Pela quinta vez o cirquinho da F 1 vai ser montado na Turquia. Considerada a pista do Massa. Na primeira edição deu Mc Larem com Kimi Räikönem. Depois disso só deu Ferrari e com o nosso Felipe Massa no comando. É certo que na primeira vitoria do nosso piloto a sorte deu uma mãozinha. A corrida foi interrompida e todos se rumaram aos boxes. E Massa estava na frente do Alemão naquele momento, sendo assim ele foi obrigado a assistir a equipe realizar os trabalhos de reabastecimento e troca de pneus no carro do brasileiro para depois ser servido pelos seus mecânicos. Massa ganhou com Alonso em segundo e o alemão teve que se contentar com o ultimo degrau do pódio.
O circuito de Istambul é de longe um dos melhores do calendário. Tipo daqueles que separam os homens dos meninos. E tem como ponto principal a curva oito, que na verdade são três uma. É uma seqüencia de três curvas que terminam na oito. É demais sob todos os aspectos. E já pro finalzinho da prova fica demais para o pescoço da turma que comanda o volante.
Se o retrospecto é favorável a dupla Massa e Ferrari, no atual momento temos uma bela incógnita nas mãos. Será que nosso piloto vai ter carro para defender sua supremacia na pista turca. Aparentemente a F60 é um novo carro e mostrou em Monte Carlo que já é capaz de andar no mesmo ritmo das Brawn, mas Mônaco é uma circuito único e de lá não devemos tirar muitas considerações. E se no principado os italianos já mostraram força, agora na Turquia eles vêem com mais apetite com mais novidades na F 60. É um pacotão de evoluções aerodinâmicas e mecânicas. E se foram bem na pista como foram nas simulações os vermelhos tem um carro para disputar a ponta.
O problema é que a Brawn também vem com novidades. Se já tinham o melhor carro do grid, agora partem para aumentar sua superioridade ou no mínimo manter-se na frente, pois a cada dia tem mais gente evoluindo. E nessa turma figura nada mais menos que o mago dos projetistas, Adrian Newey, que também melhorou a já boa RB5. A Red Bull juntamente com Vetell é a única coisa que ainda atrapalha o sono de Ross Brawn. Curiosamente Rubens Barrichello, discorda do patrão, teme mais os italianos. Não que Ross ignore a Ferrari, mas demonstra mais temor pela turma do energético. Ross e Rubinho sabem muito bem do que é capaz a equipe vermelha.
Mas o dono da equipe Brawn deve imaginar que sem sua antiga turma a Ferrari não é uma ameaça tão real quanto a de Newey. Já o Barrichello deve imaginar que mesmo contando com a mente brilhante de Newey, a equipe do energético não tem o mesmo poderio técnico e poder de reação dos italianos. Qual dos dois tem razão?
Difícil de responder. Mas Ross parece ter razão. Pois mesmo se conseguirem fazer da F60 um carro de ponta, os italianos estão com uma péssima mania de cometer erros primários. Nesta temporada já temos alguns exemplos. Mais o pior, aquele que marca foi a suceção de erros de 2008, quando tinham um carro de ponta, e perderam o campeonato por um pontinho. Se com um ótimo carro eles conseguiram a façanha de deixar escapar o título por erros bobos, imagine agora que não têm o melhor carro. Agora correm atrás do prejuízo e ainda podem cometer outras asneiras.
Na verdade o nosso Barrichello deveria mais era se preocupar com o desempenho de Jenson Button na pista turca. Pois em todas as edições o inglês superou o brasileiro. Desde a primeira em 2005 quando Rubinho ainda era Ferrarista, se bem que o modelo de 2005 foi a pior Ferrari construída nessa década até a estréia da F 60. E para complicar ainda mais o lado Barrichello Button vive um momento mágico. Não comete erros, consegui tirar muito do carro sem destruir os pneus. E ainda tem se mostrado mais eficiente nas qualificações. Parece que piloto e carro se fundiram e formam uma única peça. Não dando chances para os demais. A questão é até quando este casamento continuará tão harmônico.
Não foi fácil, mas não comentamos nada do lado chato e sujo que a F 1 vive no momento atual. Sem as picuinhas de FIA, FOTA e Verme Ecclestone. Comentamos apenas o lado esportivo, graças a Deus.
Uma ótima semana a todos!
Corridas no final de semana.
F 1= 05/06 - sexta-feira, 1º treino livre. 04:00h – SporTv
05/06 - sexta-feira, 2º treino livre.08:00h - SporTv
06/06 – sábado, 3º treino livre.05:00h – SporTv
06/06 – Sábado, Classificação.08:00h – Globo
07/06- Domingo, GP DA TURQUIA - Globo
F-Indy – 06/06- GP do Texas (Band)
GP 2 - 06/06 – 1ª Bateria –Turquia- SportTv
GP 2 - 07/06 - 2ª Bateria –Turquia – SporTv
Nascar - 07/06 – Etapa de Pocano – Speed e BandSport
Baleia.v@uol.com.br
|