Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


01/05/2014 - Quinta-Feira
Los Hermanos em alta
 


Vimos no final de semana passado a terceira etapa do mundial de motos. Que foi realizada na Argentina. A pista é  demais, um bom desenho e um traçado bem técnico, e com áreas de escape seguras. E acompanhado de um belo cenário nas cercanias. Nosso vizinho conseguiu um feito que não conseguimos. Depois da  destruição de  Jacarepaguá ficamos sem autódromo pra esse tipo de competição.

         Por aqui. Vimos  o governador de Brasília se comprometer a revitalizar a pista de Brasília, e este chegou ao ponto de fechar um pré contrato com o presidente da FIM para realizar uma etapa em 2014, porem, até hoje as obras nem foram iniciadas. Ao contrario do governo do DF, os políticos de Goiânia reformularam o bom autódromo deles. E espero que essa pista que já sediou o mundial por algumas vezes consiga ser homologada e ai poderemos reviver aquela boa atmosfera que era o GP Brasil do mundial de motos dos anos oitenta.                                          

          Lembranças. Na minha breve existência nessa vida nunca vi um povo ou cidade tão receptivos e festeiros como os goianos nas noitadas de um Grande Premio. Nem o os cariocas são capazes de fazer algo parecido. E não é só em recintos fechados como as boates, onde os preços eram machucastes,  o melhor acontecia na praça E, ou ainda na cidade em geral. Os goianos e as goianas são demais na recepção ao turista.

         Erros. Voltando a realidade nosso vizinho conseguiu um feito e tanto. Porem como era de esperar,  houve vários problemas de logística. Imagine você realizar uma etapa do mundial de motos em uma cidade tipo Araxá que tem uma boa estrutura hoteleira por ser um ponto turístico, porem não esta preparada para receber tanta gente.

       Latinos. E é ai que nos vizinhos ficaram devendo em termos de organização. Um apartamento de hotel que custava normalmente cerca de 40 dólares passou do dia prá noite para 400 dólares e a gastronomia acompanhou esse avanço. E essa pratica atingiu o staff do mundial de motos. As equipes que sairão de Austin, quando chegaram em Termas de Rio Hondo se virão obrigadas a pagar diárias e refeições muito maiores que nos EUA. E isso pegou muito mal para  nossos vizinhos. Mas acho que é uma situação fácil de ser resolvida para próxima temporada. Por aqui na copa não deve ser muito diferente.  

         Solução. Os organizadores poderiam reservar ou criar novos aposentos para trupe do mundial, que não é pequena, pois são aposentos para três categorias, Moto 3, Moto 2 e Moto GP. São vários integrantes e todos têm que se alimentar e ainda ter alguns momentos de distração após o árduo trabalho das pistas. E o que aconteceu na Argentina assustou esse grande contingente de participantes.   

          Espero que esse tipo de situação não se repita, pois assim a etapa pode ser cancelada. E isso não seria bom para nossos irmãos e também para nos que podemos ter uma etapa bem aqui do nosso lado. E sonhamos ainda com a nossa etapa. Que seja em Brasília ou Goiânia. Porem ser for em Goiânia tenho certeza que será muito melhor.   

      As disputas. A primeira categoria a se apresentar foi a Moto 3. E como sempre vimos varias disputas e como a pista era nova para todos, percebemos  que muitos pilotos de ponta não conseguiram se achar nos treinos, Márquez e Rins classificaram lá atrás. E no decorrer da disputa tiveram que remar até chegar nos ponteiros que eram Jack Miller, Romano Fenati e Éfren Vasquez. No final deu Fenati. Miller reclamou de um toque de Fenati na ultima curva. Mas não deu em nada. E assim o pupilo de Rossi venceu sua primeira em 2014.

     Disputas 2. A corrida da Moto 2 surpreendeu. Normalmente essa categoria tem varias disputas. Mas desta feita Tito Rabat não deixou ninguém se aproximar dele. Largou na pole e foi embora. Xavier Simeon bem que tentou acompanhar Rabat mas não deu conta. Luis Salom fechou em terceiro depois de uma bela disputa com Simone Corsi.

    Dominado. A categoria rainha foi um show. Tudo porque Marc Márquez dono da pole largou mal. E Lorenzo sumiu na ponta. Aos poucos Márquez, sétimo, foi ultrapassando um a um até chegar no Lorenzo. O piloto da Yamaha pilotou tudo que sabe mas não foi o bastante para conter a raça de Márquez. Pedrosa também largou mal, péssimo na verdade, e também fez uma ótima corrida de recuperação. Terminou em segundo. Lozenzo teve que se contentar com o terceiro posto e Rossi que largou em sexto chegou em quarto. O domínio da Honda foi total, tanto que alguns agora chamam o circuito de Termas do Rio Honda.A surpresa boa foi Andrea Iannone com uma Ducati semi- oficial andou junto com as Hondas e Yamahas. E chegou na frente das Ducatis oficiais.       

Horários do GP da Espanha de Moto GP

Moto 3 – 04/05  – 06:00 – Sportv

Moto 2 -  04/05  – 07:20 – Sportv

Moto GP- 04/05 - 09:00 - Sportv


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.