Baleia
baleia.v@uol.com.br
Depois de quatro meses de ausência as principais competições começaram neste final de semana passado. A exceção foi a Nascar que já realizou sua 4ª etapa. Até que é normal, pois esse campeonato possui 36 etapas. As categorias que estrearam neste final de semana foram: Mundial de Motos, Stock Car Brasil, e WTCC que para que não se lembra ou conhece é o mundial de turismo da FIA.
Motos 1. O mundial de motos largou em 2011 no Qatar no circuito de Losail. A única corrida noturna do campeonato. E a primeira categoria a largar foi a 125 cc, que faz em 2011 sua ultima temporada. Ultima porque por motivos comercias e com desculpa de se tornar uma categoria verde, menos poluente, também será relegada ao esquecimento. Assim como fizeram com as 500cc. E mais recentemente com as 250.
Motos ll. Os interesses comerciais passam por cima de tudo no esporte a motor atualmente. Aquela musica que é um motor dois tempos em alta rotação e aquele cheirinho inconfundível do óleo queimado junto com o combustível será algo para ficar na lembrança. Quanto ao som, no Moto Cross, é que é horrível, o barulho de um monocilindro quatro tempos dói. Já na Moto 2 o som de um quatro cilindros quatro tempos na alta é muito bonito. Mas ano que vem as 125 devem ser substituídas monocindros quatro tempos algo bem parecido com o Moto Cross de hoje.
Moto lll. Mas voltando a corrida de abertura do mundial desse ano, como disse antes, nem pareceu uma corrida de 125, pois um piloto largou na frente foi abrindo e abrindo dos demais. Tava mais para uma corrida de Moto GP assim que foi lançada no começo dos anos 2000, onde só a Honda tinha moto e fazia uma corrida aparte. O vencedor que disparou na frente desde a largada foi Nicolas Terol. Terol também foi o pole e responsável por uma corrida atípica nessa categoria. Seguido de Sandro Cortesi.
Moto lV. Na moto 2, categoria que substituiu a 250, aconteceu algo parecido com a 125. E o estraga festa desta feita foi Stefan Bradl. Porém nesta categoria o numero de motos correndo é grande a assim apesar do líder se distanciar dos demais houve muitas e belas disputas pelas posições subseqüentes.
Moto V. Pare ser ter uma idéia das belas disputas o segundo colocado na final largou em décimo sexto e fez uma bela corrida, seu nome: Andreia Ianonne, piloto que fez corridas memoráveis ano passado. A decepção ficou por conta de Marc Marquez, que era favorito ao podium e conseguiu correr apenas 16 voltas. Para ser ter uma idéia da competividade desta categoria, estavam presentes neste grid 16 vencedores de GP.
Moto Vl. A categoria rainha a Moto GP, tinha um script desenhado desde os treinos, As Hondas na frente. Mas na corrida para prazer dos assistentes a coisa não foi bem assim e a Yamaha de Lorenzo, campeão do ano passado, conseguiu disputar o podium. Situação que parecia impossível até a bandeira de largada. Uma corrida que se desenhava chata foi ótima e bem disputada. Palmas para Lorenzo que se supera quando o concorrente é Pedroza.
Belo. Pelo desempenho apresentado antes a Yamaha que poderia chegar atrás das Hondas era a de Ben Spies. Mas na corrida Lorenzo se mostrou um bravo e conseguiu com um equipamento inferior entra no podium. Difícil de acreditar, mas Lorenzo fez uma corrida inteligente e soube poupar a moto no inicio e atacou na hora certa. Fez uma corrida com a cabeça no inicio e com o braço no final.
Stock. A categoria que muitos elegem como a principal do Brasil fez sua corrida de estréia 2011 em Curitiba e o vencedor foi Tiago Camilo. Piloto que sempre andou muito, mas também sempre teve a tiracolo o azar. Mas que na sua estréia na equipe RCM teve a sorte de seu lado. Essa categoria sofre de boas disputas no pelotão da frente e as disputas são resolvidas nas paradas de boxes. E a rede do Plim-Plim percebeu e em 2011 não haverá corridas transmitidas ao vivo. Já A F- Truck tem e mais importante tem boas disputas pela ponta.
WTCC. Estréia aconteceu também em Curituba. A categoria conta com um novo regulamento e a ausência da equipe oficial da BMW. E um domínio da Chevrolet. Se bem que na segunda bateria o BMW de Tom Coronel fez bonito e só perdeu a ponta depois de toquinho de Alain Menu, que assim venceu a bateria, Na primeira a vitoria ficou com Robert Huff, também com Chevrolet Cruze. Cacá Bueno fez terceiro na primeira e quinto na segunda, detalhe Cacá também andou com Chevrolet.
Amanhã. Quinta feira, 24/03/11, logo as 23h00min começa o mundial de F1, com a transmição do primeiro treino no SPORTV. Quem mais gostou desse atraso foi a turma da Mc Larem, que estavam meio perdidos com o desenvolvimento do novo carro Mp-24/ 26. A grande favorita é a Red Bull, seguida da Ferrari. Mc Larem e Mercedes precisam correr atrás do prejuízo. Depois vêem Lotus Renault, Toro Roso, Force Índia, Williams e Sauber. O resto deverá ser figurante.