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COLUNA: BALEIA
Baleia


04/11/2009 - Quarta-Feira
Abu Dhabi
 
Como comentamos na coluna passada, o autódromo, ou melhor, o complexo onde foi construído Yas Marine é realmente uma obra dos sonhos, uma construção magnífica: o Hotel, a Marina no meio do deserto e adjacências são realmente coisas fora da realidade da F-1 atual, da F-1 não; é o que se pode fazer de melhor com o poder do dinheiro e bons profissionais do ramo. Mas o principal quesito para qual foi construído foi deixado de lado. O circuito em si, por onde correm os carros, a principal razão da existência do lugar, ficou em quinto plano. Apesar do ineditismo do túnel de saída dos boxes.

O sócio do “Verme Ecclestone”, projetista da hora, o alemão que trabalha em sociedade com o crápula, quer dizer, que racha o lucro com ele, errou feio desta vez. Ele simplesmente construiu duas retas longas e completou o restante com cotovelos onde a ultrapassagem se torna uma missão quase impossível. De dentro do carro temos a impressão que estamos numa pista de rua, devido a distancia dos limites da pista, as áreas de escape são péssimas e acabam com ousadia dos competidores em tentar algo mais ousado.

É uma vergonhosa amostra de como gastar tanto dinheiro de maneira errada. Os árabes deviam procuram um órgão de fiscalização mundial, para reclamar de como foram enganados, seria como você fosse a uma fabrica dos sonhos e encomendasse o melhor carro do mundo e lhe entregassem um carro com visual misto de Ferrari com Lamburguini, mas com motorização de um litro, 1.0 para ser mais claro. Venderam a aparência, pois a parte técnica ficou muito aquém do desejado.

Espero que mesmo não sendo entendidos do ramo os responsáveis pela aplicação do dinheiro investido acordem e reclamem seus direitos e assim mostrem ao mundo que alguém pode peitar um crápula como o Verme e seus capangas. Ludibriaram os homens de turbantes. Mas pelo que me lembro na historia isso pode custar caro, falta só alguém abrir os olhos dos enganados, pois só esse tipo de gente tem como brigar com quem promete uma coisa e entrega outra. Eles têm dinheiro, poder, sangue e vergonha na cara. Qualidades que faltam a muitos organizadores pelo mundo a fora. Mesmo os de Spa, que têm a melhor pista do mundo, já ficaram de fora por não tem o dinheiro exigido pelo crápula e sua gangue.

Mas e a corrida? Foi uma chatice sem fim! O pole, Hamilton, normalmente ganharia, entretanto foi traído por um defeito estranho nos freios, deixando a vitória nas mãos de Vettel, que foi absoluto, conquistando seu quarto trunfo na temporada. Rubens Barrichello, que lutava com Vettel pelo vice-campeonato, mais uma vez cumpriu seu destino: é um bom piloto, um ótimo acertador, sempre muito competitivo, ainda mais em condições adversas, mas se de mal na hora H, é sempre assim. Nosso piloto tocou com Webber na primeira curva e logo na primeira volta foi ultrapassado por Button que completou a corrida em terceiro, que ainda fez uma cena no final da etapa ao tentar brigar pelo segundo posto, também com Webber. Sobre Button: Sinto que teremos outro James Hunt ou Damon Hill, ou seja, um campeão que não é respeitado nem por seus adversários e que ganhou por algumas situações extra-pista, como já disse antes.

Novamente quem fez boa corrida foi Kobayashi, da Toyota, que, como no Brasil, deu um bom calor no Button. Em sua segunda corrida, o novo “japa” deixou o inglês novamente para trás, quando a disputa era direta na pista. E nos mostrou que Button não é adversário para ele e nem para qualquer que tenha um bom carro. Kobayashi largou em décimo segundo e realizou apenas uma parada, e conseguiu um sexto lugar marcando seus primeiros pontos a frente de Trulli, que havia largado em sexto. Esse “japa” parece que tem lenha para queimar. Se a Toyota continuar, ele será um dos pilotos da equipe. Torcemos por ele.

Abu Dhabi marcou como o primeiro GP da Historia a começar de dia e terminar a noite. Também foi o palco onde a Mc Larem derrotou a Ferrari na briga pelo terceiro lugar dos construtores. Kimi Räikönem esteve irreconhecível, pois andou mal e terminou mal. Para se ter uma idéia ele largou uma posição na frente do Kobayashi e terminou seis atrás.



Felicidades a todos!



Baleia.v@uol.com.br
 
 
   
 

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