Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


21/08/2012 - Terça-Feira
Presenteando papai
 


Nelson Ângelo Piquet, mais conhecido como Nelsinho Piquet, único filho de Nelson Piquet, que chegou a categoria máxima do automobilismo e que, posteriormente, teve sua carreira ofuscada pelo escândalo de Cingapura, no qual Flavio Briatore e  Pat Symonds foram banidos da F1 e que, por conseqüência, fechou as portas da categoria para Nelsinho, conseguiu e realizou um grande feito na sexta-feira, dia 18 de agosto, ao vencer numa categoria da Nascar, a Truck Series. No super oval de Michigan.

       Bis. Nelsinho corre regularmente na Truck , porem ele já havia conseguido uma vitoria na Nationwind  Series,  que, para quem não conhece, é o ultimo degrau para chegar na Splint Cup, a categoria principal da Nascar. Nelsinho disputa a terceira divisão, a Truck , porém ele venceu uma etapa na segunda divisão, pela divisão na qual ele não corre regularmente e é mais importante que sua categoria regular.

      Homenagem. Na semana do 60º aniversário de Nelson Piquet, Nelsinho inventou de correr com um capacete que imitava o de seu pai quando começou nas corridas. Onde se lia Piket. Nelsão usava este nome para esconder de seu pai o amor pelas corridas. Esta foi a terceira vitória de Nelsinho nos EUA. Sua primeira vitoria foi na K&N em Bristol  e se tornou o primeiro brasileiro a vencer numa divisão sancionada pela Nascar.



Pintura feita na caçamba da camionete comemorando o aniversario do pai, notem o capacete ao fundo.

     Como foi.  Nelsinho conseguiu um segundo posto na qualificação.  Fez uma boa corrida, sem erros e com uma boa estratégia, usando da tática da economia de combustível, que o ejetou ao primeiro posto. Essas corridas longas em ovais grandes normalmente se ganha com este tipo de estratégia. Nosso piloto já esta pensando como os norte-americanos, e assim começa a colher resultados.  Logicamente ele conta com uma ótima e treinada equipe por trás.

     Sombra. Quem não acompanha a Nascar certamente não sabe que temos outro brasileiro lá. E este é Miguel Paludo, que foi invencível na Porsche Cup no Brasil e resolver por a cara nos EUA. Claro que não conta com a estrutura de Nelsinho, mas tem conseguido resultados entre os dez primeiros. Nesta ultima etapa largou em terceiro, porém não conseguiu o mesmo ritmo de Nelsinho. Conseguiu um décimo posto. 

     Motos. A Moto GP realizou mais uma etapa nos EUA, desta feita no palco sagrado do automobilismo norte americano: Indianápolis. O traçado é quase aquele usado na F1 porem com o sentido invertido. Desta feita correram as três categorias. Moto 3, Moto, 2 e Moto GP, fato que não ocorreu na etapa de Laguna Seca.Como sempre a corrida da Moto 3 foi das melhores. Culminando com a primeira vitoria de Luiz Salon. Corteze ficou com o segundo depois de uma feroz disputa com Maverick Viñales, que abandou nos metros finas.

  Mixuruca. A categoria Moto 2 foi a pior etapa disputada desde a criação da categoria. Houve algumas disputas nas primeiras voltas e depois Marques assumiu a ponta e sumiu.

Spargaro foi o segundo com quase seis segundos de atraso, fato raríssimo na categoria.

Já na Moto GP somos mais acostumados a corridas mornas. Mas desta foi demais Pedroza chegou há abrir dez segundos em cima do Lorenzo o segundo.

  Heróico. Stoner fez uma corrida de sacrifício pois correu com um tornozelo quebrado e chegou a andar em terceiro, porem a dor foi aumentando e ele terminou com o quarto posto. Correr quebrado é um ato de extrema coragem e dedicação ao esporte, ainda mais quem já havia anunciado sua aposentadoria.



Felicidades a todos!

 


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.