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COLUNA: BALEIA
Baleia


28/04/2006 - Sexta-Feira
SAN MARINO
 
A equipe Renault, no final de semana passado nos deu uma aula de como perder uma corrida, mesmo tendo o carro mais rápido da pista. Seria uma coisa quase insana essa frase, mais foi o que realmente aconteceu. E o pior erraram nos dois carros da equipe. Se bem que um, (Fisico), não tinha chance de vitória, mas poderia ter marcado mais pontos. A equipe que sempre foi lógica em suas estratégias, parece ter esquecido tudo neste final de semana. Até parece coisa combinada de tão estranha. Após a tão estranha atitude da equipe, no final da prova o F. Alonso, soltou essa: “Se a gente esperasse meu pit stop normal, certamente o ultrapassaríamos”. Sentenciou o asturiano, reprovando a tática do Flavio Maliatore.

Essa atitude foi tão errada, para não dizer estúpida, pois como explicar abrir mão da pole num circuito (QUASE) sem chance de ultrapassagem, ao colocar mais combustível que a maioria, na classificação, e não usar dessa vantagem, ou seja, já que largaram mal pelo excesso de peso (Gasolina), na única hora que essa tática seria aproveitável. O carro da Renault era sem sombra de duvidas, o mais rápido da prova. Só para você ter uma idéia cada 10Kg de combustível a mais, nesta pista representava uma perda de 4 décimos de segundos por volta. O quase em maiúsculo no inicio, seria pelo numero de ultrapassagens realizadas na GP2.

No caso do Fisichella o erro foi na primeira parada do piloto. Quando o italiano não conseguiu uma vaga entre os top tens, a equipe achou por bem, lotar o tanque até a boca, pois ele estaria largando em décimo primeiro e teria uma tática diferente dos top tens. Até ai tudo bem. Mais não é que ao chegar ao meio da prova a equipe invés de colocar combustível para o restante da prova, pois ai ele teria somente uma parada em relação aos demais, eles surpreendentemente colocaram combustível para metade da distancia a ser percorrida, e ai ele teve de realizar duas paradas, se bem que parou na 29ª volta pela primeira vez. Mais um erro estranho. Pois havia muitos pilotos utilizado táticas de até três paradas.

Para não ficar só no papo da Renault, tem mais duas equipes que merecem ser citadas, sendo que todos e até eles próprios esperavam mais de si nesta etapa. Seria a Honda e a Mc larem. Pra começar vamos falar da Honda.
Na verdade eles melhoram um pouco, mas no geral, eles ainda possuem apenas um bom carro para classificação. Na corrida onde é que vale, ainda não possuem um carro consistente. A ressaltar a melhora do Rubinho nos treinos. Pois agora está um pouco mais próximo do Buton, pra falar a verdade durante os treinos o Buton só foi mais rápido que o Burrinho no finauzinho do treino, mais era ai que valia. Na verdade, durante a corrida a Honda parecia uma equipezinha, daquelas bem fraquinha. Logo na primeira parada do Rubinho demoram 14.5 seg’s. E alegaram um defeito no bocal da válvula de reabastecimento, como desculpa. E na primeira do Buton, demoram muito para trocar o pneu traseiro direito. Mais o pior estava por vir. Na segunda do Buton, a lambança foi geral. Nem na antiga Minardi, víamos tamanha trapalhada. E ainda bem que sorte estava do lado deles, pois todas as vezes que um piloto arrancou com a mangueira engatada o resultado foi um senhor incêndio. Ressaltado que a culpa não foi do piloto. E sim do homem da placa, que deve estar em outra equipe ou mudado de profissão .

E na Mc Larem o clima está pra lá de horrível. Pois o Mostroya acha que o Kimi não é melhor que ele e ainda reclama de jogadas sujas do finlandês nas etapas anteriores. E afirma que pode ser melhor que o homem de gelo se tiver a mesma atenção da equipe. Esse papo de Ice Man vem rimando com suas recentes bebedeiras, Ice Vodka. Na verdade em San marino Montoya foi mais eficiente que Haikkonen nos treinos e na corrida. Mas nos bastidores também o bicho ta pegano. Ron Denis reclama da performance do Kimi, acha que o piloto não deu tudo de si.. E ao malhar o finlandês ele simplesmente ignorou o podium do Colombiano. E para complicar próxima corrida é na casa da Mercedes. E par complicar ainda mais o Kimi diz que com o carro que tem não é possível fazer muito de melhor.

Para finalizar, somos obrigados a falar do vencedor dessa corrida, O maior campeão de todos os tempos, e que apôs um bom tempo conseguiu quebrar o maior dos recordes do Senna, aquele de 65 poles. Demorou mais aconteceu. Fora essa quebra de recorde, não consigo valorizar a performance do alemão como todos o fizeram. Para ser sincero, acho que a Ferrari sempre é mais que as outras na Itália, seja em San Marino ou Monza, é sempre a mais poderosa. Na verdade a FIA sempre foi boazinha com a equipe de Maranello, na Itália, os fiscais ficam bonachões com a turma da macarronada. Acho que a verdade sobre a nova Ferrari, só vai ser vista na próxima corrida, e pela lógica os italianos não devem ter aquela performance de San Marino.

Uma ótima semana a todos.
 
 
   
 

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