23/06/2010 - Quarta-Feira |
Coluna do Baleia |
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BALEIA
Indiscutível
O mundial de motos realizou depois de vários anos uma etapa no bom e
tradicional Silvestone. O circuito foi remodelado e assim pôde receber a
turma das duas rodas. E novidade foi à categoria 125 cc que sempre é a
primeira etapa do dia a ser realizado final no lugar da Moto GP. A
explicação lógica seria para não ter conflito de horário com copa. Situação
que o Verme diz não temer e diz de voz alta que não teme o futebol e que se
a competição fosse tão boa, seria realizado um campeonato todo ano, como é
com a F1. Ele é sempre ele, e sabe contornar as dificuldades como ninguém. E
conheço muito gente que não sabe dividir as duas paixões do brasileiro e
pensa como o Verme.
A primeira categoria do dia foi a Moto 2 que substituiu a 250cc. Essa
nova categoria se tornou a sensação do mundial, pois largam mais de quarenta
motos e a maioria com desempenho parecido e isso tem proporcionado pegas
memoráveis. Para falar a verdade, no começo não achei legal essa idéia de
banir a tradicional 250cc. Onde já se viu tirar uma categoria que surgiu
junto com o mundial e que sempre foi uma escada para a categoria rainha. Mas
depois de matarem as dois tempos de 500 cc em nome da poluição o salto de
250 para 800cc hoje e que já foi no primeiro instante para a 990, ou seja,
uma 1000 cc era muito grande. Mais o grande sucesso da Moto 2 é justamente
no custo da moto e da temporada.
Analisando friamente é quase impossível na lógica ver uma moto de 250
cc ser quatro vezes mais cara que uma 600cc quatro tempos. Isso só é quase
inexplicável, mas é real. Uma moto de 250 dois tempos ser incrivelmente
caríssima frente uma 600 quatro tempos. Que tem teoricamente um custo de
produção menor. Mas não se enganem essa turma que esta construído os chassis
da Moto 2 logo logo vai inflacionar o custo de produção e vão cobrar o
prejuízo do momento. Já os motores já é mais fácil de ser controlados, pois
são todos fornecidos apenas pela Honda e teoricamente são iguais para todos.
Depois de ver as primeiras etapas dessa categoria foi obrigado a mudar de
opinião. E como todos que acompanham esse campeonato. E eleger essa como a
melhor categoria do momento. As disputas acontecem a todo tempo assim como
era a 125 até o ano passado por falar em 125cc essa categoria também tem
tudo para ser renovada e com motos quatro tempos e de construção barata. Se
for seguir a receita do Moto Cross deve ser uma 250cc o mais leve possível.
Para ter um rendimento a altura das 125cc dois tempos. A Moto GP também deve
sofrer alterações, pois não tem como a categoria principal largar com 15 ou
16 participantes e ser a categoria rainha. Comenta-se que as 1000cc vão
voltam mas como motos derivadas de produção. Na verdade as motos da Super
Bike com algumas modificações assim como fizeram com a Moto 2 e que virou a
sensação.
Na etapa da Inglaterra coube a Jules Cluzel o lugar de honra no podium.
Cluzel piloto da finada 250cc foi brilhante e soube aproveitar a
oportunidade na hora certa. E isso foi na ultima volta. Depois de uma
corrida movimentadissima. Na liderança do campeonato permanece Tony Elias
que desceu da Moto GP para a Moto 2, e realizou belas performances nas
primeiras etapas e nessa foi apenas décimo. Mas tem uma folga de 15 pontos
sobre o japonês Shoya Tomizawa, sexto colocado em Silverstone e segundo no
campeonato. Luthi subiu para o terceiro lugar. Simón e Corsi dividem o
quarto posto com 51 pontos. Cluzel agora é sétimo. Não perca a próxima etapa
na Holanda.
Na Moto GP o vencedor foi Lorenzo e de forma incontestável e
indiscutível. Com a ausência de Valentino Rossi o hispânico tem passagem
livre para seu primeiro titulo, devido a tamanha folga que ganhou a corrida
da Inglaterra. E aparentemente sem adversários, depois do desempenho de dois
dos principais pilotos de ponta: Dany Pedroza da Honda e Stoner da Ducati,
que tiveram uma performance longe que se esperavam deles. Stoner largou mal
e chegou a ocupar a décima segunda posição, mas se achou depois do meio da
corrida e ainda chegou em 5º na etapa. Dany chegou a liderar na largada e
depois foi perdendo posições para quem chegasse nele. Quem se mostrou acima
do normal foi a fera da Super Bike do ano passado, Ben Spys que conseguiu
seu primeiro podium na Moto GP com uma Yamaha de uma equipe privada. Grave
esse nome, ele ainda vai ser um dos grandes.
O cirquinho da F1 volta para a Europa neste final de semana. Na pista
de rua de Valência. Boa parte das equipes vêem com atualizações em seus
bólidos. A mais esperada é a dos italianos, que apresentarão uma traseira a
lá RB6. Mas Renault também quer seguir rumo ao podium e embalada com o bom
desempenho de Kubica. A nova administração da equipe tenta dar a ele um
carro capaz de lutar por melhores posições.
Programação do GP da Europa neste final de semana:
1º Treino: SporTv - Sex. 05:00Hs
2º Treino: SporTv - Sex. 09:00Hs
3º Treino: SporTv - Sáb. 06:00Hs
Classificação: Globo - Sab. 09:00Hs
Corrida: Globo e Jóvem Pan - Dom. 09:00Hs |
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