Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


18/09/2014 - Quinta-Feira
Fatos e fofocas
 


No final de semana do GP da Itália a mídia especializada dava como certa a troca de posições entre Alonso e Vettel. E para complicar a receita do bolo no inicio da semana o dono do banco Santander veio a falecer.

       Fofoca. Outro importante ingrediente foi adicionado a receita,  a saída de Montezemolo do comando da equipe Ferrari.  Um comunicado a seu pedido, ele declara que deixara a presidência da Ferrari a partir de 13 de outubro, depois das comemorações do 60º aniversário da presença da Ferrari nos Estados Unidos. Esse também era um assunto muito comentado pela mídia no final de semana do GP Italiano. E essa saída do comando da equipe foi negada por Montezemolo no final de semana em Monza.

       Fato. O afastamento do grande “Capo” da equipe vermelha era um boato, e se tornou  uma verdade logo depois do fiasco da equipe em sua terra. E a troca de posições de Alonso e Vettel foi desmentida entre as partes. Mas na verdade algo grande se desenrola nos bastidores, E nesse lance de rompimento de contrato entre pilotos e equipes a coisa sempre é muito complexa. Mas tem fumaça no ar.

     Fim de era.  Essa saída de Montezemolo encera uma era no esporte. O grande Capo foi o responsável pelo ressurgimento da equipe vermelha  entre os vencedores. A equipe conseguiu um grande sucesso da equipe depois de um longo jejum de mais de vinte anos entre  1979 e 2000.  

   Erro. Sob seu comando foi reunido um grupo vencedor, composto por; Jean Todt, Byrne, Brawn. E Schumacher e de quebra Barrichello. De 2000 a 2004 eles mandaram na F1. Na era Luca Montezemolo a equipe foi campeão de construtores    em 1983, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2007 e 2008. Tudo indica que sua saída foi um ato impensado do chefe do grupo Fiat, Sergio Marchione, que não é do ramo e deve afundar ainda mais o departamento esportivo  da Ferrari.

     Futuro. Em uma semana aconteceu a morte do maior patrocinador da equipe, a saída do homem que comandou a equipe por vinte e três anos e era uma figura do ramo e com grande influência nas decisões da categoria e o mais importante, era uma das poucas pessoas do paddock que  conseguia se impor sobre Bernie Ecclestone.                                                                                                                                     E para complementar a receita,  temos o primeiro piloto da equipe, Alonso, insatisfeito com toda a situação e o desempenho pífio . E possivelmente mesmo sem seu patrocinador principal  o espanhol tem o poder escolher para onde quiser ir. Desde que tenha alguém pra bancar uma multa de rescisão em outra equipe.                                                                                Mesmo ser o apoio do grupo Santander é possível que alguma empresa encare a situação. No paddock Alonso ainda tem uma ótima imagem entre os donos e chefes de equipe. E na melhor equipe do momento (Mercedes) vemos que existe uma situação onde os dois pilotos certamente não se aceitarão como companheiros de  equipe no ano que vem, e essa é a vaga mais cobiçada da F1.  E o hispânico tem quem aposte nele. Teoricamente  não temos como reviver uma convivência entre Lewis e Alonso numa mesma equipe.

      Imagine. E se a dupla for Nico e Alonso,  ai seria pelos no inicio uma dupla que se suportaria.  Mas se conseguirem juntar os melhores pilotos atuais numa mesma equipe seria uma guerra sem fim. Lewis e Alonso juntos seria impensável. Se a equipe já não consegue manter uma convivência harmoniosa entre Lewis e Nico. Jamais iria conseguir um clima harmonioso na equipe. O exemplo foi a temporada de 2007.

     Radio. A Fia adotou novas regras quanto ao uso do radio. A regra é complexa e certamente vai gerar polemicas. O primeiro teste será neste GP de Cingapura. Na verdade essa regra boa para o esporte. Pois vai valorizar que entende e tem sensibilidade no acerto do carro.  Os pilotos atualmente estavam tendo muita ajuda dos boxes e vinham se tornando bonecos mandados. E tinham informações privilegiadas de seus concorrentes diretos.

Horários do GP de Cingapura

3º TREINO – SABADO –  7h- SPORTV

CLASSIFICAÇÃO- SABADO -9h-  SPORTV E GLOBO

CORRIDA – DOMINGO – 9h - GLOBO  

Uma ótima semana


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.