A penúltima etapa do mundial de F1 teve como cenário o complexo construído no deserto. Prova de que quando se únem dinheiro e bom gosto, o resultado é magnífico. Yas Marine é o autódromo de maior beleza do calendário. E o maior defeito do circuito foi resolvido com o uso da asa móvel. Se nas edições anteriores não havia ultrapassagens, nesta criaram duas regiões onde o aparato poderia ser usado . E as ultrapassagens deram graça a corrida.
Aparecia enganosa. Nos três primeiros treinos só deu McLaren e Hamilton e dois deles. Já na classificação parecia que realmente as McLaren eram o carro do dia. Porém, na última volta do Q3, ele, Vettel, deu aquela volta arrasadora e mais uma vez era o dono da pole. E Hamilton teve que se contentar com o segundo posto no grid.
Sorte ou azar. Fim de tarde no domingo, a largada é dada e Vettel parte de forma arrasadora na frente, sem dar chances as demais e faz a primeira curva na frente e com folga. Vem a segunda curva e a RB7 sai de traseira e vai para área de escape, Hamilton assume a ponta e não mais a abandonaria, salvo nas trocas de pneus. A sorte desta feita foi parceira do inglesinho, já o alemãozinho flertou com o azar pela primeira vez no ano.
Para esquecer. Hamilton conseguiu sua terceira vitória no ano. Ano este para ser esquecido, pois houve muitos erros e manobras afoitas e na maioria das vezes insensatas. Por essa e outras Hamilton, chagará a Interlagos fora da briga pelo vice campeonato.
Disputas. A primeira volta da corrida foi demais, com várias disputas, tanto na turma da frente como no restante do grid. Alonso partiu para cima de Button e acabou ganhando sua posição depois de uma bela briga. No final, o espanhol acabou com o segundo posto. A Ferrari trabalhou para o hispânico como trabalha para Massa. Seu último pit foi vergonhoso e tirou o piloto da disputa pela ponta. Se bem que seu carro depois de calçado com o composto duro perdeu rendimento.
Disputas II. Outra boa briga foi entre Paul Di Resta e Buemi. Depois de várias trocas de posição, o piloto da Toro Rosso se deu melhor e ficou a posição. Button e Webber também fizeram uma boa disputa pelo terceiro posto no início. O Australiano vinha descontado do Inglês da McLaren e utilizou o recurso da asa móvel para passar Button, que vendeu caro a posição, andando lado a lado com o australiano, que finalmente o ultrapassou. Button não desistiu e passou novamente Webber, reassumindo o terceiro lugar. Esse Button 2011 não tem nada a ver com o das temporadas passadas.
Button, Massa e Webber proporcionaram bons momentos nesta etapa. Button corria em terceiro e Massa, em quarto, vinha descontando tempo; Webber, o quinto, descontava de Massa. Só que Massa não conseguiu chegar nas zonas de asa aberta com tempo suficiente para atacar Button, e Webber conseguiu chegar no brasileiro. Foram bons momentos de disputas. Webber passava e Massa devolvia. Enquanto os dois se digladiavam, Button conseguiu abrir dos dois. No final, Button foi terceiro, Webber quarto e Massa quinto.
Vice. O segundo posto de Alonso em Abu Dhabi o fortaleceu na disputa pelo vice campeonato e agora ele está 10 pontos atrás de Button e 12 pontos a frente de Webber. No ultimo domingo de novembro veremos quem será o vice. Tanto Button como Alonso merecem esse titulo, já o Webber não fez nada para merecê-lo.
Nossos. Massa chegou em quinto, a pior posição das três grandes. Porém, nosso piloto não tinha um carro igual ao de seu companheiro. Não sou advogado dele. Mais uma vez os carros não eram iguais! Barrichello largou da vigésima quarta posição e chegou na décima segunda. Uma boa recuperação, ganhou 12 posições. Mas isso não o leva a lugar nenhum. Senna, depois do inicio chamativo, não vem conseguindo nada de bom e mais uma vez não fez uma boa prova. Podemos concluir que apesar de ter três representantes no mundial estamos praticamente a pé.
Censura. A imprensa brasileira ha anos luta contra a sensura de imprensa. E não que descobri que tem censura na propria impremsa. Na colina da semana passsada ao mencionar o nome do tri campeão da Stock Car, Cacá Bueno. Fiz um trocadilho com o nome do piloto e o chamei de Cocó Buemo e descobri dentro do JM tem um sensor. O piloto é um xato, chorão por isso foi chamado assim, mais alguem achou por bem cortar o texto. Chato né!
Felicidades a todos!