baleia.v@uol.com.br
Velocidade
Domingo passado foi um dia altamente veloz ou seja cheio de corridas de varias categorias das duas e quatro rodas, As sete da manhã largou a Super Bike. Para quem não conhece é uma categoria de motos de 1000 cc. Que teoricamente são iguais as esportivas a venda nas concessionárias, com alguns ajustes e suspensões melhoradas e o pneus Slick. São duas baterias por etapa. A primeira teve a vitória Leon Haslan, filho do veterano Ron Haslan, que esse ano anda de Suzuki e é o líder do campeonato. A segunda foi vencida pelo eterno candidato a campeão Noriyuki Haga da Ducati, essa segunda bateria foi palco de um gravíssimo acidente onde o piloto Simon Andrews da Kawasaki, saiu gravemente ferido. O que causou uma bandeira vermelha. O acidente foi com o italiano Vittorio Iannuzzo.da Honda, que teve uma mão fraturada.
Depois foi a vez da segunda etapa da Stock - Car V8, em Curitiba, com direito a transmissão direta do PLI-PLIM. Essa categoria é tida como a principal do nosso automobilismo, mas em termos de disputa perde e muito para a popular F. Truck, mas a Stock tem o PLIM PLIM por trás e queira ou não queira isso faz diferença. A corrida foi vencida por Allan Khodair que largou em segundo e seu companheiro de equipe, Marcos Gomes, o pole da etapa foi prejudicado com uma parada de BOX desastrosa por parte de sua equipe, o que o alijou da disputa pela ponta. Se compararmos com outras etapas dessa categoria até que essa teve mais emoção, mas a disputa tem sido decidida mais na estratégia do que na pista. Em seguindo veio Ricardo Mauricio seguido de Nono Figueiredo que lutou para chegar nessa posição. O quarto foi o bom e combativo Max Wilson. E em quinto outro “David” Valdeno Brito. O pole chegou apenas em sexto.
É bom lembrar que junto com a Stock V8 apresentam-se outras categorias como preliminares, e esse ano a novidade foi a copa Montana que substituiu a Stock Ligths. Que teve a presença de Nelsinho Piquet e foi vencida por Julio Campos com Nelsinho em segundo, para um estreante ele foi muito bem.
Às catorze horas foi a vez do mundial de motos largar com a categoria 125, que sempre foi a categoria mais disputada do mundial, mas que desta feita tinha um grid magro em relação aos anos anteriores. O palco foi o circuito de Losail no Qatar em etapa noturna. Que não é novidade no mundial de motos. A vitória foi Nicolas Terol seguido de Efren Vasques, nome novo no podium. Bradley Smith foi apenas oitavo, que era um dos nomes que certamente estaria na ponta.
No intervalo das 125 para a Moto GP foi apresentada a nova categoria do mundial a Moto 2 que corre com motos 600 cc. Com motor Honda e chassis livre. Categoria que substitui as 250 de 2 tempos. Que foram extintas mais pelo marketing do que pelos custos como vinha sendo anunciado aos quatro ventos. Mas a verdade que categoria foi um sucesso em termos de participações. 41 inscritos. Essa nova categoria roubou equipes das 125 e da categoria de fundo da Super Bike a Super Sport, que também corre com motos 600 cc mas com chassis de rua e com motos de varias marcas e sem motor mono marca. O vencedor da nova categoria foi Shoya Komisawa, a categoria conta com nomes como: Alex Debón 2º na etapa e oriundo das 250, Cruzel foi 3º e o ótimo Toni Elis da Moto GP até 2009 que chegou em 4º. De Angelis, West, Simon, e vários nomes conhecidos dos mundiais de 125 e 250 e Nicollo Canepa, dono ultima fila de todos grid’s da moto GP de 2009. E para fechar a lista Fonsi Neito eterna promessa da Espanha.
Na moto GP todos esperam a vitória do Stoner, mas a o contrario de suas características largou mal e Rossi também ao contrario largou até que bem. Mas que foi um foguete na largada foi o triste Dani Pedroza. Mas algumas voltas se passaram e Pedroza ficou e Stoner liderava tranqüilo quando derrepente caiu, sozinho e ai foi Valentino que comandou o espetáculo, Andréa Dovidioso fez uma ótima corrida e chegou em terceiro. Nick Haiden fez uma das suas melhores corridas na Ducati e finalizou em quarto. Lorenzo foi o segundo. Mas quem chamou atenção foi o Bem Spins da Yamaha Tech 3 com uma quinta posição. Esse é o cara e ano que vem deve ser piloto na Yamaha Fiat. O cara anda muito e vai o campeão depois da era Valentino Rossi. E se alguém duvidar, aposto, e pago dois contra um.
E para fechar o dia nas terras do Tio Sam uma vitória brasileira na Inddy, no Alabama. Helinho Castroneves venceu a terceira etapa do campeonato. Não foi no braço e sim na estratégia. Mas para muitos tem seus méritos. E na verdade o que vale é quem cruza a linha de chegada em primeiro, desde que não use métodos anti esportivos o que não foi o caso do paulistano e boa gente e maior marqueteiro da categoria. Helinho é o piloto de maior popularidade da categoria, Venceu a corrida de maior prestigio na América, as 500 Milhas de Indianápolis por três vezes, e venceu um concurso de dança muito popular nos EUA. Também ficou conhecido como um dos poucos homens que foi perdoado pelo fisco norte americano apesar das evidências. E no sábado teve Nascar, em Phoenix com a vitória de Ryan Newman.
Horário dos treinos e corrida na China:
1º TreinoSex. 23:00 - SporTv
2º TreinoSex .03:00 - SporTv
3º TreinoSáb. 00:00 - SporTv
QualificaçãoSáb .03:00 - Globo
CorridaDom.04:00 – Globo / Jovem Pan |