Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


21/08/2014 - Terça-Feira
Recomeçando a disputa
 


De uns tempos para cá o circo da F1 arrumou uma temporada de férias que sempre acontece no verão europeu e como mando o acordo selado entre todas equipes que participam do campeonato ninguém pode trabalhar e teoricamente as fabricas ficam fechadas e todas atividades se cessam.

        Fase II. E para iniciar a segunda fase do campeonato teremos de presente logo a etapa de Spa Francorchamps.  Que nada mais nada menos é a melhor pista do campeonato. Spa é sinônimo de corridas boas. Existem pistas e pistas, mas nada se iguala ao traçado de Spa.

      Esperança. E como é uma pista seletiva e rápida, na verdade a mais seletiva, espero que nosso mal agorado representante na categoria, tenha feito sua parte, na Bahia ou num centro para descarrego e assim realize uma segunda fase um pouco menos azarada e possa assim aproveitar melhor o equipamento que tem em suas mãos.

    Massa. Não podemos crucificar nosso piloto pelos infortúnios que ele sofreu nas primeiras etapas. Ouço da maioria das pessoas que Massa é uma vergonha para nos e que só esta no grid por causa da Globo. Mas pessoalmente acho que  ele sofre mesmo é  do mal de azar extremo.

      Na realidade  ele achou um companheiro que é considerado por muitos como o melhor piloto em atividade, Alonso, porem podemos lembrar que Massa tem sempre uma nuvenzinha negra em cima dele. Foi assim na final de 2008, em 2009 com a mola do carro do Rubinho. E agora em 2014 o segundo piloto na teoria esta melhor do ele.

      Calvário. Posteriormente  aconteceu a convivência sacana com Alonso na equipe italiana. Equipe que  achou que Alonso deveria ser tratado como Shumy. E o pior, o hispânico  entrou lá para ser campeão e trouxe verba suficiente para isso. O tratamento dispensado ao espanhol foi tão excessivo  que  ele se achou rei.

    Nota fora. E ai Montezemolo resolveu agir. Mas de maneira errada. Dispensou Massa e contratou Räikönein por um salário muito superior e esse não consegue nem repetir resultados melhores que os do Felipe. E tudo por que a equipe trabalha somente para o espanhol. E essa falta de integração entre as partes, fora detalhes técnicos, mina as chances dos italianos de competir pela ponta. A Ferrari sempre acha um jeito de por a culpa em alguém e manda embora. E assim perdeu bons integrantes da érea técnica: Aldo Costa, Luca Marmorini, Domilicali e outros.

    Bomba. A Toro Rosso contratou o jovem Max Verstappen de 16 anos para 2015. Max é filho de Jos Verstappen que correu na Benetton. Com a contratação de Max veremos o piloto mais do grid até hoje, esse recorde era Alguersuari que também estréio pela Toro Rosso.    

    A equipe filial da Red Bull é mestre de contratar jovens pilotos e quase todos acabam dispensados e fora da f1. Os únicos que até hoje conseguiram passar para a equipe principal foram Vettel e Ricciardo. Liuzi, Speed, Bourdais, Alguersuari e Buemi são alguns dos que me lembro que ganharam o cartão vermelho. E ano que vem o bom  Vergne entra para essa lista.

   Bombinha. Em Spa neste final de semana nosso bom e corajoso Kamui Kobayashi perde seu assento na Caterham para em endinheirado e veterano piloto alemão. O nome dele é Andre Lotterer. Kamui sabia que corria este risco, pois não tinha conseguido dinheiro suficiente para completar sua cota de 2014. Mas oficialmente Lotterer vai fazer uma avaliação do modelo de 2014.      

    Na Marussia também veremos uma troca de pilotos para o GP da Bélgica. Max Chilton sede seu carro para Alexander Rossi e neste caso a equipe descaradamente diz que é por dinheiro mesmo.

Programação do GP da Bélgica.

3º Treino – sábado – 06:00 -

Classificação - sábado-09:00

Corrida – domingo  -  09:00   


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.