Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


09/02/2006 - Quinta-Feira
TESTES DE INVERNO
 
Os testes de inverno, há tempos, não traduzem a realidade da F1. Porque é fácil burlar a lógica. Não temos saber quem esta correndo dentro do regulamento. Ou ainda, dentro do regulamento, mas usando uma configuração fora dos padrões usuais. Esse papo é velho. Pois tem sempre uma equipe tentando aparecer para os patrocinadores. E joga sujo para conseguir isso. Quem joga dessa maneira, nunca consegui manter a performance por muito tempo. A verdade é o velho ditado. “Treino é treino e corrida é corrida”.

A verdade destes treinos de 2006. É que, há um consenso, entre chefes de equipes e pilotos, de que o carro mais eficiente e rápido é o RS 26 da Renault, com Alonso no comando. Na semana de treinos em Valência, no primeiro dia foi do Barrichello, o melhor tempo com pista molhada. Mas depois em condições normais, só deu a dupla RS26/Alonso. E com o Jenson Button em segundo. O nosso Burrinho, não conseguiu nada de expressivo em termos de tempo. Segundo sua assessória, ele estaria concentrado no desenvolvimento de pneus. E espero que essa seja a verdade. Pois seus tempos têm sido sempre inferiores ao do companheiro de equipe.

E nesta saia justa, Rubinho saiu com essa, ”É bom ver que nosso carro é competitivo”. Com muita grana e um senhor planejamento os japoneses devem ser uma grande força deste mundial. Sempre que a Honda entra numa disputa, eles entram com unhas e dentes, e logo se tornam vencedores. E da mesma maneira a Toyota. Mas a verdade é que os japas da Honda em seu primeiro ano de equipe oficial demonstram mais eficiência que os da Toyota. Voltando no tempo, nunca vi a Toyota levar tanto tempo para dominar uma categoria, como esta acontecendo com seu projeto na F1.

E os vermelhos? Aparentemente estão bem melhor que em 2005. Pois na pior das hipóteses, os pneus Bridgstone agora não precisão duram uma corrida inteira. Mas sabemos que não foram somente os pneus, os vilãos do mau desempenho da Ferrari de 2005. O F2005 foi um carro mal nascido. E até agora, aparentemente o 248 F1 teve um bercinho melhor. Mas não é nada de excepcional. Pelo menos até o momento. A Ferrari por não participar do acordo de limites de teste, é a equipe que mais testou até agora. Mas em momento algum conseguiu a velocidade dos adversários. E a segunda equipe em quilometragem de testes é a Honda, seguida da Mc Larem, Renault e Toyota. E notamos novamente que os japas da Honda não estão para brincadeira. E não podemos esquecer que a Toyota foi a primeira lançar o carro de 2006.

E a equipe que mais se perdeu até o momento é a Mc Larem. Nos testes de Valência, estava irreconhecível. Tanto desempenho quanto no novo visual. Aquela cor laranja, imitando os tempos de Bruce Mc Larem, não esta fácil de digerir. Esta semana em Jerez de la Fronteira, ela está se redimindo. Pois conseguiu melhorar e muito sua performance. Por falar dos testes de Jerez, Fernando Alonso, com o novo RS 26, novamente o melhor ao final do dia, na quarta feira, 08/02. Para a alegria dos compatriotas. Na semana passada o alemão tinha avisado. Pelo jeito ele não estava blefando.

Com a mudança de Valencia para Jerez os carros da McLaren, com Juan Pablo Montoya e o espanhol, Pedro de la Rosa, fizeram um terceiro e quarto respectivamente, o que demonstrou uma certa melhora no rendimento do modelo MP4-21, que assim se redimiu do péssimo desempenho das semanas anteriores. E ai gera uma duvida. Pois o circuito de Jerez é bem mais travado que o de Valência. Pelo jeito falta motor ao novo Mc Larem. E novamente os alemães vão ser crucificados.

E as outras? A Williams pelo jeito tem usado a velha formula de fazer tempos inrreais, nestes testes. Esta é uma equipe fadada a deixar o status de equipe de ponta, para equipe media. Falta grana e motor. Este ano vai de Coswarth, como a extinta Minardi, muito triste, pois foi a melhor equipe dos anos 90. A Red Bull faz de tudo para ocupar a vaga da Williams, como equipe de ponta. Isto poderá ser possível somente com o carro de 2007 que será uma obra do ban-ban Andrian Newey. Da BMW, apararentemente, não poderemos esperar muito este ano. As outras, Mid Land(ex-jordan), Toro Rosso(ex-Minardi) e a Super Aguri, serão meros figurantes. E a Aguri começa o ano com os carros de 2003 da finada Arrows.


Uma ótima semana a todos.

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.