Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


06/09/2019 - Sexta-Feira
#13 – GP da Bélgica – Uma festa contida
 


Pista boa é sinônimo de corrida boa. e a edição de 2019do GP Belga não foi diferente. Uma etapa movimentada e cheia de disputas. Spa tem esse dom, quase sempre vemos ótimas corridas.

Paraiso vermelho. Os treinos e a classificação foram dominados pelos carros da Ferrari. O primeiro treino foi de Vettel. Os restantes foram de Leclerc. O domínio nas voltas rápidas não demonstrava o alto consumo de pneus em longos trechos. Os italianos têm sofrido com isso nesta temporada.

Até 2018 era a Mercedes que sofria com os pneus. Para 2019 a Pirelli mudou a confecção dos pneus e sem querem resolveu o grande problema dos alemães. E arrumou um para Ferrari e Haas. Até a temporada passada era raro ver a Mercedes com pneus super, ultra ou hiper macios depois da primeira parada em corridas.

A primeira. Demorou mas a primeira vitória de Leclerc enfim aconteceu. A primeira deveria ser no Bahrein, não deu, foi traído pelo equipamento. Depois foi lesado na Áustria onde os fiscais fizeram vista grossa na manobra de Verstappen. O monegasco enfim pode curtir sua grande conquista na categoria rainha. E na melhor pista do calendário.

O grande senão do final de semana de Leclerc foi a morte de seu amigo de infância Anthoine Hubert na corrida 1 de F2, ainda no sabado. Hubert, Ocon, Gasly e Leclerc começaram a escalada no automobilismo praticamente juntos e ainda crianças.

Terceira. A etapa belga também foi marcada como a primeira da equipe vermelha nessa temporada. E foi justamente em Spa na temporada passada, a ultima vitória da equipe. Se não existisse os tais dos fiscais, ou melhor, se os fiscais fossem imparciais esta seria a terceira vitória da Ferrari. A primeira seria a Canada e a segunda na Áustria.

De novo. A equipe Ferrari tem demonstrado nesta temporada ter os piores estrategistas do paddock. Desta feita a vitima foi Vettel. O alemão foi mandado aos boxes ainda na volta dezesseis, os estrategistas vermelhos reagiram a uma parada da Mercedes.

Os alemães simularam que fariam uma troca nessa volta e os inocentes macarrônicos caíram na armação germânica. Não foi a primeira vez. A assim Vettel foi obrigado a realizar duas trocas para completar a corrida e assim não subiu ao pódio.

De novo II. Max Verstappen assim como na Áustria era o piloto com maior torcida nas arquibancadas. Verstappen voltou a sua origem, cometeu uma manobra estupida já na primeira curva. A vitima novamente foi Kimi Raikkonen. Em 2016 Max acabou com a corrida do Ice Man da mesma maneira. Na primeira curva da primeira volta em Spa.

Inglório. As disputas no pelotão intermediário novamente foram ótimas. Porem vimos alguns pilotos se darem mal nos metros finais. Lando Norris é um deles, largou de decimo primeiro e vinha num excelente quinto posto quando ficou sem potencia na unidade de força.

Perez foi outro que fez um ótimo final de semana porem perdeu o quinto posto na ultima volta.

Programação do GP da Itália

· Sábado – 3º Treino – 07:00 – SPORTV2

· Sábado – Classificação – 10:00 – SPORTV2

· Domingo – Corrida – 10:10 – REDE GLOBO

Otimo final de semana


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.