04/01/2012 - Quarta-Feira |
Os bastidores verde e amarelo |
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Por duas semanas comentamos sobre os assentos restantes da F1. E o assunto se tornou maçante. A vaga da Williams ainda não foi oficialmente ocupada e tinha tudo para ser de Suttil. Mas a equipe inglesa continua jogando pesado e de certo até agora é que o sócio proprietário Patrick Her afastou-se do comando da equipe e que isto pode aproximar Barrichello da equipe. Se isto realmente acontecer o brasileiro vai bater o recorde de atuação na categoria. Seriam 20 temporadas na F1.
BUSCAR. Como a F1 esta de férias fica difícil comentar sobre o assunto ainda mais quando quase tudo esta certado. E assim achei por bem comentar de um assunto que quase nunca é comentado por aqui na terra Brazilis. Nós nos acostumamos a ver vários pilotos brasileiros, sempre muito jovens, partir em busca do sonho de vencer na F1. E por esse sonho vivem dias e situações de penúria. Este também é um assunto muito comentado e muitos sabem.
DESCONHECIDOS. Mas poucos falam dos brasileiros que atuaram e atuam nas equipes de F1 como engenheiro, free lancer ou outras atividades que fazem parte da estratégia de uma equipe e quase nunca são lembrados por aqui. Não é sempre que quem pega no pesado é lembrado a não ser em situações como a do figura Nelson Piquet que um dia foi o cara que cuidava da aparência do carro de Carlos Reutemann e que anos depois ganharia o campeonato do patrão!................................................................................................. ...............O que quero comentar é de gente que lutou duro como muitos de nossos pilotos, e que se deram bem e hoje são pessoas chave dentro de algumas equipes. E mostram ao mundo que não são só alguns de nossos pilotos que chagam ao podium no circo da F1.
O PRIMEIRO. O primeiro brasileiro que chamou a atenção nos boxes foi Ricardo Divila que trabalhou na equipe Fittipaldi e até hoje trabalha no automobilismo internacional. E fez uma carreira bem sucedida no Japão e em categorias de protótipos. E para provar como o mundo é pequeno temos um cidadão que hoje é uberabense e também trabalhou com os irmãos Fittipaldi é Rogério Izzo é proprietário de uma oficina multimarca.
ANOS 90. Nos anos 90 tivemos a presença de Jose Avallone Neto trabalhando na equipe Jordan. Depois de adquirir muitos conhecimentos, Avallone voltou ao Brasil e continuou no automobilismo de competição. Chegando também a dar palestras sobre o sob-mundo da F1. Trabalhou em varias categorias de Formula e também na Stock-Car e no GT3 Brasil.
RECENTEMENTE. Já na década de 2000 tivemos a presença de brasileiros em vários cargos diferentes em equipes do circo. Você talvez nunca ouvir falar de Fernanda Vilas Boas, ela foi gerente de imprensa e ralações publicas de uma grande equipe japonesa. Acho que foi a equipe a que mais investiu na F1na década de 2000 e nunca chegou a uma vitoria.
Também nos anos 2000 tínhamos Rogério Gonçalves da Petrobras que cuidava dos assuntos de interesse da petrolífera brasileira em relação a equipe Williams. Bons tempos, pois nossa Petrobras era parceira dos ingleses e sempre tinha um jeitinho brasileiro nos boxes de Interlagos nessa época. Nessa época havia também a Bianca Porto do “carthering” da Red Bull.
HOJE. Robert Sattler hoje esta na Force India, desde o seu início. Chegou à Fórmula 1 por meio da Jordan, em 2005. Depois, o time transformou-se em Midland, e na seqüência Spyker até, finalmente, ser o que é hoje. Force India. Robert é o engenheiro de performance e tudo referente ao assunto passa por ele.
ULTIMO. Para completar a lista desses brasileiros guerreiros temos ainda Ricardo Penteado que também é engenheiro e esta na Renault. Ricardo começou na Renault no inicio dos anos 2000 como trainee e hoje é o engenheiro chefe de motores.
Felicidades a todos!
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