O famoso, tradicional, místico e até matador Ralli Dakar realiza sua segunda edição em terras sul americanas. Não sei se devido à crise mundial ou se por causa da distancia da Europa, a verdade é que o grid deste ano foi demasiadamente magro. Equipe de fabrica agora somente a VW, que pela lógica será a grande vencedora deste ano. Inclusive a maior vencedora do Dakar de todos os tempos, abandonou a competição, a Mitsubishi.
Mesmo correndo sozinha e com um exercito de apoio a tropa alemã corre o risco de ficar fora do degrau mais alto do podium. Essa equipe ter de vencer uma sina da qual se livrou no ano passado, pois venceu no ultimo raud, mas ainda persegue o time.
Se a distancia e ou a crise afastou a grande maioria dos concorrentes europeus e principalmente os franceses, pátria mãe do evento, o numero de inscritos de sul americanos subiu inversamente proporcional dos anos anteriores. Quando a competição partia da Europa. E teve ate argentino e chileno vencendo etapas. Nada como correr no quintal de casa.
Somente uma equipe continua a ser imbatível tanto em solo europeu/africano quanto latino, essa equipe é russa Kamaz dos caminhões. Chagin é o líder e o maior vencedor da categoria com 54 vitórias no raid, seguido bem de perto pelo vencedor do ano passado, Kabirov que segunda-feira dia 11/01 obteve sua 31ª vitória no Ralli.
Na categoria dos carros a VW liderava com as três primeiras posições. O azarado do ano passado o espanhol Carlos Sainz liderava com pequena vantagem sobre Nasser Al-Attiyah, agora de VW. Guilherme Spinelli era o melhor brasileiro colocado em oitavo. O segundo era Jean Azevedo em vigésimo primeiro. Ambos com Mitsubishi não oficiais.
Maurício Neves, era o brasileiro com melhores chances na competição, pois corria na equipe VW e que estava em setimo nos carros na classificação geral, quando sofreu um acidente na sexta etapa, realizada entre as cidades chilenas de Antofagasta e Iquique. O acidente aconteceu entre os quilômetros 117 e 153 da especial. Maurício Neves, chegou a ocupar a terceira posição do rali.
Nas duas rodas o frances Cyril Despres da Ktm liderava na segunda-feira,11-01, seguido de Pal Anders tambem de KTM. A grande surpresa era o chileno Francisco Lopez Contardo colado no segundo. Contardo venceu uma etpa ano passado e repetiua dose neste ano. E se candidata a vice lider da competição.
No mundinho da F1, o Verme recentimente profetisou que duas equipes, das novatas, ainda não tinham saido do papel, a primeira que veio na cabeça foi a USF1. mas a mesma por razões obvias tratou logo de demonstrar que esta firme e agora contratou o ex- chefe de equipe de Giu De Ferran. Uma cara que conhece muito de corridas mas não de F1.
Agora de repente surge uma noticia preocupante, a equipe de Bruno Senna, a Campos Meta, esta sendo alvo de especulações da grande midia. Segundo as más linguas a equipe passa por dificudades financeiras e esta com atraso de pagamentos com a fabricante de seu chassi, a italiana Dalara, que é a maioral na F3. O dono da equipe esteve no Brasil e segundo a radio paddock a intensão era fechar um contrato com a Petrobras. Mas não deu em nada. A contaratação de Bruno era uma esperança de atrair patrocinadores, mas so vieram os pessuais de Bruno e a equipe precisa de muito mais. E ataca em muitas frentes, sem susseço até o momento. Esse mal atinge mais equipes no momento.
Felicidades a todos! |