Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


27/11/2013 - Quarta-Feira
GP DO BRASIL
 


A etapa final do mundial de 2013 não foi muito diferente das anteriores. Vettel na pole e no degrau superior do pódio. A diferença ficou por conta de uma classificação meio atrapalhada. A Pirelli não tinha pneus para chuva forte. A assim o Q3 foi adiado, até que o piso secasse. Mas não adiantou muito, quando a pista melhorou Vettel fez mais uma pole.

        Tchau. Nossa etapa foi marcada por duas despedidas. Despedidas estas que ofuscaram a estrela de Vettel. Porem depois da bandeirada final Todos se voltaram para campeão. Massa viu toda a equipe se despedir dele, um a um, e na Red Bull também houve homenagens para o australiano.

       Massa. Felipe se classificou mal, nono, Mesmo largando bem, ganharam três posições na largada, esse nono posto tornou sua tarefa na corrida um tanto quanto mais trabalhosa. Massa lutava com Hamilton quanto detinha o quarto posto. E ai veio à bomba, Stop GO por passar com as quatro rodas na linha de entrada dos boxes.

    Brabo. Nunca vi Felipe Massa contestar com tanta veemência uma punição. “Logo em casa e quando estava  indo bem”, disse posteriormente. Mas acontece que essa manobra foi proibida e avisada aos pilotos, antes da corrida. E por outro lado se o Felipe terminasse em quarto e Alonso em terceiro o vice do mundial de construtores seria da Ferrari e não da Mercedes como acabou sendo depois da classificação. Essa pequena troca de vice para terceiro gera uma diferencinha de uns $30 milhões.

        Parentes. Felipe Giaffone era um dos comissários da prova. Ele é amigo do Massa e se tivesse como evitar essa punição tenho certeza que ele tentaria uma maneira. Mas não dependia somente dele, pois tem mais comissários neste tipo de decisão.

       Muxinho. Há muitos anos eu não via Interlagos tão vazio. Até os cambistas estavam reclamando, pouca gente e pouco ingresso também.  A decisão antecipada e o clima chuvoso afastaram boa parte do público. Mas Interlagos sempre nos proporciona boas corridas e assim vimos boas disputas nas posições intermediarias.

      O preço da fama. Em todos os setores de Interlagos existem lojinhas com produtos das equipes. E esse ano vimos que os produtos da Red Bull eram os mais carros. Em 2010 eram um dos produtos mais em conta. Hoje os mais baratos que vi eram da Williams, Exemplo, um boné custava $100,00 quando da Williams e $150,00 quando da Ferrari ou Mc Laren. Já os bonés com a estampa da Red Bull custavam $190,00. 

       Andou bem. Jenson Button estava de bem com sua Mc Laren em Interlagos. Andou e sua corrida rendeu. Largou de décimo quarto e chegou no quarto posto.Vergonhosamente a melhor colocação da equipe em 2013. Já Nico Rosberg parecia que era o homem a bater Vettel no final de semana. Andou bem na sexta-feira não andou primeiro treino de sábado. E fez o segundo tempo na classificação. Tomou a ponta de Vettel na largada e a perdeu ainda na primeira volta e foi só caindo. Chegou em quinto. Como disse antes parecia.

    Será? Em 2004, Michael Schumacher e a Ferrari dominaram o campeonato assim como Vettel fez neste ano. E curiosamente em 2005 FIA mudou o regulamento, assim como em 2014 vamos tem uma mudança drástica nos bólidos de F1. E em 2005 a Ferrari e Schumacher não foram mais os bichos papões. E a esperança é que no ano que vem a coisa se repita ou seja, Vettel e Red Bull deixem de ganhar tudo. Mas esperar  que a Williams faça em carro para disputar a ponta ai já é sonho.

Felicidades!


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.