18/10/2011 - Terça-Feira |
# 16 - GP da Coréia |
|
A etapa da Coréia foi uma corrida difícil para as equipes seus engenheiros. Pois foi uma corrida nova para a Pirelli e para as equipes. Ano passado a etapa foi realizada sob chuva intensa e a fornecedora de pneus era a Bridgestone. E para complicar a vida do estafe técnico das equipes os dois primeiros treinos de 2011 foram realizados sob chuva. O primeiro sob chuva intensa e o segundo com uma chuva leve. E isso atrapalhou o conhecimento das equipes e de como seria a durabilidade da borracha italiana na pista sul coreana.
Tempo perdido. Dois treinos de uma hora e meia foram perdidos e restou o terceiro treino aquele que antecede a classificação para as equipes tentarem entender como seria o desempenho dos pneus em Yeongnam ! Vimos cenas raras: como um carro de ponta usando pneus super macios já no Q 1. Como Webber de RB 7. Parecia que teríamos uma reedição do GP Japonês, onde a Mc Larem se sobressaiu. E para completar Hamilton foi o pole. Se no Japão o alemãozinho Vettel conseguiu uma volta impar na Coréia ele bem que tentou e não conseguiu. A pole de Hamilton interrompeu uma seqüência de Vettel.
Perdidos. Antes da corrida começar a mídia estava meio que perdida chegando a falar em até quatro trocas de pneus durante a prova. Mas a Red Bull não parecia assim estar. E bastaram poucos metros para Vettel conseguir se impor sobre Hamilton e assumir a ponta e em poucas voltas abrir uma vantagem confortável. E realizou sua troca de pneus uma volta após Hamilton. Vettel gastou 22: 098 e Hamilton 20:846. Apesar da troca ruim Vettel voltou na frente Hamilton, pois tinha conseguido uma boa vantagem na pista.
Perdidos II. Já a Ferrari sim estava com sua tática de corrida fora da realidade. Pois já décima segunda volta seus carros pareciam estar sem pneus enquanto os da Red Bull e Mc Larem apresentavam tempos melhores. Webber conseguiu abrir de Massa e Alonso sofria com os ataques de Button que fez uma péssima largada no melhor estilo Webber 2011, Para não perder muito tempo atrás de Alonso, Button trocou na 13 ª volta e as Ferraris na 14 ª com Massa e 15ª com Alonso. E mais uma vez a equipe italiana jogou água no chope do brasileiro. Massa gastou seu primeiro pit 23:642 seg. e Alonso 20: 978 segundos.
Mala vermelha. A equipe italiana jogou sujo com Felipe mais uma vez e não foi só neste primeiro pit stop. No segundo a mancada foi maior ainda. Apesar de não fazer outro pit lento, pois foi quase igual ao segundo do Alonso ( 21:080 para Massa contra 20:639 de Alonso). A equipe parou Massa na hora errada e quando o piloto voltou há pista estava atrás de carros lentos e o espanhol continuou na pista com pista livre e assim quando realizou parada voltou a frente do brasileiro. O interessante é que Felipe já havia conseguido abrir uma vantagem para cima do espanhol.
Pela primeira fez nesta temporada Massa nadou na frente de Alonso e ainda conseguiu abrir do hispânico para desespero da equipe. Nesta etapa o piloto brasileiro demonstrou que ainda sabe pilotar um F1. Mas deve ser duro ver que dentro de casa a direção da equipe joga contra.
Impecável. Vettel foi impecável ao volante da RB 7 na pista coreana. E não deu chances a ninguém. Só não fez a pole porem largou na primeira fila e depois que assumiu a ponta não a perdeu mais. Como desabafo Tiãozinho fez na ultima volta a melhor do dia. Com seu primeiro lugar e o terceiro de Webber a equipe Red Bull conseguiu levar o campeonato dos construtores com antecedência. O de maior importância para as equipes! Esse titulo vale algo de Us$100 milhões para a equipe ganhadora.
Deu Tilth. Hamilton parecia outro piloto ou pessoa em Yeongnam. Não fez nenhuma besteira e não jogou ninguém para fora ou destruiu a corrida de alguém. Porem em momento algum cruzou com Massa. Se com Vettel não teve como defender sua posição com Webber foi diferente. Esse duelo foi o melhor da prova coreana. Hamilton não ia podium desde a etapa da Alemanha 24/07.
Soca. O primeiro colocado depois das três grandes ( Red Bull, Mc Larem e Ferrari) foi Alguersuari em sétimo com a Touro Rosso . Chegando a frente da Mercedes de Nico Rosberg. Buemi fez uma corrida de recuperação e fechou em nono e foi o autor da quarta melhor volta do dia a frente das duas Ferraris, da Mc Larem de Button e de muita gente boa.
São cadeado. Dan Wheldon correu em Las Vegas como convidado. Foi o único aceitar o convite dos organizadores da etapa. E encontrou a morte num dos piores acidentes dos últimos tempos na F Inddy. Dan foi o vencedor das 500 milhas de Indianápolis desse ano e não fazia a temporada completa. Estava em negociação com a Andretti para a temporada de 2012. Ironicamente na noite anterior a corrida havia tatuado as inicias do nome da esposa no pulso.
Felicidades a todos!
|
|
|
|
|
|