Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


20/07/2012 - Sexta-Feira
Perspectivas alemãs
 


No próximo final de semana teremos o GP da Alemanha de 2012. Alemanha que no auge do Schumacher sediava dois  GP’s por ano, situação que a Espanha viveu nos últimos anos. A manha era realizar o GP do país e depois fazer outro com o nome de GP da Europa. Nos bons tempos do Shumy isso acontecia na terra dos chucrutes. Mas depois do alemão parar, foi os hispânicos que molharem a mão do Verme. E assim isso passou acontecer na Espanha. Porem o dim dim minguou na Espanha e eles não terão dois GP’s em  2113.

    O que esperar. Pelo lado esportivo essa prova pode ser decisiva, pois poderemos ver realmente quem é a equipe que esta na frente das demais. Será que a Ferrari evolui ao ponto de ser o melhor carro? A Red Bull vem demonstrando que é o melhor carro porem tem pisado em ovos. Uma quebra de motor e seu melhor piloto em má fase. A Mc Laren precisa reagir e Button mais ainda. E também temos a incógnita da Lotus. Será na Alemanha sua vitoria.

   Lotus. Para Grosjean as coisas já começaram mal. Ele vai perder cinco posições no grid. Por haver trocado o cambio depois do GP inglês. E Räikkönen tem um péssimo retrospecto na Alemanha, pois já abandonou seis etapas realizadas por lá. Como a esperança é a ultima que morre o finlandês espera acabar com a urucubaca neste ano. A Lotus estréia uma nova versão de seu carro neste final de semana.

   Mc Laren. Os ingleses vinham bem até aquele incidente entre Maldonado e Hamilton em Valencia e o fraco rendimento em Silverstone empurrou Hamilton para o quarto lugar do campeonato. O que mais anima é a estréia de uma nova versão do carro para O GP Alemão. Hamilton espera assim poder voltar a lutar pela ponta e repetir a vitoria do ano pasado. Já Button  precisa se reencontrar com a velocidade. Seus últimos resultados estão abaixo do carro inglês.

    Red Bull. Em Valencia os taurinos lançaram um novo carro e tinham a vitoria na mão até que o Touro em que Vettel montava parou para tomar água. Na Inglaterra a vitoria coube ao outro piloto da equipe o come quieto do Webber. Vettel nunca venceu na Alemanha. Foi quarto em 2011, terceiro em 2010 e segundo em 2009, ano em Webber venceu na casa do companheiro.

    Ferrari. Os Italianos lançaram seu novo carro no Canadá e de lá para cá sempre esteve no podium. Depois do Canadá até Felipe Massa passou a ser outro piloto em termos de competividade. Já o espanhol não é preciso nem comentar. Mesmo sem carro ele conseguiu uma vitoria pela sorte e sempre achava um lugar no podium. E do Canadá para cá ou é primeiro ou segundo e é o líder do campeonato.

   Outros. A Mercedes vai corre em casa e sempre tem um motorzão em solo alemão. Mas a lógica diz que não devem lutar pela ponta assim como Force India, Sauber e Williams se acontecer seria por conta do destino. Mas quem tem sido decisivo mesmo em 2012 são os pneus italianos. Quem melhor souber entende-los sempre se dá bem.

   Bonito. O mundial de motos realizou mais uma etapa na Itália, uma das nações mais apaixonadas pelas duas rodas. Porem somente um piloto local se sagrou vencedor. Andrea Iannone na competitiva categoria Moto 2. Foi um show do piloto da casa que conseguiu a ponta na ultima volta. Foi emocionante ver a paixão da torcida com vitoria de um piloto local.

    Menino. Na Moto 3 a prova também foi ótima e vitoria ficou com o hispânico Vinäles com um italianinho de dezesseis anos no seu vácuo. Romano Fenati é o nome da fera. Que mesmo sem um equipamento de ponta já venceu uma etapa nesta temporada. Essa é a categoria com maiores disputas da motovelocidade. A categoria rainha a Moto GP foi a de menores emoções do final se semana. Vitoria da Yamaha com Lorenzo. Stoner o campeão atual esta desmotivado e não fez uma boa prova. Ao contrario do companheiro Pedroza o segundo.

                                                                                                  

                                                                                  Programação do Gp da Alemanha



Neste ano o GP alemão volta a tradicional pista de Hockenheim, circuito foi reformulado em 2001 em nome da segurança, mas verdade a reforma desconfigurou uma ótima e seletiva pista e por interesses financeiros e não de segurança. Mais ou menos como aconteceu com Interlagos. A pista atual tem 4.574 metros e prova terá 67 voltas totalizando um total de 306,5 kms. A velocidade máxima foi de 310 km/s por hora. E o recorde do circuito pertence a Kimi Räikkönein e é de 2004 com uma volta de 1:13.780.



   1º Treino  -  Sexta - feira - 20 - 07 - as 05:00 hs. – SporTv

   2° Treino -  Sexta - feira  - 20 – 07 – as 06:00 hs. – SporTv

   3º Treino -     Sábado       - 21 /07  - as 06:00 hs.  – SporTv

   Classificação – Sábado  -  21/07  -  as 09:00 Hs.  _  Globo

   Corrida   -   Domingo    -   22/07  - as 09:00 hs.  -  Globo e radio JM


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.