Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


26/01/2006 - Quinta-Feira
50 anos de mil milhas
 
A noticia de maior destaque do automobilismo dessa semana foi o resultado das Mil Milhas, em Interlagos. Vencida pelos pilotos: Cristophe Bouchut, francês campeão mundial da categoria, Helinho Castro Neves, Nelson Piquet e seu filho Nelson Ângelo. Pilotando um Aston Martin DB9R. Prova que teve fez a sua 50ª edição. Passando a ser reconhecida pela FIA e vai ser integrante do calendário do o Campeonato Mundial da FIA GT. Quem não é muito ligado ao ramo, não dá o devido valor a esta prova. Mas. Mesmo quem nunca ouviu ou leu sobre esta corrida, é só lembrar que são cinqüenta anos. E tudo isso só foi possível devido ao Sr Wilson Fittipaldi(pai), que deu a idéia e a perseverança do Eloy Glegoriano, juntamente com o Centauro Moto Club. Que bancaram a prova desde seus primórdios e encararam tudo.

A vitória do quarteto pelo lado esportivo, teve como mérito, uma serie de contra tempos vividos pela equipe. Começou com um atraso na entrega dos pneus, creditado ao mau tempo reinante na Europa neste inverno. E depois, houve outro atraso na entrega do motor. Pois o que equipava o carro estava com sua kilometragem vencida. E Mesmo assim foi usado em dois treinos e numa classificação.

Só para entender. O motor de um carro de corrida tem uma vida útil programada. Vamos supor que o motor deles tinha uma vida útil, programada de 6000 Km/s. E quando desembarcou no Brasil, estava com 5900 Km/s. O programado era o motor e carro chegarem juntos, ou quase juntos. Como o motor não chagava, foram obrigados a utilizar o velho. O que no meio, dos mecânicos e engenheiros, é considerado uma bomba relógio. Todos sabem que vai explodir. Mas, ninguem sabe a hora, só sabem que vai berrar. E assim a torcida é para que a coisa demore bem mais que o normal.

No lado político, como ressaltou o piloto-cartola, Antonio Hermann, o balaço da prova foi muito positivo. Pois pela primeira vez teve os carros da FIA GT no Brasil. E em 2007, a mais antiga prova de automobilismo do Brasil irá abrir o Campeonato Mundial da FIA GT. Neste ano, participaram em Interlagos duas Ferrari, dois Saleen, um Corvette, e o Aston Martin. Isso do Fia GT. Pois ainda tivemos vários Porches, Ferraris e protótipos que não fazem parte desse campeonato, acompanhados de alguns carros nacionais fora de linha, como vários Omegas. Mais segundo Hermanm, a vitória do (ex) tri-campeão mundial Nelson Piquet, juntamente com o campeão mundial da FIA GT (Christophe Bouchut), e um piloto duas vezes ganhador das 500 Milhas de Indianápolis (Hélio Castro Neves) e por uma grande promessa Nelsinho, foi uma ótima vitrine para o mundo


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.