Os bons tempos estão de volta. Estou me referindo sobre a GP Masters. Que foi o melhor do final de semana passado. Essa categoria onde só tem tiozões e um pode até ser chamado de vovô, J. Laffite, pois passou dos sessenta. Foi muito bom ver essa turma correndo em monopostos de 600 HP’s, com 600 Kg’s de peso, quer dizer, cada HP carrega um Kg. Mas com um importantíssimo detalhe: esses carros não possuem nenhuma ajuda eletrônica, controle de tração então, nem em sonhos. E tudo aquilo que a nova tecnologia de ajuda a um piloto de F1 da atualidade possui. Seria mais ou menos um F1 dos anos 80, com alguns recursos atuais. Resta somente o braço, instinto e a classe ou melhor dizendo o dom de quem é bom no ramo, para comandar a barata.
Dos novos tempos somente a direção hidráulica e a troca de marchas no volante. Temos de considerar que os tios merecem algum conforto. Mas nada comparado aos f 1 de hoje. Onde o piloto tem cada vez menos importância. E foi muito gratificante ver um carro desses sair derrapando nas quatro e o piloto corrigindo. Daquela câmera onde se pode ver a pilotagem, na F1 há tempos que não víamos um piloto contra-esterçando, ou melhor, dizendo corrigindo o carro para não perde-lo na saída de curva. Pois sem ajuda eletrônica, o que manda é a sensibilidade do piloto, e muitos, às vezes, davam motor, um pouco antes da hora certa, ou apertavam o (pedal) da direita mais do que devia. E é ai que entra a tal da sensibilidade aliada a habilidade.
Já nos treinos deu para notar que a maioria estava totalmente fora de forma. Pois a cada chegada de uma sessão de poucas voltas, era visível o cansaço, e ai surgiu uma mania de colocar gelo na nuca dos veteranos. Mansell esta bem gordinho, mas tinha o melhor acerto do carro. Emerson: que só decidiu correr no ultimo momento possível, e o fez depois de um Ok do médico americano que cuidou dele apôs a pancada de Michigan.
Os treinos definiram, que Mansell largaria na pole, e Emerson em segundo, seguidos de:
Patrese, Jan Lammers, Andrea De Cesaris, Derek Warwick, Christian Danner, Eddie Cheever, Joachim-Hans Stuck, Stefan Johansson, René Arnoux, Eliseo Salazar, Patrick Tambay, Jacques Laffite. Alan Jones, muito gordinho atualmente, desistiu, e assim Eliseu Salazar pode correr. Pois até na Masters ele era reserva (Pra felicidade do Piquet). Alan Jones promete voltar para a próxima etapa( JANEIRO) um pouquinho mais em forma.
E na largada, deu para notar que era uma corrida de gente experiente, pois as posições foram mantidas da largada até completar essa primeira volta. Mas na segunda, muitos já mostraram suas garras. E ai o pau quebrou, vimos belas disputas, todas com responsabilidades. E com respeito e o melhor com muita classe. Como não poderia deixar de ser o Andréa de Cesaris, foi o único que fez algumas manobras fora do contesto, mas nada comparado com as trapalhadas dos pilotos de hoje, ou com as dele de antigamente.
Mas no final o que vimos foi uma ótima disputa. O velho rato no seu estilo de sempre, sempre prefere o papel de caçador ao de caça. Quero dizer, ele prefere andar atrás, atormentado quem vai à frente, para no final dar o bote. Mas dessa vez não deu certo. Pois ele tinha um acerto de aerofólio, como menos asa. Nas retas tinha mais velocidade, e no miolo era mais lento. E o leão soube lidar com essa situação. Apesar de sua condição física, menos favorável que a do nosso piloto. Apesar dos ataques no final o leão conseguiu rugir mais alto.
Foi muito interessante, pois, os dois únicos campeões mundiais de F1, da turma, Mansell(1992), e Emerson com um bi(1972,1974), que apesar de correrem em épocas distintas. Foram bem melhores que o resto da turma. E conseguiram uma vantagem de mais de 20 segundos em cima do terceiro colocado, Ricardo Patrese (Que hoje se dedica ao Hipismo). Parece que o ditado, “Quem foi rei nunca perde a velocidade”, continua a valer. Já, Stefan Johansson(5º) e Christian Danner(7º), que ainda estão em atividade, e correm em carros de turismo, não mostraram a competividade esperada, devido ainda estarem em ação. Andréa De Cesaris foi 4º, com 21seg853 atrás.E em 6º, Hans Stuck, com 23s201 atrás! Parabéns aos tios. E ao automobilismo em si. Pois com novas regras e com igualdade de equipamento poderemos ter o espetáculo de volta.
O tradicional GP de Macau, considerado o Mundial de Fórmula 3, Realizará sua 52ª edição, na ex- colônia portuguesa. Esta prova é eleita como a mais difícil do calendário inter-nacional da Fórmula 3. É um circuito de rua e algumas bem estreitas, com 20 curvas e alguns penhascos nas laterais. O nosso melhor representante neste ano será o ótimo João Paulo de Oliveira, Campeão Alemão e Japonês de F 3. J. P. de Oliveira será piloto oficial da Toyota. Também participam da prova, Lucas Di Grassi, terceiro colocado no campeonato europeu, Fábio Carbone e Bruno Senna, sobrinho do mito.
A decisao da Nascar ser neste domingo, a corrida sera tramsmitida pelo canal 38 da Sky, nunca tem um horario definido. Pode ser as 14 30 hs. mas as duas ultimas etapas foram as 18 30 hs.
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