Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


26/09/2014 - Sexta-Feira
GP de Cingapura – A superação
 


Esse GP é conhecido por a única etapa noturna do campeonato. Também é marcado pela sujeira que Briatore armou em 2008. Mas no meio técnico é conhecido como a etapa que mais leva ao limite o equipamento e também os pilotos. E nos assistentes muitas vezes somos levados ao limite de paciência por normalmente ser uma etapa sem ultrapassagens.

     Mas essa etapa de 2014 foi um pouco melhor, pois houve emoções e disputas. Tudo começou na largado com “El Matador” alongando o ponto de freida prá lá do imaginável, saiu da pista e quando voltou ganhou duas posições, espertamente devolveu uma, para Vettel, e se fez de morto com Ricciardo. De quinto na largada ele acabou ficando com terceiro. E os comissários sempre tão atentos não disseram nada. Alonso é piloto da esquadra rossa e isso as vezes lhe dá alguns privilégios.

     Tocada. Essa etapa também marcou pela bela atuação de Lewis Hamilton. O inglesinho guiou muito. E para sorte Lewis Nico ficou zerado. E agora tem 3 pontinhos de frente. Lewis venceu sete etapas nesta temporada e Nico quatro. A diferença é que Nico quase nunca tem problemas e Lewis via tendo. Zerou na Austrália  e Canadá. Largou em ultimo na Alemanha e dos Boxes na Hungria. Nico quebrou na Inglaterra e agora em Cingapura.

      Recomeço. Lewis aparentemente vive uma boa fase no momento e podemos considerar que agora começa um novo campeonato entre eles. São 150 pontos em jogo. Os dois não têm adversários na pista a não ser a falta de confiabilidade de seus carros. Apesar do estilo totalmente diferente entre os dois eles sempre estão perto ao final de uma classificação.

      Outro. Quem se deu bem nesta etapa foi o esquecido Vettel. Fez o segundo posto e a frente de Ricciardo. Este foi apenas o terceiro pódio do alemão em 2014 e seu melhor resultado até aqui. O Safety Car longo interferiu na tática de muita gente. Lewis teve fazer voltas rápidas em cima de voltas rápidas para fazer sua ultima troca com segurança.

     Outros. As corridas de  Vettel, Ricciardo, Massa e Bottas foi uma corrida de resistência. E eles, excluindo Botas, se deram bem com a tática de resistência. Nem a Pirelli acreditava que seria possível Massa chegar ao final com um jogo de pneus que foi trocado na volta 22. Como o carro de segurança demorou mais que o normal,  e o piloto adotou uma tocada bem suave o impossível se tornou possível.

       Tequila. Perez mais uma vez aprontou e foi ele quem provocou o Safety car. Porem nas voltas finais algumas equipes partiram para uma tática diferente daqueles que tentavam o pódio, O que deve ser considerado normal, se quem esta na frente opta por uma tática conservadora, quem esta mais atrás tem que arriscar. Pois o resultado normal seria ruim. E nessa tática  kamikaze, Vergne e Perez se deram bem.  

    A menos de dezessete voltas para a bandeirada final os dois fizeram um pit e saíram com pneus novos e partiram pra cima da turma quem vinha em uma corrida de resistência. E nessa Bottas foi quem mais se deu mal. Para Vergne a tática foi ótima sendo que ele conseguiu terminar com o sexto posto. Mas como sempre os comissários têm que fazer uma vitima e o escolhido do dia foi Vergne que sofreu duas punições. Mesmo assim  acabou como sexto. Duas punições para Vergne e nenhuma para Alonso é assim que os comissários trabalham.

Acorrida que vi

     Como sempre a corrida começa na classificação e nela vimos as flechas de prata não estarem tão frente como nas etapas anteriores. E diferença do pole, Lewis, para o segundo, Nico foi de apenas  sete milésimos. Mas o que mudou a historia da corrida foi a desistência de Nico. E o melhor desempenho ficou por com conta da única Mercedes na disputa. Devido a entrada do carro de segurança e sua longa permanecia na pista Lewis se viu numa posição delicada quando a corrida começou. E foi obrigado a dar varias voltas rápidas para fazer seu pit obrigatório na volta 52.  Saiu atrás do Vettel e  logo passou e abriu 13,5 segundos de vantagem. Não tem pra ninguém mesmo. Isso tudo em nove voltas. Já na Williams a nuvenzinha negra que acompanhava o Felipe se tornou cinza e esta no vácuo do Bottas.

Uma ótima semana


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.