Pela primeira vez no automobilismo mundial ou nas categorias regidas pela Fia, um piloto da raça negra se tornou campeão. Lewis Hamilton se sagrou campeão, antecipado, do Europeu de F 3. De dezesseis etapas, disputadas até agora, ele venceu onze. Parabéns !
E o Alex Zanardi com uma BMW, ganhou uma etapa do Wtcc, campeonato de Turismo da FIA, Esse campeonato é o mesmo que o nosso Augusto Farfus Jr. disputa com uma Alfa Romeu. O Zanardi, para quem não se lembra é aquele italiano que perdeu as duas pernas numa corrida de F-Mundial na Alemanha em 2001. E agora justamente na Alemanha, ele conseguiu sua primeira vitória numa categoria internacional. Depois daquele horrível acidente é claro.
O final de semana foi dos mais movimentados. Começou no Sábado com a Nascar correndo em Bristol, a vitória ficou com o Matt Kenseth correndo com Ford. O líder do campeonato o gordinho Tony Stewart, mesmo chegando em oitavo, ocupa o topo da tabela, seguido de Jimmie Johnson, Greg Biffle e Rusty Wallace. Estes quatros estão garantidos no Play-Off, Que começa em setembro. E restam ainda seis vagas e duas corridas, para quem não chegou lá. E é certo que o queridinho dos americanos, Dale Earnhardt Jr., vai ficar de fora. Ele esta em décimo quinto e não tem como alcançar o ultimo classificado para o Play Off, que seria o décimo lugar. Esse Play Off, na verdade, são os dez melhores até a 25 etapa. E dá 25ª até 35ª quem somar mais pontos se torna o campeão.
No domingo, logo as seis da manhã, começou o mundial de motos com as 125cc. Largando, para mais uma bela disputa.Culminando para mais uma vitória de Thomas Luthi, com mais de 3 seg. de vantagem sobre Mika Kallio, coisa rara na categoria. Na categoria 250, novamente o Pedroza deu uma de morto para no final impor sua superioridade, técnica e desportiva. Repetiu o exclipte, larga mal e fica observando e comboiado os adversários. que se destroem, e no final com o equipamento poupado, dá o bote final. Era a tática do Valentino quando tinha equipamento de sobra, isto é quando andava na Honda. E na Moto GP, mais uma vitória de Valantino. Só que com um pouco mais de disputa. Pois já na primeira volta ele brigava pela liderança. Após cinco voltas ele foi ultrapassado por Gibernau, e ficou atrás do espanhol até a penúltima volta, quando passou e deu tchau para o espanhol. E na volta de comemoração da vitória o markteiro inventou uma de armar o arco de uma da fecha, imaginaria, e acertar o alvo, Gibernau é claro.
Depois foi a vez da Stock-Car Brasil, mais precisamente as 10:40 HS. E numa pista onde ultrapassar é coisa de ficção cientifica, Londrina PR, O pole, claro, venceu. Mais apesar da pistinha encardida; tivemos bons momentos. O mais engraçado e estranho foi o toque de Thiago Marques em Cacá Bueno, companheiro de equipe e líder do campeonato. O bicho pegou na Action Power, pois o Thiago é filho do dono da equipe. E o Cacá se sente a prima dona da categoria, e não gostou de ver o segundo piloto da equipe ajudar o concorrente, no caso o Hoover Orsi, vencedor da etapa, que baixou a diferença de 39 pontos para meros 14 pontos. Não podemos esquecer de Guto Negrão que largou em 30° e chegou em 8°, parabéns. Pois ultrapassar nesta pistinha não é nada fácil.
E as 14:30 Hs., foi à vez da combalida F- mundial, onde foi disputada a etapa de Montreal, o mesmo circuito da F1. tendo como vencedor o espanhol Oriol Servia, sua primeira vitória na categoria.
O francês Sebastien Loeb, da Citroen, ganhou mais uma, desta vez foi o Rali da Alemanha, 11ª etapa do Mundial da categoria. O François Duval, também da Citroen, ficou em segundo, seguido pelo finlandês Marcus Gronholm, da Peugeot. Foi a oitava vitória de Sebastien na temporada, que ficou com 93 pontos. Gronholm aparece em segundo lugar, com 61 pontos. Faltando cinco etapas para o final da temporada, o francesinho pode se sagrar campeão já na próxima prova, na Gran Bretanha. Essa foi noticiada as 16:30 s.
E para encerar o domingo, a Band mostrou a primeira corrida em circuito misto permanente da IRL. É, eles corriam só em oval. Essa categoria é obra do asqueroso Tony Jorge, dono do autódromo de Indianápolis. Ele é uma versão mal aprimorada do Verme. Voltando a prova, a corrida foi realizada em Sonoma Califórnia, e vitória ficou com o bom baiano Tony Canaan. Que ao vencer assumiu a vice-liderança do campeonato. O melhor de tudo, foi ver alguns ditos grandes pilotos americanos, que não dominam a técnica de pilotar em mistos, fazerem uma corrida medíocre.
Vamos ver como será a Ferrari em Monza e uma ótima semana a todos.
|