O campeonato da Nascar terminou, para quem ainda não sabe, este o maior campeonato de automobilismo dos EUA. Bairristas como ninguém, eles elegeram esta categoria como a melhor do mundo. E desprezam a F1, e as suas categorias únicas no mundo de monopostos, a IRL e Champ-Car (Ex F. Inddy), formulas que só existem por lá. E por falar nelas, estão fadadas a morrem logo. Pois não tem publico, em relação a Nascar. E a Toyota sentindo o péssimo investimento, resolveu pular fora da IRL, antes do esperado. A despedida era para ser no final de 2006. Mas vai ser em 2005 mesmo. Forçando equipes de ponta como a Penske a mudar de motor, de uma hora para outra.
Mas voltando a Nascar, os nucas vermelha, com apoio dos fabricantes locais, e com muita criatividade e muito dinheiro, realmente conseguiram fazer um campeonato de sucesso. Pois os números da categoria são impressionantes. Vejam na tabela. Os pontos e dólares.
Tabela do campeonato de Nascar:
Piloto – Pontos – Din-Din – Vistorias – Poles – Top5 – Top10
1 – Tony Stewart - 6533 - $6,987,535 – 5 – 2 – 17 – 25
2 - Greg Biffle – 6498 - $5,729,928 – 6 – 0 – 15 – 21
3 - Carl Edwards – 6498 - $4,886,493 - 4 – 2 – 13 - 18
4 - Mark Martin – 6428 - $5,994,353 – 1 - 0 – 12 – 19
5 - Jimmie Johnson – 6406 - $6,796,664 – 4 – 0 – 13 – 22
6 - Ryan Newman – 6359 - $5,578,114 – 1 – 5 – 8 – 16
7 - Matt Kenseth – 6352 - $5,790,774 – 1 – 1 – 12 – 17
8 - Rusty Wallace – 6140 - $4,817,443 – 0 – 0 – 8 - 17
9 - Jeremy Mayfield – 6073 - $4,545,068 – 1 – 0 – 4 – 9
10 - Kurt Busch – 5974 - $6,516,318 – 3 – 0 – 9 – 18
11 - Jeff Gordon – 4174 - $6,855,444 – 4 - 1 – 8 - 14
Vemos que o campeão não ganhou o maior numero de provas (Greg Biffle), e nem de poles, (Ryan Newman). Mais foi ele, quem esteve o maior numero de vezes entre os cinco e dez melhores, durante o campeonato, é a chamada regularidade. Também é engraçado ver que o 11º colocado, foi o segundo colocado em ganhos financeiros. E por falar em finanças o ultimo colocado do certame, (85º), Wayne Anderson, ganhou somente $65.500 dólares e fez apenas 34 pontos. Também correu somente uma corrida.
Depois de quarenta um eventos, entre o campeonato e provas promocionais, quando somente duas provas são em circuitos misto, a Nascar, finamente nos mostrou seu o campeão. O gordinho Tony Stewart. Este campeonato na verdade conta com trinta e sete provas. Depois de corridas vinte e sete, separam-se os dez primeiros. Estes disputaram o Play-Off. Que também é chamado de Chase. Normalmente essas corridas, mesmo que em um oval, são muito disputadas. Apesar de durarem mais de três horas.Mas depois que começou o Play-Off, a coisa ficou meio que chata. Pois a ultima corrida boa foi a de Talladega. A terceira do Chase. Depois foram sete etapas mornas. Onde a agressividade do Tony deu lugar a um piloto cerebral. Meio que no estilo Prost. Ou mais ou menos no estilo do Alonso desse ano.
As ultimas etapas do Play-Off, só mostravam emoção nas ultimas vinte voltas. Quer dizer, você fica três horas vendo uma corrida em circuito oval, com muitas bandeiras amarelas por detritos, e a coisa só vai ter graça no finalzinho. Mas durante o campeonato o bicho pega. Vendo sempre as corridas, agente aprende a ver as desgarradas que, só são sentidas depois de alguma intimidade com as corridas de ovais. A transmissão da Nascar, e as câmeras são quase que perfeitas. Nesse quesito e no marketing com o publico a F1 ter muito o que aprender com os americanos.
O melhor do final de semana passado foi à vitória de Lucas di Grassi, na F3, foi a quarta vitória de um brasileiro na história do GP de Macau. Os vencedores anteriores foram pela ordem; Roberto Pupo Moreno (1982), Ayrton Senna (1983) e Mauricio Gugelmin (1985). A conquista também quebrou um tabu que já durava 20 anos. Na coluna passada, falamos que expectativa maior de vitória, era de João Paulo de Oliveira. Mas não foi zebra, pois di Grassi, também é uma das nossas novas esperanças, no automobilismo mundial. E também participa do programa de nossos talentos.
Uma boa semana a todos.
|