Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


06/09/2011 - Terça-Feira
Um berço a parte
 


A maioria de nossos grandes pilotos saiu de São Paulo, Emerson o pioneiro e pai de todos. Detalhe: Chico Landi  e  Fritz d'Orey foram para a Europa nos anos 50, mas foi uma outra época onde tudo era um pouco mais romântico, capacete de couro o óculos de aviador em conjunto com uma camisa manga longa. E como não foram campeões mundiais não influenciou tanta gente como Emerson. Bianco e Ramos não são brasileiros natos.

        Os anos 70 se comparados com os atuais também eram bem românticos. Porem já nos anos 70 começava o advento do patrocínio mais ou menos como é hoje e que depois virou a mola mestre de tudo. O patrocínio sempre existiu, mais era de forma menos influente e mais familiar ou de algum amigo que tinha dinheiro e acreditava na carreira do piloto. Mas depois da era Verme ele, patrocino, se tornou mais importante  que a capacidade do piloto.

      Voltando ao assunto principal: de São Paulo saíram a maioria dos nossos grandes pilotos chegaram a F1, Me lembro de  Luis Pereira Bueno, o inesquecível Pace, Wilsinho,  Ingo e posteriormente  Serra, Senna, Christian e Rubinho, Diniz, Rosset e a lista ainda tem mais gente. Mas temos a intenção de fazer lista. O berço a parte a que me referi no titulo é o de Brasília que não tinha autódromo até a  metade dos anos 70 e que de lá saíram três nomes que chegaram a F 1 e um deles foi Tri campeão mundial.

      A primeira corrida de 1000 km de Brasília foi realizada em 1962 e num circuito de rua, que na verdade era melhor que alguns autódromos que tínhamos na época, por que as avenidas de Brasília eram amplas e largas, o circuito circundava a antiga rodoviária e ia ate a torre. E a topografia ajudava, pois  formava arquibancadas naturais. Vi ao vivo a prova de 1970 da qual Toninho da Matta venceu com um Puma/VW á frente de vários carros mais potentes. Alex Ribeiro foi assim como Emerson um pai para Piquet e Moreno que chegaram a F1 depois dele.

      Revelação. Depois de vários anos Brasília volta há ter um piloto em destaque: Felipe Nasr sobrinho do Amir Nasr, dono e chefe de equipe que fez vários campões do brasileiro e sul americano, Felipe se sagrou campeão de F3 inglesa, um grande passo em direção a F1. Seus planos agora é fazer uma temporada de Wold Series Renault. Também de Brasília ainda temos Lucas Foresti que é agenciado por Moreno.

     Já vi antes. Muitos ou quase todos brasileiros que chegaram a F1 foram campeões nas formulas menores. É o caminho natural para chegar a categoria principal. Mas a maioria que entrou na F 1 não durou  muito ou queimaram de primeira. Um exemplo recente de um piloto que ganhava tudo a te chegar a F1 e não se deu na categoria principal foi o de Pizzonia. Mas a lista é extensa e salvaram-se  os campeões, Emerson, Piquet e Senna. Rubinho é dono da carreira mais longa e sem ser campeão.

    Verdade. A carreira de um novato na categoria principal hoje vai muito alem de ser um bom piloto. É preciso ter dinheiro e a sorte de entrar pela porta certa. Quantos dos nossos entraram em equipes fracas e que as mesmas não cumpriram o contrato e entrevam um equipamento fora do combinado isso fora as jogadas estratégicas que colocavam nossos patrícios em segundo plano. 

  Mãe Dina. Humildemente esta coluna anunciou antes do período de férias da F1, que Rubinho deveria perder sua vaga na Williams para mais um piloto pagante. E agora a noticia veio à tona e já com um nome, Guido Van De Garde, que carrega consigo um bom patrocínio. Rubinho:  Apesar de ser um ótimo acertador e piloto experiente ele não carrega consigo um patrocínio para manter sua vaga na combalida equipe inglesa. Pelo contrario recebe salário.

Programação do GP de Monza

1º Treino - sexta-feira-09/09- 06:00 – sporTv

2º treino –sexta-feira-09/09 - 09:00 – SporTV

3º treino – sábado – 10/09 – 06:00 – SporTV

Classificação – sábado-10/09- 09:00 - Globo

Corrida – domingo – 11/09- 09:00- Globo e Radio JM

Felicidades a todos!


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.