Enfim acabou o vergonhoso caso de Cingapura. Como todos já devem saber, Flavio Briatore foi o maior atingido, sendo foi banido da F-1, ou melhor dizendo, de todas as categorias geridas pela FIA. Pat Sismonds recebeu uma suspensão de cinco anos. “Malaiatore”, como há tempos é chamado por essa coluna, assim como Berne Ecclestone é chamado de “Verme” Ecclestone, são os dois homens que mais aprontaram na F-1 nos últimos tempos. “Malaiatore” foi banido do circo, já o “Verme”, sei que jamais nos livraremos dele. Mesmo depois de morto suas ações estarão presentes na elite desse esporte.
Ainda sobre as punições do conselho mundial, a Renault sofreu uma suspensão simbólica, isto é, só será suspensa se aprontar outra até 2011. Deixando transparecer que com a demissão da dupla, Briatore e Sismonds, ou “Sugismonds”, ela foi poupada no melhor estilo acórdão do nosso senado. Já com os pilotos Piquet e Alonso foi diferente. Nelsinho já tinha imunidade, por delatar a farsa, e o espanhol, que foi o único que ganhou com toda essa calordisse, também saiu ileso. Na Europa, continuaram pedindo a cabeça do brasileiro, mas a do espanhol nunca. Ele disse que não sabia de nada. Mas como um piloto que larga lá atrás, numa pista de rua, onde ultrapassar é quase impossível, sai com combustível para apenas onze voltas? Que tipo de tática é essa? Se não tivesse o tal acidente ele jamais chegaria entre os quinze primeiros. Mas ele não sabia de nada!
A demissão do italiano é um fato raro na F-1, pois esses tipos de dirigentes sempre escaparam impunes de suas falcatruas, ele mesmo é reincidente em muitos fatos recentes. Numa rápida pincelada, vamos descrever algumas das manobras de Flavio “Malaiatore”.
A primeira que me lembro, foi com o nosso Roberto Puppo Moreno, que perdeu sua vaga para Schumacher em 1991 sem ser comunicado, e antes do final da temporada. Dessa forma, formou-se uma das duplas mais sem caráter que habitou a F-1. Briatore e o alemão protagonizaram muitas lambanças e escândalos. Em 1993 foi a vez de Senna sofrer com o poder maligno da dupla, pois a McLaren, que nessa temporada estava usando os motores Ford, não conseguia ter acesso aos melhores motores dessa marca, que tinham comando pneumático, por imposição da dupla. Por isso, Senna fazia contrato prova a prova, como maneira de pressionar o fabricante e sua equipe para ter esses propulsores Em 1994 todos no paddock sabiam que a Benetton corria com dispositivos eletrônicos proibidos, mas difíceis de serem rastreados na época. Também nesse período descobriram que o “Mala” havia tirado o filtro da máquina de abastecimento para o combustível entrar mais rápido. A manobra só foi descoberta depois daquele incêndio espetacular com Versttapen nos boxes do GP da Alemanha, e em 1995 o carro da equipe contava com um dispositivo que se ajustava de acordo com o comando de largada.
Não me lembro se em 2006 ou 2007, a Renault (isto é, o italiano) foi acusada de espionagem contra a McLaren. Mantendo em seu poder plantas do carro dos ingleses. A equipe foi considerada culpada, mas não foi punida. Ai virou moda, pois logo depois foi a McLaren que tinha os planos da Ferrari. “Malaiatore” demitiu o responsável por levar os dados para a Renault e tudo foi esquecido.
O outro lado negro do italiano foi a sua mania de conciliar as carreiras de chefe de equipe e manager de pilotos, o que gerava um conflito de interesses. Em 2003, ele despediu Jenson Button da Renault para colocar Alonso, que era seu piloto desde a época da Minardi, equipe que também era sua. E, com exceção de Alonso, quase todos sempre se deram muito mal ao tentar se ver livre dos tentáculos do crápula. Jarno Truli foi um dos massacrados nessa hora. Também Webber e Kovalainen tiveram o início de suas carreiras administradas pelo crápula.
De figura pitoresca do paddock, Flavio Briatore passou para a condição que muitos o enxergavam há tempos, a de vilão. Acho que ele não vai deixar saudades, pelo menos não para Max Mosley, que assim se desfez de mais um de seus desafetos mortais. Assim como o fez com Ron Dennis, suspeito, ao lado de “Malaiatore”, de ajudar plantar o vídeo erótico de Mosley na imprensa. E assim todos foram felizes para sempre. Todos? A ex-dupla da Renault não. Muitas sujeiras não vão rolar porque Briatore tem muitos interesses comercias na terra da rainha e, por lá, manipular resultados é um crime gravíssimo. A única coisa que sei é que Felipe Massa seria campeão se não houvesse tal trapalhada nesse GP. O primeiro GP noturno da categoria entrou para a historia, e não por ser a primeira corrida noturna da categoria.
Programação do GP de Cingapura;
Sexta-feira - 1º Treino, 07.00 horas. - Sportv
Sexta-feira - 2º Treino, 10.30 horas. –Sportv
Sábado – 3º Treino, 08.00 horas. - Sportv
Sábado – Classificação, 11.00 horas. – Globo
Domingo – GP de Singapura de F-1, 09.00 horas. – Globo e Jovem Pan
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