A 36ª edição do nosso GP de F 1 mais uma vez será realizada no final da temporada, mesmo não sendo mais a ultima etapa do ano, tem grandes possibilidades de o titulo ser conquistado aqui. Não é a nossa torcida, mas pode acontecer. Temos a sorte de termos ainda uma etapa desse mundial por aqui. A moto GP se foi e só temos a nossa etapa ainda porque enchemos o bolso do Verme de Euros, pois economicamente para não damos grande retorno a F1. Mas esquecendo a parte político financeiro nosso GP é um caso a parte e é adorado pela comunidade da F1.
Pra mim a corrida começa meses antes da data oficial. È mais econômico e seguro comprar as passagens e reservar um hotel com antecedência. Uma vaga em Hotel na data da corrida é mais difícil que acertar na mega sozinho. Temos a sorte de morar a apenas 500 Km/s da pista. Durante muitos anos tive de viajar o dobro dessa distancia para ver a corrida. (No autódromo vemos muitos Argentinos, Uruguaios, Venezuelos e outros povos vizinhos). Mas valia a pena pela pista e pela cidade, o Rio de janeiro. E pensar que o melhor autódromo da América do Sul que hoje esta mutilado e pior com data marcada para morrer, ao se iniciar as obras da olimpíada de 2016.
Hoje ajo dessa maneira mais nem sempre foi assim. Algumas vezes decidi ir para corrida na madrugada de sexta-feira sentado numa mesa do Coimbra com amigos e depois de meio alegres fazíamos uma vaquinha, que normalmente dava só para a gasolina, e montávamos num carro de alguém da turma e ia mos para a corrida, dinheiro do ingresso era coisa para se pensar na porta do autódromo.
Voltando a magia que é presenciar um GP ao vivo, o som o cheiro, a fisionomia das pessoas a química do lugar é algo impagável e imperdível, as sensações ficam vivas em nossa mente por muito tempo. Se por acaso você estiver em duvida monta numa viatura e chega na pista de manhã que ai você não vai precisar de hotel, ingresso nunca falta na mão dos cambistas e muitas das vezes é bem mais barato que os da bilheteria, pois você estará comprando apenas para um dia e se ele não for vendido não vai valer nada depois da prova.
Este ano seremos representados apenas por Barrichello, que mesmo lutando pelo titulo, não é favorito. Primeiro que a Brawn não o quer na frente do Button, segundo: ele nunca se deu bem na pista que ficava em frente sua casa. Se não estou enganado o melhor resultado dele foi um terceiro. È certo que na era Ferrari os italianos sempre deram um jeitinho para atrapalhar nosso piloto, chegando ao cumulo de deixarem sem gasolina durante a prova, só para não ganhar, já que o dono da equipe havia abandonado, Schumacher.
Se você acha que estou exagerando com a performance de Rubinho em Interlagos, veja isso:
Em 1993 ele abandonou por uma quebra de cambio. Em 1995 cambio novamente. 1996 rodou na descida do lago perseguindo o alemão, 1997 ficou na largada sem acelerador, para sua sorte houve um grande entrevero no esse do Senna e deram bandeira vermelha, ai deu tempo dele pegar o carro reserva, mais não demorou muito e abandonou novamente. Em 1998 foi traído mais uma vez pela caixa de marchas e como das vezes anteriores o abandono foi nos boxes. Já em 1999 a culpa foi do motor. No ano de 2000 foi a famosa pane hidráulica dos italianos, mais uma vez nos boxes. 2001 acidente na descida do lago. 2002 novamente a pane hidráulica dos italianos. 2003 foi o ano da vergonhosa pane seca. 2004 foi o ano do podium. 2007 o motor Honda foi o culpado. Ano passado terminou em décimo quinto a uma volta atrás.
Com esse retrospecto será mais lógico torcer pelo Vettel, que não tem sua equipe atrapalhando e não tem a mesma sina do Rubinho na pista que o viu crescer.
Demorou mas Felipe Massa voltou a sentar num bólido de F1, foi naquela F 2007 com pneus de GP 2 que o alemão usou em agosto. Ninguém falou em tempo de volta. Mas nosso piloto tinha um discurso dos mais otimistas. É como se o acidente não tivesse acontecido. Todos falam que a volta será apenas em 2010. Espero e torço fervorosamente que não seja como segundo piloto da equipe. Felipe vai ter que fazer água para derrubar o hispânico dentro de sua segunda casa como ele disse outro dia, em 2010 ele pode ser visita em sua segunda casa. Sé depender do Santander e de alguns intrigantes da equipe.
Por outro lado o inglesinho que ganhou o campeonato de 2008. Que na verdade deveria ser do Massa, depois do escândalo de Cingapura, agora trabalha para vetar a chegada de Kimi Räikkönem na equipe Mclarem. Ele não quer um companheiro competitivo no seio da equipe e dizem alguns que ele manda na equipe de Working. Mas e a Mercedes não manda nada? Isso ainda vai da pana pra manga.
Essa é a F1, cheia de emoções, fatos estranhos e de atalhos. E assim vamos para Interlagos nesse final de semana, vendo tudo de perto, tudo aquilo que vemos pela telinha o ano inteiro. O cheiro o som e aquele burburinho dos bastidores, que nunca aparecem na tv. Semana que vem contaremos tudo àquilo que vimos e vivemos nos três dias de GP Brasil.
Nas terras do tio San a Nascar realizou a quarta etapa do Play Off ou a trizesma do ano em seqüência. São 26 para escolher os doze que irão disputar o Play Off e dez etapas do play off. E mais uma vez Jimmie Jonhson se apresenta como o piloto com mais chances de levar o titilo. Seria o quarto e em seqüência. Na prova de Fontana Johnson comandou o terço final de maneira indiscutível. Parecia que seu carro era de outra categoria tal a vantagem para cima dos demais. Com a vitória Jimmie lidera o campeonato seguindo do cinqüentão Mark Martin com apenas doze pontos de desvantagem. E pasmen Montoya esta na disputa e com o terceiro posto da tabela.E na F Inddy, Dario Francchitti se consagrou bi campeão da categoria. Usando uma tática a lá Emerson, enquanto os demais tiravam tudo de seus carros Dario fazia uma corrida para economizar combustível e se deu bem no final.
Felicidades a todos!
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