Monza é um dos mais tradicionais circuitos do campeonato da F 1, e faz parte do mesmo desde o inicio do mesmo. Houve um tempo que os pilotos eram obrigados a correr numa parte hoje abandonada, chamada na época de anel de velocidade, onde as curvas tinham uma inclinação de 80º. Se você não imagina o que é 80º de inclinação, o desnível é tal forte que, ao tentar subir de pé da parte de baixo para a de cima é bastante difícil, são mais de 6 metros de desnível. Esse trajeto foi usado de 1955 a 1961, e tinha 4.250 mts de extensão, mais uns 5.500 mts do traçado original, que totalizavam mais ou menos uns 10.000 mts. No total. Mas os pilotos que o usaram nunca o aprovaram. Todos tinham um grande receio do mesmo, pois sentiam reações anormais nos seus bólidos. Hoje com toda evolução na parte técnica, se perguntamos a qualquer piloto, se o mesmo teria coragem de usar aquele circuito a resposta é um sonoro NÃO! Isso é coisa para a historia, vão ficar só nos filmes e fotos da época, dizem os pilotões de hoje. É, Aquela turminha dos anos, 50, 60 e 70 faziam coisas no seu cotidiano, que são consideradas impossíveis hoje. Mas deixando a historia de lado, vamos falar de 2005.
Esse GP de 2005 foi uma demonstração de coragem do colombiano. Monstroya correu 3 voltas com um pneu condenado, para dar a vitória para a equipe. Pena que a dona Mercedes, nunca faz o dever de casa direito. Pois mais uma vez, Kimi(The Flach)Raikkonen foi prejudicado pela falta de confiabilidade do motor alemão. E desta vez os Michelim não foram eficientes, e somente na Mc Larem. Talvez pela enorme eficiência aerodinâmica do carro e do esforço que o traseiro esquerdo enfrenta em Monza. Nada a ver com o problema da Williams recentemente. Pelo andar da carruagem, vamos ter um campeão que não é o mais rápido do grid. Isso acontece de vez em quando. Ainda não consegui engulir aquela manobra do asturiano no GP da França do ano passado, quando, jogou o David Coulthrard para fora ao frear bem antes do ponto de frenagem normal. Isso não é manobra de campeão! Mas regularidade e confiabilidade são mais importantes no final do campeonato. O chato é que para ser campeão, é preciso ter um pouquinho de sorte. E isso o espanhol vem tendo sempre. E o finlandês não sabe o que é isto.
Se no GP passado o Rubinho ficou satisfeito com o desempenho da Bar/Honda, nesse ele deve ter sentido mal, pois o J. Button largou em 3º e chegou em oitavo. A Bar/Honda se perdeu no desenrolar da prova. Por falar no Barrichello, ele vinha fazendo uma boa prova até aquele lance do pneu. E o alemão!!! O maior de todos os tempos. O pilotaço, só venceu em 2005, numa prova onde somente seis carros participaram, na verdade dois, e ainda contou com o jogo de equipe para vencer. Só para relembrar, em 1993, Senna, sem um carro competitivo venceu 5 etapas. O melhor carro era a Williams. E o alemão corria com um motor da mesma marca de Airton, só que bem mais potente, pois era a versão de fabrica. E o brasileiro usava a versão para clientes comuns, assim como a decadente Lótus (nessa época), e a Minardi.
A próxima etapa é a de Spa-Francorchamps. Considerado o melhor circuito por todos que vivem a F 1. Essa pista é uma das poucas no estilo antigo, assim como Monza e Silverstone. Todas condenadas na opinião do Verme Eclestone. Mas só na cabeça desse generoso da Inglaterra. Não estranhe o generoso. É apenas uma metáfora.
Em 2004 a pole foi do Trulli quando ainda andava de Renault, e o vencedor foi Kimi Raikkonen. E não podemos esquecer do Pizonia, que no ano passado estava em terceiro no final da prova quando o motor BMW resolveu deixa-lo pelo caminho. E neste ano o jungle-boy vai correr novamente, e vai ser o décimo terceiro a sair para o grid, pelo excelente 7° lugar conquistado agora em Monza.
Spa sempre é especial, e muito. E a esperança é a ultima que morre. Se a McLaren/Mercedes permitirem, Kimi Raikkonen novamente vai dar um outro show. Esta pista é demais, com seus 6,560 mts. É a mais exigente e seletiva, e a famosa curva Eau-Rouge, separa os bons dos que se acham bons. Existem possibilidades de chuva. E se isso acontecer, a coisa vira uma loteria. E quando se trata de sorte e ainda mais de sorte em Spa, pode aparecer o rabudo do alemão, mas ele depende da chuva. E como seu carro não esta bem, outros podem se dar bem com o piso molhado.
Atendendo a um gayzinho, publicaremos a programação esportiva de cada final de semana na TV. E assim faremos todas semanas. Estamos abertos a todas opiniões. baleiav@terra.com.br
Dom. 11/09/05- 09h00 GP da Bélgica F1, IRL na Band (Etapa de Chicago), sem horário definido pela emissora, mais normalmente eles passam o VT lá pelas 17:00 hs. Nascar (SpotTv). Já o Sport-Tv não tem horário definido, normalmente passam no canal 38, após as quinze horas. Mas é muito comum você ver na programação que a corrida será, por exemplo, as 16:00hs, e quando você liga a tv neste canal às 16:00hs, estão passando outra coisa e não dão a menor explicação para quem quer que seja. Portanto muita paciência, com este canãozinho.
Tchau!!!!
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