03/05/2011 - Terça-Feira |
Indyluvio |
|
O fim de semana passado ficou marcado pela etapa da F Indy em terras tupiniquins. Uma aula de paciência para publico, pilotos e demais profissionais que atuaram na realização do GP. O pessoal da Bandeirantes deu uma aula de como transmitir uma etapa internacional no Brasil. E ao mesmo tempo deram o azar de ter uma etapa adiada para o outro dia. Isso pode acarretar naqueles seres interesseiros e oportunistas algum tipo de ação na justiça.
Já que a palavra usada foi justiça não podemos a deixar de agradecer ao jornalismo e departamento de esportes da emissora paulista pelo belo trabalho feito na ocasião desta etapa. Esse trabalho deveria ser como uma aula para a turma do PLIM PLIM. Soube como mostrar ao grande publico os bastidores de uma etapa. Porem é certo dizer que a F1 o pessoal: mecânicos, chefes de equipes, engenheiros e pilotos são menos acessíveis que o pessoal da Indy.
O que aconteceu em São Paulo domingo é raro. Em nome do espetáculo o regulamento foi deixado de lado e muitas equipes tiveram a chance de arrumar seus carros depois da bandeira vermelha. Se continuasse a prova sobrariam poucos carros no final. E sem os carros danificados o espetáculo iria por água abaixo e bota água nisso.
Isso seria uma atitude impensável no cirquinho do Verme. Até porque depois que o lado comercial começou a valer mais que o esportivo, ainda não tivemos um exemplo assim na F1. Imagine uma prova onde apenas três ou quatro carros podem terminar a corrida. Certamente o Verme vai interferir. Em Mônaco, 1997 houve algo parecido. Mas quem estava na frente era o preferido da ala comercial.
Picuinhas a parte quem venceu o GP da segunda-feira em São Paulo foi o favorito Will Power. O piloto que tem a mão do carro no momento e que esta na melhor equipe, Penske. Que também é a equipe do Helinho Castro Neves. O nosso piloto melhor equipado no momento. Que porem atravessa uma fase horrível. E que fez apenas um 21 posto.
Tony Kanaan o bom baiano que estava sem carro até dias antes do inicio do campeonato e achou uma vaga numa equipe nanica, também estava irreconhecível. Vitor Meira que conseguiu um podium na etapa de 2010 foi apenas o 17º. E o melhor dos brasucas. Bia Figueiredo correu com lesão na mão e pouco pode fazer e mesmo sem lesão não teria feito muito mais pelo equipamento que dispõe. Enfim para nos brasileiros essa etapa foi uma vergonha. Há Rafa Matos também correu e foi 25º.
O melhor que temos a fazer agora é aguardar pelo GP da Turquia de F1. Onde quase todas as equipes vêem com atualizações em seus bólidos. Quem mais carece de um bom resultado são os italianos que depois da aliança com os hispânicos (Alonso, Santander e imprensa espanhola) se tornaram uma nau sem rumo e ainda mais suja.
A equipe do energético é sem duvida a melhor do momento apesar do resultado do GP da China. Mesmo sem um Kers eficiente a equipe do touro vermelho ainda é equipe que dispõe do melhor equipamento. E que segundo Adrian Newey, o carro ainda tem muito o que ser desenvolvido.
A Mc Larem é a única no momento que pode se rivalizar com a turma do energético. É intrigante ver que a equipe de pior performance na pré temporada, entre as grandes, é a melhor depois da Red Bull. E a verdade é simples. Foi a que melhor soube copiar as soluções do gênio Newey.
Por falar em copiar! Sabe quando alguma solução inédita da Ferrari foi copiada pelas demais equipes? Não me lembro, mas acho que eu ainda era cabeludo! Sinceramente foi na era de Rory Byrne. De 2005 para cá ele afastou e os carros da Ferrari nunca mais foi revolucionários.
Programação do GP da Turquia
1º Treino sexta-feira 04:00 SporTv
2º Treino sexta-feira 08:00 SporTv
3º Treino Sabado 05:00 SporTv
Classificação Sabado 08:00 Globo
Prova Domingo 09:00 Globo e rede Band de radio
|
|
|
|
|
|