06/03/2012 - Terça-Feira |
Epilogo |
|
A F1 realizou o ultimo teste pré-temporada neste final de semana. E também foram apresentados os modelos das equipes Murussia e Hrt. Com orçamentos apertados, essas equipes não conseguiram apresentar seus modelos no tempo ideal e não testaram seus bólidos na pré-temporada. O que dizer dessas equipes que usaram o primeiro GP do ano como teste, sendo que as demais já rodaram muito ao alinharem na primeira prova. As duas equipes que nasceram em 2010 e sempre brigaram para ver quem não era a ultima da turma.
Novidade. O carro da Murussia é o segundo do grid que não usa o bico em degrau, o primeiro é da McLaren. HRT e Murussia usaram carros obsoletos nas duas temporadas (2010 e 2011), agora apresentam alguma novidade e a Murussia vem com uma parceria com a McLaren. O que deve fazer alguma diferença no rendimento da equipe, mas que não deve tirá-la das ultimas filas do pelotão.
Fazendo uma pequena análise depois dos testes:
Lotus. A ex Renault poderia ser considerada como a equipe que mais chamou a atenção. Pois dominou o primeiro teste em Jerez e o ultimo em Barcelona. E com um ingrediente incomum. Logo no primeiro teste em Barcelona retirou seus carros alegando uma falha grave no projeto do chassi. E ainda pressionou a Fia para ter alguns dias extras de testes porque não treinou no primeiro teste de Barcelona. E já no segundo teste voltou com o carro e fez o melhor tempo da serie. Para ser sincero acho que os problemas não foram tão sérios e seus tempos são irreais.
Red Bull. A turma do energético é novamente a bola da vez apesar de alguns problemas de confiabilidade no primeiro teste. Mais uma vez Newey faz á diferença quando mudam o regulamento ele sempre acha uma maneira diferente de interpretar o regulamento. Nos três testes sempre andaram bem e nunca procurando o melhor tempo do dia. O objetivo deles sempre foi a confiabilidade.
McLaren. Foi outra que se preocupou apenas em realizar o que tinha em seu cronograma e no ultimo teste testou elementos aerodinâmicos que seriam utilizados na Austrália. Hora nenhumas se preocuparam com os tempos. Essa hora nenhuma é do tipo: testaram sua velocidade em momentos distintos para não chamar a atenção de todos. Pelo visto estão bem na fita, muito diferente da mesma época do ano passado. Quando tinham um carro ruim e fizeram uma copia da RB7 em duas semanas e se deram bem na primeira corrida e no resto da temporada isso em relação aos italianos, pois a matriz foi imbatível.
Ferrari. Os italianos também estão escondendo o jogo. Porem ao contraria de Red Bull e McLaren. Nuvens cinzentas cobrem os boxes italianos. Pelo jeito o F 2012 foi mal concebido e a equipe tenta de tudo para achar o caminho das pedras. E até que conseguiram melhorar o balanço do carro, mas o desespero e reinante no Box vermelho. Torço que para que eles consigam algum milagre como a McLaren conseguiu ano passado. A declaração de Pet Fly ” Acho difícil conquistamos um pódio na corrida de estréia” é o maior indicador que os vermelhos estão numa nau sem rumo,
Mercedes. A gigante alemão esta demorando para decolar e não vai neste ano. Vai continuar atrás das três maiores. O problema é se não vão perder para a Lotus. Ai casa vai cair. Mas a lógica diz que isso não deve acontecer.
Toro Rosso- Sauber- Force índia. Da turma do meio para o final do grid é, difícil fazer prognósticos. Teve dias em que Force India, Sauber e Toro Rosso realizaram um bom papel, porem em situações adversas e diferentes. Pois há treinos em que as equipes andam com pneus macios e tanques vazios e outros onde preferem realmente testar diferentes compostos para avaliar equilíbrio e comportamento do carro de acordo com os níveis de desgaste. Sendo assim nunca sabemos quem realmente é capaz de ser o mais veloz.
Ex-nanica. A Caterham, ex Lotus verde, até parece que surpreender. E deve deixar para trás a turma com que estreou com motores Cosworth (HRT, Virgim e Lotus Verde). Usando motores Renault e com alguma evolução aerodinâmica parece que foi a equipe que melhor evoluiu e chega agora para ameaçar a Williams.
A Williams aparentemente fez um carro melhor que o ano passado. Ainda não deu para perceber, pois pelo menos tem um conjunto propulsor bem mais eficiente. Sendo assim obrigatoriamente esse carro de 2012 tem que ser melhor do que o de 2011. Mesmo não tendo evoluído nada em termos de aerodinâmica ou chassi só de ter um motor melhor os resultados tendem a ser melhores. É lógico que houve dias em que o carro de Glove fez tempos lá na frente, mas todas as equipes do meio conseguem tempos magistrais em treinos da pré temporada.
Felicidades a todos!
|
|
|
|
|
|