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COLUNA: BALEIA
Baleia


30/04/2015 - Quinta-Feira
Uma escola sem conteúdo
 


A equipe Torro Rosso  (antiga Minardi)  foi criada em 2005,  com a intenção de ser um berço de pilotos da equipe principal a Red Bull. Porem na pratica ela quase nunca funcionou  assim.  Na primeira temporada,2006, a equipe correu com propulsores V 10 enquanto as demais equipes usavam os novos V8.  O que deveria ser uma vantagem, mas não foi, devido há um chassi ruim. De  bom   mesmo ela só ascendeu Sebastian Vettel. E de quebra Ricciardo

     Inicio. A maioria dos que passaram por lá foram injustamente degolados ou não tiveram a chance de mostrar suas qualidades. Nomes não faltam nesta lista. Vitantanio Liuzzi foi o piloto  da primeira temporada juntamente com Scoot Speed, que tinha a vaga por influencia do Verme.  Com seu velho sonho de ver um norte americano destacando na categoria.

     A primeira.  O primeiro caso estranho foi o de Sebastian Bourdais, que havia sido tetra campeão na F Inddy E era um piloto que já tinha uma carreira consolidada e não deveria fazer parte da equipe escola. E para infelicidade de Bourdais ele não se adaptou a categoria de principio e teve como companheiro na Vettel. Que  para complicar contava com  todo apoio da dos dirigentes da equipe.

     Bourdais foi mantido na equipe na temporada seguinte, porem foi demitido no meio do campeonato. Depois vimos uma sucessão pilotos bons sem muitas chances de demonstrar suas capacidades. Alista começa com: Sébastien Buemi, Jaime Alguersuari, Jean-Éric Vergne.

    Inverso. Em 2012 os pilotos eram Ricciardo e Vergne.  Vergne que era estreante superou Ricciardo que já estava na categoria  que  tinha uma temporada pela finada  HRT. Detalhe os dois eram pilotos da escola da Red Bull e tiveram suas carreiras iniciadas e patrocinadas pela Red Bull.

    Escolinha. Estranhamente essa escolinha das categorias iniciais nunca funcionou bem. Pois Ricciardo foi para F1 antes de Vergne sendo que Vergne conquistou melhores resultado que o australiano,  quando os dois correram na F Renault 3.5..Mas quem esta na equipe principal hoje é Ricciardo e Vergne vaga  por ai, em categorias menores.

     Q I. Outro exemplo estranho Kvyat   e Sainz Jr eram companheiros  da escolinha da Red Bull na F Renault 2000  na época  que Vergne e Ricciardo disputavam a Renault 3.5. Apesar de Sainz jr  se sair bem no campeonato foi Kvyat quem foi para aF1 em 2014 e Sainz jr  ficou na geladeira. Outro grande injustiçado desta escolinha é Antonio Feliz da Costa que da geladeira já foi para o freezer.

     Sem explicações.  E mais o estranho é ver que Vergne que era o bom no inicio de tudo ficou de fora e para complicar mais ainda a turma do energético chifrudo contatou Verstappen que não tinha nada há ver com os pilotos que eram há anos preparados em todos sentidos pela Red Bull para vencer na categoria maior.

   Loucura. E agora começam pipocar historinhas na radio paddock de que Verstappen pode substituir Kvyat na equipe principal na temporada européia. Não tem lógica se isso acontecer. Mas é o jeito que as coisas caminham pelo lado de Verstappen ele tem uma grande equipe de marketing há seu favor. Assim como tinha Kvyat ao estrear na categoria maior antes de Calos Sainz Jr.

   Engraçado. Se isso se concretizar  desta feita estão se desfazendo do russo, mas antes ignoram Sainz JR e outros. Para promover Kvyat. Pois a Rússia ia e agora tem uma etapa no calendário. Já que Petrov não deu certo, o Verme tinha que promover um piloto Russo.                                                                                                                                Sainz  Jr tem o mesmo numero de pontos que Verstappen. Porem não tem o mesmo tratamento na equipe.  Nos treinos das primeiras etapas Sainz Jr se mostrou melhor que o jovenzinho do marketing,  sendo assim vemos que essa equipe escola é bem adversa ao comum.

   Polemica.  Rosberg na corrida passada realizou belas ultrapassagens. Porem aquela de melhor visual, onde ultrapassou Vettel no finalzinho da reta, quando Lewis saia dos boxes deixou uma duvida.   A linha de  saída dos boxes é uma demarcação que tem ser respeitada pelo piloto que esta saindo dos boxes. Mas pelo que me lembro quando um piloto ou vários descem a reta e tem um saindo dos pit’s,  esses devem também respeitar essa demarcação. E isso não foi o  que aconteceu naquela manobra. Pela  bela plástica do momento ninguém ousou contestar a ultrapassagem  de Rosberg.  Que era passível de punição antigamente.

Uma ótima semana.


 
 
   
 

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