A pista de Mugello foi palco da 8ª etapa do mundial de motociclismo. Com uma pista recapeada e um cenário dos melhores, pois a região é uma das mais bonitas do planeta. Foi justamente na terra do maior ídolo deste esporte, Valentino Rossi, vivemos um dia de gloria para os espanhóis. Em todas as categorias, Moto II e Moto GP os pilotos hispânicos se sagraram vencedores.
Desobediente. A categoria das 125 cc viu a vitória de Nicolas Terol, líder da categoria. Que, mesmo tendo recebido a ordem de sua equipe para não ultrapassar Johann Zarco, devido a sua vantagem na tabela de pontos do campeonato, atacou e venceu a etapa italiana, praticamente na linha de chegada. Demonstrando que confia demais em seu potencial, uma vez que o segundo posto teria sido suficiente e mais seguro no momento.
Injustiça. Uma queda tiraria os pontos do segundo lugar, já que diferença entre os dois é grande. Terol não pensou no campeonato e sim no embate pessoal, pois os dois viveram uma situação embaraçosa no último GP, disputado em terras hispânicas. Onde os comissários deram a vitória a Terol, depois de Zarco vencer na pista. Essa categoria é demais, e das mais disputadas. Vinales, a sensação do momento, foi terceiro.
Moto II. Essa categoria que conta com mais de 40 participantes e se tornou a referência em termos de bons “pegas”. Mas, assim como na temporada de estréia, em 2010, agora também há um piloto que domina a categoria, mesmo sendo muito disputada. O bicho papão deste ano tem sido o alemão Stefan Bradl. Marc Márkez tem demonstrado boa reação, e pilotou demais nesta etapa. Mas a diferença na tabela ainda é grande. Bradl lidera com tranqüilidade.
Kamikaze. Andeia Iannone foi o destaque desta etapa. Porém, ficou sem pneus no final. Ianonne anda muito, mas pensa pouco. Esse ano, seu equipamento não tem proporcionado vitórias esmagadoras como algumas do ano passado. Mas dá espetáculo e certamente terá um lugar na Moto GP de 2012 que, com a mudança de regulamento, deverá ter um Grid de cerca de 30 motos. Bem diferente das 15 ou 16 de hoje.
Moto GP. A categoria rainha viveu um dia diferente. A lógica indicava uma vitória absoluta de Stoner, que conta com a melhor moto desta temporada e ainda ficou sem a sombra de Pedroza, que está lesionado e sem condições de disputar a ponta no momento.
Reviravolta. Stoner foi pole e largou bem, liderava com certa tranqüilidade até que, no ultimo terço da etapa, começou a perder terreno para Lorenzo, que tinha em seu encalço Dovizioso, companheiro de equipe de Stoner. Estranhamente Lorenzo passou e abriu e foi acompanhado de Dovizioso no final.
Disputa. O bom do motociclismo é isto, qualquer pessoa acostumada acompanhar F1 acharia que Stoner se manteria em segundo por ser o piloto com mais pontos da equipe. E que Divizioso, por estar atrás na tabela, não ousaria uma ultrapassagem no líder do campeonato. Mas Moto GP não é F1 e houve disputa, e não jogo de equipe. Mais uma lição para o cirquinho do “Verme”. Competição de verdade não tem jogo de equipe.
Stock. A turma da Stock Car V8 foi correr no ex-autódromo de Jacarepaguá. Pista que, apesar de semi-aniquilada, deverá ter sua morte nos próximos dias, quando mais obras serão realizadas, visando às olimpíadas. Deixando de lado esta canalhice que foi a morte da melhor pista da América Latinha, a corrida carioca da Stock ficou marcada pela superioridade dos irmãos Bueno e o incêndio do carro de Tuka Rocha. O salto do carro de de Tuka lembrou o mesmo gesto do Macarrão em Interlagos na F - Truck. As cenas inusitadas do carro queimando deram mais destaque à etapa do que a etapa em si. Apareceu em todos os programas e canais, inclusive no Jornal Nacional.
Hora H. Todos na F1 esperam com ansiedade o GP Inglês. Todos menos a turma do Touro vermelho, a maioria esperam que com a retirada dos difusores aquecidos as RB 7 se tornem carros comuns e com desempenho também comum. Particularmente acho que Newey já achou uma maneira de compensar essa perca. Enquanto os outros, equipes, estão esperando para ver de quanto será essa perca por parte dos carros da Red Bull.
Felicidades a todos!
Programação do GP da Inglaterra
1º Treino – sexta-feira - 05:00 - SporTv
2º Treino - sexta-feira - 09:00 -SporTv
3º Treino – sábado - 06:00 - SporTv
Classificação – sábado - 09:00 – Globo
Corrida – domingo - 09:00 _Globo e radio JM