achavam que o RB5 no seco não seria carro para estar no podium. Esse moleque já é o terceiro do campeonato há um ponto de Barrichello o vice. Segura o alemãozinho!!! Red Bull dá asas, mas no caso dele, voara muito mais quando seu contrato com a turma do energético acabar em 2010. Ele será da Mc Larem ou da Ferrari para desespero do dono de seu passe.
Hamilton e a Mc Larem vêm meio que mineiramente, devagarzinho e sempre, a equipe repetiu o quarto posto da China. Como citei na coluna passada os ingleses já tinham uma versão do difusor pronta já na pré-temporada em Jerez. Não o usou e desenvolveu por achar que ganharia na política ou no grito juntamente com Ferrari, Renault, BMW e Cia. Mas a turma que manda na FOTA não está com muita moral para com os cartolas. (Max e Verme)
Os franceses conseguiram mais um pontinho e pelo andar da carruagem esse carro de 2009 é mesmo uma carroça. Mesmo com evoluções aerodinâmicas e tempo não vem. A BMW que treinou no Bahrein na pré-temporada fez sua pior apresentação desde que entrou no circo. Os alemães estam agora mais perdidos que os franceses. Aquele segundo lugar do Heidfeld mascarou a verdade sobre o desempenho do carro.
A Ferrari finalmente conseguiu uns pontinhos, mas continua errando feio. Aquele ultimo pit do Räikönein foi mais uma demonstração de falta da profissionalismo no box italiano. Nos bons tempos aquela parada seria de cinco a cinco e meio segundos. Na verdade era só o tempo de trocar os pneus, pois o combustível a ser colocado era apenas quatro a cinco segundos. O carro do Massa sofreu de inúmeros problemas e novamente as falhas elétricas se fizeram presentes. Também demoram três voltas para mandar o piloto parar e trocar o aerofólio dianteiro estragado.
Mas nada foi mais estranho que a corrida do Barrichello, aquela mudança de tática, quando o piloto era o mais rápido na pista e chegou com tudo no grupinho formado por Trulli, Vettel e Hamilton não é digerível. E depois com pneus novos e pouco combustível o carro não rendeu bem, Esse tipo de jogada era utilizada nos tempos do alemão, só que para dar certo o piloto tem que andar no limite o tempo inteiro. E não foi isso que aconteceu. AS táticas da equipe para com o segundo piloto têm sido das mais estranhas. Na Malásia tanto Button quanto Barrichello realizaram três paradas, Button gastou nas três paradas 1:18.396 e Barrichello 1:28.813, ou seja dez segundos a mais com o carro 23. Na China a ultima parada do 23 não trocaram os pneus e depois a chuva aumentou e tchau Rubinho. E agora essa. A sorte também não tem ajudado nosso piloto, aquele defeito do aerofólio na qualificação é uma demonstração disso. Mais essa ultima foi dolorida.
Nesse final de semana passado tivemos a etapa de Talladega na Nascar. Esse circuito é desafiador e temido por muitos. E não é para menos, logo no inicio da prova um acidente teve catorze carros envolvidos. Esse tipo de acidente,pra quem não sabe, por lá é chamado de Big One. E o melhor ninguém se machuca. A prova teve mais dois grandes acidentes. O ultimo a poucos metros da linha de chegada, onde o carro do líder no momento fechou a porta para o segundo colocado, que respondeu com um totó e assim o carro do Carl Edwards,descontrolado foi colhido pelo carro do Ryan Newman, Após o impacto o carro de Edwards decolou e atingiu o muro e a grade de proteção ao publico. Vale a pena conferir no You Tube. O vencedor foi o novato Koselowsky com um Impala SS. A prova teve mais quarenta e sete troca de lideres e vinte cinco pilotos ocuparam a primeira posição.
Uma ótima semana a todos!
Baleia.v@uol.com,br
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