Quem se habilita? O autódromo de cascavel está à venda. É isso mesmo! Recentemente os proprietários, uma empresa chamada Autódromo S/A, tentaram uma parceria com a prefeitura de Cascavel, na qual seria criada uma companhia mista. Mas o prefeito descartou a parceria e assim não resta outra saída a não ser a venda do autódromo. O estado do Paraná possui três autódromos e Minas Gerais nenhum.
A Stoc-Car V8, em sua primeira etapa internacional valida pelo campeonato, realizou uma das melhores disputas deste ano. Acho que pelo traçado na qual foi disputada. Um anel rápido da pista de Buenos Aires, pode nos proporcionar uma ótima disputa. Um circuito rápido e com pontos de ultrapassagens. Giuliano Losaco venceu, e com folga no final embolando a disputa pelo titulo. Mateus Greipel foi o segundo, sua melhor colocação na V8.
Caca Bueno não terminou e viu sua vantagem despencar de 48 pontos para 23 pontos. Restam ainda duas provas e 50 pontos em jogo. Christian Fittipaldi meio que sem querer ajudou muito o Losaco, pois tinha um carro lerdo e segurou o Caca por varias voltas, e após levar um chega pra lá do Cacá, o devolveu na saída da curva, que foi fatal para o filho do Magdo. Luciano Burti e Ingo Hoffmann foram os destaques em Buenos Aires. Luciano Burti largou da 30ª posição e chegou em terceiro. Ingo Hoffmann alinhou no 25° lugar do grid, mas a velha raposa jogou sujo com Burti no final e se deu mal, não podendo disputar a posição.
E por falar em StocK-Car, a original, a americana(Nascar); Não tem nos proporcionado boas corridas nas ultimas três etapas. Na ultima em Atlanta, apesar de ter 25 trocas de lideres, não foi uma prova daquelas mais emocionantes. Apesar do oval, diferentes dos normais, com uma inclinação forte e que permite tomadas nada normais e três carros lado a lado não deixou de ser uma disputa meia boca. Nada haver com a etapa de Talladega, onde o bicho pegou pela ultima vez neste Play – Off. Tony Stewart que vinha sendo a sensação do campeonato resolveu correr pelos pontos e a coisa vai ficando meio sem graça.
No campeonato monetário (Dim-Dim) da Nascar quem lidera também é Tony, com Us$6.530,291, e o segundo neste campeonato é um piloto fora da disputa dos Top Tens: O veterano Jeff Gordon, com Us$6.426,961( Que não esta na disputa do titulo). Quem conseguir ser o campeão ganha a quantia de Us$5 milhões. Este ano vai ser Record na premiação, pois quem for campeão certamente vai ultrapassar a quantia de Us$12 milhões no final do campeonato. Neste campeonato largam 43 carros em cada etapa. Apôs 27 etapas, separam-se os dez melhores, e estes vão disputar o titulo.
E ai disputa-se o play-Off, que são os Top-Tens. Que tem dez corridas para decidir quem será o campeão. O 11º colocado leva Us$1 milhão. Este ano, até agora, 83 pilotos conseguiram disputar uma prova, e o menos abastado destes foi Jorge Goeters com Us$57.500,00 e estranhamente não ocupa a ultima posição da tabela, pois ele ocupa a 79ª posição na classificação por pontos. O ultimo na tabela é Wainne Anderson com Us$65.586,00 que ocupa a 83ª e ultima posição da Nascar.
É amigos por lá tudo é diferente. Mas que é um grande sucesso de publico e de renda, ninguém pode negar. O Verme morre de inveja e vive imitando o jeito de ser da Nascar. Das câmeras colocadas nos carros a tomadas exclusivas e o Marketing super aplicado, neste quesito eles fazem escola. E também, nas paradas de boxes não existem mecânicos mais eficientes no mundo, E por lá usa-se um mini macaco jacaré, que é manuseado por um único mecânico, e as rodas possuem cinco parafusos, cada uma. É mole.
Injeção eletrônica não é permitida, é o velho carburador quem manda. Isso em nome do baixo custo, e da melhor fiscalização. A suspensão traseira é de eixo interisso e com feixe de molas. Às vezes vemos acidentes em que o eixo acompanhado do diferencial e das rodas sai pela pista provocando problemas. È isso é Nascar. As provas do Play – Off, passam no canal 38 da Sky, aos domingos sem horário definido, normalmente após as 14:00hs. Na maioria das vezes as provas são muito emocionantes.
O universo da F1, esta semana foi cheio de noticias chatas ou plantadas por empresários de pilotos que estão tentando duas vagas que ainda existem. Mas teve uma que mereceu destaque. Aguri Suzuki ex-piloto de F1 e atual sócio de uma equipe na IRL, revelou que vai formar uma equipe para 2006. Seria a equipe Honda-B, que usaria os motores Honda e pneus Bridgestone. E teria Takoma Sato e Anthony Davidson como pilotos.
Ate ai tudo bem, tem o apoio de uma montadora , motor, tem pilotos e uma quase equipe formada. Mas não tem um Chassis. E assim tentará correr com o chassis da BAR. Mas o regulamento atual, diz que uma equipe tem que produzir o seu. A saída seria conseguir o apoio das outras equipes. Não será muito fácil. Mas no sub-mundo da F1 tudo pode, desde que o dim-dim role solto. Por falar em dim-dim, Aguri Suzuki, já depositou Us$12m. na conta da FOM, e os Us$36m restantes são para janeiro. Esses Us$48m. é uma clausula que o Verme criou para barrar as equipes aventureiras, segundo ele, que queiram entrar no circo. Depois que os Us$48m. estiverem na conta do Verme, equipe achará um jeito de correr em 2006.
|