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Vai começar de verdade
O cirquinho do Verme Ecclestone parte para a fase européia, fase onde as grandes mostram evoluções em seus bólidos. Explica-se nas quatro primeiras etapas as equipes vão para lugares distantes de suas sedes. Sendo assim promovem poucas mudanças em seus carros, claramente mesmo longe de casa, ninguém para de evoluir e observar as evoluções dos concorrentes. A grande desculpa do momento é o vulcão de nome impronunciável. Com essa historia do vulcão muitas equipes dizem ter atrasado o seu cronograma de desenvolvimento. Mas ao mesmo tempo, até mesmo as pequenas largam na Espanha com novidades. Na verdade nesse mundinho da F1 todos mentem escondem o jogo.
Mas a equipe que trás a mudança que mais chama atenção é a Mercedes. O alto comando da equipe e Ross Brawn resolveram mudar o chassi da Mercedes apenas para torná-lo mais adequado ao estilo de pilotagem do alemão. Depois de quatro provas o grande ídolo aparece apenas como um figurante na tabela. E para piorar, seu companheiro de equipe é o vice-líder do mundial. Mas ninguém dentro da equipe se preocupa com Rosberg o negocio é fazer do grande mito, para aqueles quem não acompanham a verdade, o vencedor do time, na verdade o alemão é uma maquina de gerar lucros. Mesmo na aposentadoria, ele ganhava mais que a maioria dos pilotos em ação; E hoje é o mais mais e é o maior salário do grid mesmo não guiando nada ou melhor dizendo, ele nunca ganhou sem uma força extra ou um carro fora do regulamento. E ganhou quatro títulos com um carro bem acima da media na época, na escuderia italiana.
É por essas e outras que devemos dar um melhor valor ao Barrichello, que conviveu com um general dentro da equipe italiana e nunca teve o direito de vencer. O marketing criado em cima do alemão sempre foi determinante em varias situações, mas ele nunca me enganou. Mas as novas gerações de fãs da F1 sempre foram enganadas pelo marketing e pela maquina de fabricar dinheiro criado entorno dele.
E nas terras da rainha quem vive uma situação parecida é o campeão do ano passado. Outro agraciado pelo marketing e pelo bairrismo inglês. Button é o líder do campeonato no momento algo que a maioria dos entendidos do assunto nunca acreditaria quando ele trocou a Brawn pela Mc Larem. Mas a verdade é que ele é hoje o líder do mundial. E na mesma equipe temos um ser que atende pelo nome de Lewis Hamilton o piloto que mais nos proporcionou emoções neste ano e cria da equipe e que tirou Alonso do time.
Quando você leitor ler ou ouvir que Button foi um gênio ou o piloto que jogou com a sorte. Ou usou a tática certa no momento certo, ou ainda aquele que ousou e deu certo. Não acredite, e pense ou relembre, pois como citei outro dia ele não decide nada nas estratégias da equipe, ele apenas foi agraciado com a segunda tática a ser usada no momento e é a equipe quem define as táticas que são usadas num GP e foi assim nas duas vitorias do piloto pelo time de Working. Na sua primeira vitória do ano a equipe trocou seus pneus quando foi ultrapassado e humilhado por Hamilton que largou bem atrás e que em poucas voltas passou o companheiro e só restou a equipe tentar uma tática diferente com o Button, tática que na primeira volta, depois da troca pareceu errada, mas depois que se mostrou certa e na segunda vitoria o momento de trocar os pneus também foi decisivo e a equipe usou a tática normal com Hamilton e a suicida com Button, coisa que a Mercedes fez também com Schumacher e Rosberg. E como Button foi Rosberg que usou a segunda tática ou a suicida e se deu bem.
A verdade é que a F1 depende de um bom desempenho de seu maior e fabricado ídolo, pois como sempre comentamos ele nunca foi o bom com um carro mediano (ex. 2005). E com o inicio da fase européia as corridas tendem a ser mais lógicas e sem a interferência da dona chuva que deu a emoção nas etapas mais emocionantes deste ano. Todos devem lutar para alcançar a Red Bull, ou melhor, dizendo o RB 6 o melhor carro até aqui e que só não ganhou as quatro etapas até aqui por questões metrológicas ou extra pista, as quebras. Como as corridas daqui pra gente tendem a ser mais normal tanto Ferrari e Mc Laren tem de correr contra o prejuízo pra alcançar os carros do energético.
Programação do GP da Espanha:
1º Treino: SporTv – Sexta-feira (5h)
2º Treino: SporTv – Sexta-feira (9h)
3º Treino: SporTv – Sábado (9h)
Classificação: Globo – Sábado (9h)
Corrida: Globo – Domingo (9h)
Felicidade a todos! |