21/07/2011 - Quinta-Feira |
Convivência |
|
O ultimo GP foi repleto de acontecimentos extra-pista. Na sexta-feira logo na primeira seção o assunto era a nova área de boxes e paddock, que foi denominada de asa. Mas foi só os carros começarem a andar e o assunto que se tornou freqüente foi a proibição do difusor aquecido. Que naquele final de semana em questão passou a ser tratado como escapamento aerodinâmico pela mídia nacional. Difusor aquecido, difusor soprado ou escapamento aerodinâmico é tudo a mesma coisa.
Enrascada. Porem essa questão foi bem complicado e a FIA se viu numa situação bem delicada. Pois a entidade abriu exceções para algumas equipes depois de ver que sem esse dispositivo alguns propulsores poderiam simplesmente não completar dez minutos de competição. O problema é que toda eletrônica foi configurada para trabalhar dessa maneira e sem este dispositivo os motores simplesmente não agüentariam.
Meias Medidas. E ai depois que essas equipes provaram a FIA que não seria possível simplesmente banir o artifício a entidade liberou a proibição com ressalvas para algumas equipes. 50 % para os motores Renault e 20 % para os Mercedes. Ai o bicho pegou. Pois toda essa novela toda foi criada para simplesmente brecar as vitorias de Vettel e RB 7. E quem criou toda essa situação foi nada mais nada menos que o grande Sir Verme Ecclestone.
BEM se a FIA liberou para os Renault, de nada adiantaria a nova regra. E como ele não pode aparecer como mandante da situação logo no domingo cedo antes da corrida o mala deu uma declaração que dizia que todas equipes haviam aceitado que a regra voltasse a ser a mesma de antes. Porem logo depois os italianos vieram a publico e disseram que não eram a favor da medida. E para FIA aprovar todas as equipes tinham que concordar.
Porem ainda de manhã: Dominicali, o Nª 2 da Ferrari e Peter Sauber declaram a contra gosto que apoiariam a fala do Verme. Depois do morde e assopra da FIA e a vitoria extraordinária da Ferrari todos ficaram calmos e o difusor aquecido volta na próxima etapa. A jogada de usar uma configuração eletrônica para os treinos e outra para a corrida, usado primeiramente pelos energéticos continuam proibidos. Enfim a FIA usa o regulamento quando espremida. E as medidas extremas são criação do Verme e impostas a entidade, que também não quer ter perdas de receita.
Bandaid - . Depois de tantos desencontros e trapalhadas, ganhou o carro que não havia ganhado nada em 2011. E que tem o maior poder político no circo. e com o piloto favorito da equipe. Foi apenas um Bandaid na ferida. O que o Verme quer é que Vettel pare de vencer e o campeonato se torne mais disputado. A grande celeuma é que tivemos varias corridas bem disputadas e emocionantes. Porem o vencedor na maioria das vezes é o mesmo. Vettel.
Desespero de Causa. O grande trauma é se daqui tres ou quatro etapas o campeonato ser decidido a favor do alemãozinho. E ai a bilheteria, quer dizer os ganhos, das próximas etapas seriam um fracasso. Bilheteria é um termo básico. Pois existem varias rendas colaterais que são maiores que a bilheteria. Exemplo: Os direitos de TV.
Triste. Porem o que mais me chamou atenção no GP da Rainha foi a atitude da Red Bull. Que ordenou a Webber para manter sua posição ao final da etapa. Pela primeira vez a turma do energético usou essa tática tão comum nas outras equipes. Isso deixa transparecer que a equipe joga mesmo só para Vettel. Em Interlagos em 2010 a equipe não fez jogo de equipe e deixou Vettel ganhar quando o lógico seria inverter as posições. Webber tinha mais pontos na ocasião. Pelo jeito a equipe se juntou há outras na vala comum da categoria. Uma pena. Pois era a única.
Macho. E mais estranho ainda foi Webber não acatar a ordem e partir para cima do companheiro de equipe. Nunca achei o australiano um grande piloto, e nem boa gente. Mas agora ele deu mostra de tem caráter e opinião. Seria bom o Massa conviver mais com ele. E mesmo desobedecendo à equipe, seu contrato deve ser renovado. E ai Burrinho?
Programação do GP da Alemanha
1º Treino - sexta-feira – 05:00 - SporTV
2º treino - sexta-feira – 09:00 – SporTV
3º Treino - Sábado - 06:00 – SporTv
Classificação – sábado – 09:00 – Globo
Corrida – Domingo - Globo e Radio JM
Felicidades a todos!
|
|
|
|
|
|