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COLUNA: BALEIA
Baleia


07/01/2007 - Domingo
LARGARAM
 
Ontem dia 06/01/2007 foi dada a largada da maior competição sobre rodas do
mundo.E termina somente no dia 26 de janeiro. O famoso e já lendário Rally Paris-Dakar.Que na verdade na edição atual seria Lisboa-Dakar. Mais o nome que ficou na mente de todos na verdade é de DAKAR. Todos dizem O DAKAR. Será que Thierry Sabine teria idéia do que viraria sua idéia. Na primeira edição do Raid em dezembro de 1978 largaram 170 participantes.


Nessa edição de 2007 largarão: 260 motos, 187 carros e 88 caminhões. Sendo que nos carros, participam duas pessoas e nos caminhões três em cada veiculo. Fora toda estrutura de apoio à maioria desses participantes. Mecânicos, eletricistas, engenheiros chefes de equipe em fim todo o staf necessário para uma grande equipe vencer. Muitas equipes correm com três, quatro ou cinco carros, sendo que somente dois tem licença para vencer os outros servem de apoio aos principais.


Mais o Dakar é uma loteria e uma fabrica de armadilhas, e por isso, por varias vezes os pilotos de apoio venceram. Pois os principais ficaram pelo caminho apesar de toda assistência. Somando a toda estrutura da competição ainda temos a mega estrutura da organização. É um numero grande de pessoas e veículos e principalmente aviões e helicópteros. Em quase todos lugares de descanso existe um aeroporto improvisado, onde podemos ver vários aviões pequenos e médios e até gigantes como o imenso Antonov cargueiro. E claro, imensa barracas que servem de restaurantes para abastecer toda essa turma. Já o banheiro é na areia mesmo. Imagine como deve ficar a área em volta do acampamento no dia seguinte.


A edição de 2007 é marcada como a mais internacional. Isto é, a que tem o maior numero de competidores estrangeiros. Ao todo serão quarenta e duas nacionalidades competindo. Este ano; em destaque teremos Tailandeses, Mauritanos, Mexicanos e até Chineses entre os já tradicionais participantes. E o numero de iniciantes logicamente também é grande: São 38 % dos participantes nas motos e de 10% nos carros. E também nas equipes houve um rejuvelhecimento do pessoal, pois quarenta por cento do pessoal hoje esta na faixa de 18 a 39 anos de idade. Logicamente os brasileiros Klever e André na fazem parte dessa estatística.


Este ano novamente o uso do GPS é limitado. Os aparelhos estarão nos veículos mais passarão a maior parte do tempo desligados. Essa medida é para dar mais valor aos navegadores. Uma missão ingrata, pois no deserto as bússolas não têm um funcionamento nem ao menos regular. O GPS funcionara nas regiões onde houver povoados, onde o limite de velocidade deve ser de 50 KM/s por hora.


O Dakar na verdade é mais um desafio que uma corrida. Homem e maquina são obrigados a ultrapassar seus limites e passam mais de duas semanas competindo em lugares inóspitos e desconhecidos. Quando nos simples mortais fazemos uma trilha por três horas em lugares mais ou menos familiares, ao final desta estamos cansados. Agora imagine fazer especiais de 600 a 800 km/s no dia, dormir em barracas, comer sei lá o que? Acordar as quatro ou cinco da manhã e repetir tudo isso por mais de 15 dias. Tem que estar muito bem preparado. Tanto no fisico e mentalmente, para não ser mais uma das vitimas do Dakar. Vitima no sentido de não completar e o pior vitima mesmo, das estatísticas. Essa competição é uma mistura de desempenho, regularidade e de muita determinação aliada uma tal de sorte.


E no planeta F1, continua aquela fase do disse que disse e do disse que não disse. São vários boatos e fofocas. Fora o choro daqueles que estão por baixo. De bom mesmo vão ser os testes de inverno que se iniciam no dia 16 nas pistas espanholas, Valencia e Jerez De la Fronteira. Ai deve começar os desenvolvimentos da maioria dos modelos 2007.


Mais um a coisa me chamou a atenção nos testes de pneus no final de 2006. Esperava eu um desempenho acima da media dos carros vermelhos. E não foi bem assim.Ta certo que os italianos poderiam estar desenvolvendo outras partes do carro sem dar tanta atenção aos pneus. Que eles tanto conhecem e devem ter uma certa regalia dos japas da Bridgestone. Mais o que mais estranhei foi à rápida adaptação dos carros da Mc Larem e principalmente da Renault. Usuários de Michelin por varias temporadas. E com chassi de 2006. Eles acharam o caminho das pedras muito rápido e andaram forte. Vamos aguardar os testes de inverno, mais pela lógica teremos em 2007 um senhor campeonato em termos de competividade.


Uma ótima semana a todos!
 
 
   
 

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