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COLUNA: BALEIA
Baleia


26/02/2013 - Terça-Feira
A triste e verdadeira realidade
 


O Brasil esta em baixa na F1. Para esta temporada de 2013 estava certo que teríamos dois pilotos, Massa e Razia. Que  na verdade é apenas dois tapa buracos. Pois os  dois não estariam em condições de lutar por uma vitoria. È verdade também que teoricamente Massa tem condições de lutar uma vitoria, coisa que não acontece desde de 2008. Porem ele esta na pior equipe do mundo para um segundo piloto. Chances de vitoria só quando a estrela do time estiver de fora.

       A realidade para nos torcedores e amantes desta categoria é que nossa situação é dolorida e que a culpa de tudo não começou na Europa ou com a crise que reina no velho mundo e  sim por aqui por não termos apoio e eficiência nas categorias de base.

        Solitário. O próprio Felipe Massa e família tentaram realizar um projeto que em tese seria uma saída para esta deficiência, que na verdade deve ser creditada aos nossos cartolas. Que com seus erros e cegueira conveniente vêem aos poucos matando nosso automobilismo. Nos últimos tempos nossos dirigentes fixaram seus olhos, apenas para onde tem dinheiro e não para a base.

          Categoria única. Base essa que é o alicerce de tudo. Hoje eles se voltam apenas para a Stock Car onde tem patrocínios e apoio da mídia. Porem a categoria vive de estrelas da época boa e na maioria são pilotos que não se deram bem na Europa ou em outras praças esportivas e voltaram pra cá com um currículo internacional. Porem estes vivem perdendo para um piloto que tem suas raízes apenas na America do sul, um tal de Coco Bueno e mais uns poucos exemplares nacionais. Porem estes não conseguem finalizar o ano com o titulo, mas colocam as estrelas internacionais no bolso. Fora o caso de Max Wilson em 2010.

        Degrau. Até no Kart ficamos deficiente alguns anos. Por sorte  ultimamente foram realizadas campanhas e ou ações para que nosso kartismo não morresse. Porem se o Kart se levanta na outra ponta não temos uma categoria de monopostos para quem sai do Kart .

        Saudosas. Categorias como as finadas Formula V ou Super V, a saudosa F Ford, F Chevrolet e também a F Renault. O que temos no momento é apenas uma combalida F 3 Sul Americana e que tem apenas brasileiros em  carros que são ultrapassados e com um custo que  afugenta quem esta apenas começando. Pilotos que tem apenas  muita vontade e braço,  porem com pouco dinheiro para se lançar.

         Herói. O pior de tudo é que isso vem ocorrendo a tempos e não surge um salvador ou alguém para enfrentar as malas da CBA. Nelson Piquet  diz aos quatro ventos que tentou mas logo viu que seria uma missão impossível. Porem Piquet já fez muito pelo nosso automobilismo e assim precisamos de um novo herói ou um gladiador para ser mais preciso. Alguém precisa fazer alguma coisa. Ou logo logo estaremos de há pé na categoria principal.

      Estrela solitária. Nossas ultimas esperanças residem em alguns pilotos que se formaram na Europa. E o mais expressivos destes é Filipe Nash. Mas temos também outro que ara  assessorado por Roberto Puppo Moreno, Lucas Foresti, porem este não tem o mesmo desempenho e carisma de Nash. A trajetória de Nash foi ótima até chegar à GP 2. Em seu ano de estréia,  conseguiu apenas um sexto na tabela do campeonato. E seu experiente companheiro de equipe foi o campeão.

      Lutadores anônimos.  Em 2012 na Wold Series Renault correrão, Yann Cunha, Valter Negrão este com alguns euros na mala, também vimos Guilherme Silva e Vitor Franzoni. Você já ouviu falar deles?  Certamente muitos não! Acho que eles podem ser considerados como heróis que depositam todas suas esperanças e dinheiro numa temporada e depois vêem que estavam no lugar errado e na hora errada. Uma temporada na Wold Series não custa menos que  um milhão de euros. E na GP2 uma temporada não sai por menos de dois milhões e meio e por isso a categoria caminha para o abismo. Pois é caro acompanhar o circo da F 1.

   Cabeça para baixo. Na Murussia a situação de Luis Razia se complicou; O motivo foi uma simples falta de pagamento por parte de um patrocinador dele. Como faltou dinheiro Razia simplesmente não treinou semana passada em Barcelona. A Murussia foi educada e comunicou apenas que Chilton precisava de mais kilometragem e por isso andou tanto. Até a rede do Plim Plim tentou ajudar, mas sem por a mão no bolso o assento não pode ser ocupado.  Pelo andar da carruagem teremos apenas Felipe Massa em 2013. Espero que Razia consiga reverter esse quadro e arrume alguma empresa para pagar a conta na equipe Murussia.

Felicidades!


 
 
   
 

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