BALEIA
GP da Europa
A versão 2010 do Gp Da Europa, que é a segunda prova em território espanhol do calendário, teve o domínio total de Sebastian Vettel. Fez a pole e venceu de maneira incontestável. Essa foi a terceira edição do GP da Europa nesta pista, que sempre foi chatinha, mas como as duas anteriores contaram com vitorias brasileiras, não as considerava tão ruins. Se bem que a do ano passado houve certa emoção entre Hamilton e Barrichello em suas disputas. Mais nos boxes do que na pista.
O cenário é belíssimo e conta com uma plástica a lá Mônaco, mas a pista é mais uma escultura de Herman Tilke, o capanga do Verme que projetou os circuitos nos últimos tempos, onde ultrapassar é uma missão bem difícil. Numa ótica plástica até lembra Abu Dhabi. Onde tudo é belo, mas a pista é péssima para não falar horrível em termos de competição. Por outro lado não podemos esquecer que se trata de uma pista de rua e ai muitas coisas são aceitáveis. E assim a missão de ultrapassar passa a ser apenas um detalhe e não a razão de ser desse esporte. Esse é o preço que se paga por ter o lucro como fator principal e não o esporte. A Espanha tem ótimos autódromos, só que a F1 corre nos piores. Como é o Verme é quem manda no circo, somos obrigados a tolerar esse tipo de esporte. As corridas são realizadas onde se paga mais e não onde oferecem melhores condições as disputas.
E pelo que vi na copa do futebol, por lá as coisas não são muito diferentes. Para falar a verdade em termos de regras são piores. No jogo Argentina e México até o juiz sabia que havia errado ao validar um gol que todos virão que foi ilegal. Mas inexplicavelmente ele voltou atrás e deu o gol para los hermanos. Isso é a ótica do Verme, los hermanos dão muitos mais ibope que os mexicanos. Traduzindo dão mais visibilidade e retorno financeiro ao esporte numa possível final e o nosso Brasil esta na mesma barca só que navegando por águas menos turbulentas.
Epâ e a corrida? Bem a corrida foi a pior do ano. E só não mais chata porque Webber, que largou mal demais, e ainda fez uma primeira volta horrível, de onde despencou do segundo posto para o nono, e protagonizou um senhor acidente. Ai os cartolas acionaram aquela bela e sensacional Mercedona que é o Safety Car deste ano e mudaram o curso da monótona etapa. A ordem da corrida era Vettel, Hamilton, Alonso, Massa e mais atrás Button, Kubica, Barrichello, e o resto da turma. Depois da entrada do carro madrinha as cartas se inverteram. Depois de tudo a ordem era Vettel, Hamilton, Kobayashi que não parou como os demais, Button, Barrichello, Kubica e pasmem Alonso em décimo e pasmem mais ainda Massa em décimo oitavo. Para os vermelhos o Pace Car ou Safety Car foi uma péssima aparição.
O mais engraçado de tudo foi ver o Alonso virar fiscal da pista em vez de se concentrar na pilotagem. A todo o momento ele cobrava uma punição e na pista não fazia nada. Sutil passou Buemi e Alonso com uma Ferrari não. E no final ainda perdeu posição para Kobayashi que havia parado para colocar pneus macios como exige a regra. Kobayashi fez sua melhor corrida deste ano, sétimo. É um piloto arrojado e não se intimida com ninguém, lembra do GP Brasil do ano passado? O Button lembra muito bem.
Concordo com o asturiano que a punição de Hamilton demorou em ser aplicada e isso salvou a corrida do piloto da Mc Larem. Pois quando aplicaram a punição ele já havia aberto uma ótima vantagem para cima do Kobayashi que se encarregava de segurar o resto da turma. Traduzindo: Hamilton contou com a ajuda involuntária do japonês e com uma ajuda estranha dos comissários e assim conseguiu segurar o segundo posto, para desespero do espanhol.
A força política da Ferrari ainda fez com vários pilotos sofressem uma punição de cinco segundos acrescidos a seus tempos do resultado final da corrida e assim Alonso terminou em oitavo. Que não era sua posição ao termino da corrida. O Barrichello conseguiu um quarto posto mesmo com a punição. É interessante ver como Button dá sorte em corridas onde acontece algum imprevisto. O piloto se classificou mal corria mal e depois da paralisação estava bem colocado, porem atrás da japa da Sauber que não o deixou evoluir mais. E terminou em terceiro.
A verdade é que a Ferrari esperava mais desta etapa e tinha um carro competitivo. Mas Hamilton surpreendeu a todos na classificação e até a ele mesmo e assim o final de semana dos italianos não começou como eles queriam. E na prova o Pace Car estragou a festa. Demais mesmo é a equipe do energético, todos copiam suas soluções aerodinâmicas, mas eles sempre mostram o melhor carro. Têm o melhor carro, mas não a melhor equipe, ai aparece a Mc Larem no topo da lista. E para a próxima etapa, eles vêem com uma traseira copiada da RB 6 e assim podem surpreender. Só que Newey vem aperfeiçoando o duto aerodinâmico que é uma invenção da Mc Larem. Se todos copiam as soluções de Newey esse duto dos ingleses, também esta sendo copiado pelos adversários. Mas ninguém tem o amplo domínio desta tecnologia como a Mc Larem. Aqui tudo que é bom é copiado e rapidinho.
Felicidade a todos! |