20/03/2012 - Terça-Feira |
GP DA AUSTRALIA |
|
O primeiro GP da temporada foi impar. Não vimos aquele domínio da Red Bull e ainda o único carro bonito do grid, foi o mais eficiente e isso nas mãos de Jensen Button. Button que largou da segunda posição tomou a ponta depois da primeira curva e a partir dai não deu chances aos oponentes. Foi uma vitoria irretocável. Apesar de reclamar no radio que seu carro sofria de vibrações depois do primeiro pit stop. Apesar do mal súbito o campeão de 2009 sob manter a ponta e levou o caneco. E Isso vai acontecer mais vezes nesta temporada.
Depois da classificação a maioria pensava numa vitoria de Hamilton e estranhava a sexta posição de Vettel. Porem a depois da primeira curva vimos que Button tinha o carro e a corrida sob domínio. Com seu eu estilo limpo e eficiente de pilotar na pista australiana.
Feio. Hamilton não sabe perder e demonstrou isso com seu semblante depois de descer do carro e no podium. Vettel também não tinha um sorriso verdadeiro. Mas deveria ter, pois não tinha carro e nem performance para ser o segundo colocado. Este segundo posto veio devido a tal da estratégia e oSafety Car. Pois na pista ele não tinha carro para ultrapassar o inglesinho. E com as posições invertidas depois do Safety Car, Hamilton também não teve carro para reverter à situação. Devido ao estilo agressivo e bonito de tocar.
Disputado. O GP australiano foi sem graça na disputa das primeiras posições, mas atrás a coisa foi braba, ou seja, competitiva. Houve uma corrida a parte por parte dos demais. Schumacher largou bem e vinha num bom terceiro posto até que foi traído pelo cambio. O s carros da Mercedes estão mais competitivos e dizem na radio paddock que é devido ao duto aerodinâmico sem a interferência dos pilotos.
Flexa de prata. Porem esse carro conserva o seu maior defeito do passado, que é o de consumir os pneus rapidamente. A Mercedes foi a equipe que mais decepcionou depois da bandeirada final. Rosberg terminou fora dos pontos devido aos destroços do acidente do Maldonado. O carro é bom na classificação. Porem na corrida devido ao alto consumo dos pneus acaba se dando não na corrida. Traduzindo é um chassis sem eficiência mecânica e com uma aerodinâmica fraca. Mas nas retas o duto mostra sua eficiência.
As Surpresas. Os testes da pré temporada sempre nos mostra equipes ruins fazendo tempos surpreendentes. Porem uma regra foi quebrada nesta temporada. A Lotus não é um blefe o a carro tem potencial e é mais eficiente que alguns do G 4; Porem a equipe ainda não tem uma boa estrutura para andar na frente. O terceiro lugar de Grojean no grid e a corrida de Räikönein demonstram isso. As paradas de Kimi foram horríveis e ele teve de compensar no braço.
Surpresas 2. A performance da Williams de Maldonado tanto na classificação quanto na corrida foi demais. Uma Williams dando calor numa Ferrari e sendo mais rápida tanto em velocidade de reta quanto no tempo volta. Uma situação impensável na temporada passada. E também a posição final do piloto espetáculo Kobayashi. O desempenho real da Force Índia, foi bem diferente dos testes pré temporada. Resumindo surpresa mesmo foi o desempenho da Lotus. Que depois de Jerez retirou seus carros e perdeu dias de treinos em Barcelona e na Austrália mostrou um carro bem competitivo. Outra surpresa foi o desempenho dos mecânicos da Ferrari. Sem concorrentes no tempo de troca de pneus.
Vergonhoso. A corrida da Austrália foi horrível para os representantes brasileiros. E o pior foi a batida dos dois, um tirou o outro. Enquanto Alonso sofria para segurar o Maldonado brigando pelo quinto posto, Massa e Senna batiam brigando pela décima terceira posição. Humilhante a situação dos brasileiros em relação aos seus respectivos companheiros de equipe.
Vergonhoso 2. O caso de Massa é complicado, pois mais quatro corridas seguidas com este tipo de desempenho, os italianos não vão nem esperar o final da temporada para frita-lo. O espanhol conseguiu uma media de 1:33.741, enquanto o nosso piloto fez 1:35.496 de media. A diferença é enorme para quem corre com o mesmo carro. Senna foi pior ainda, 1.36,898 de Senna contra 1.33,392 do Maldonado. Isso sim é vergonhoso.
Malásia. Nesse final de semana tem o GP da Malásia. A primeira corrida em autódromo do calendário. Alguns que foram bem na Austrália podem não se sair bem numa pista de verdade. Mas a Mc Laren deve ir bem novamente e as Red Bull certamente devem se classificar mais a frente. As incógnitas serão Lotus e Williams.
Programação do GP da Malásia – Kuala Lumpur
1. 1º Treino - Quinta-Feira – 23:00 – Sportv
2° Treino - Sexta-Feira – 03:00 – Sportv
3º Treino – Sábado - 02:00 - Sportv
Classificação- Sábado - 05:00 - Globo e J. Pan
Corrida – Domingo - 05:00 – Globo e radio JM
|
|
|
|
|
|