Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


11/02/2007 - Domingo
NA ESPERA.....
 
O planeta F1 fez mais testes nesta semana e no logo no primeiro dia, o piloto mais rápido foi um da casa (Espanha). Para piorar a situação, um piloto de testes, na verdade um reserva. O senhor Pedro De La Rosa, que pilota para a Mc Larem. Isso encheu os hispânicos de esperança. Essa equipe não foi nada na temporada de 2006 e de repente, aparece como “a mais” de 2007. E isso vem acontecendo com pista seca ou molhada, com pilotos titulares ou reservas. Será que a Mc Larem de 2007 é tudo isso? Se for, parabéns a esses ingleses.


No segundo dia, o melhor foi o nosso Felipe Massa, que no dia anterior mal treinou, pois não estava bem de saúde. Massa fez um tempo de 1min19s746. Como nem tudo é festa, o segundo tempo do dia foi da Mc Larem, com Lewis Hamilton ao volante, que fez 1min19s821. O maior adversário de Massa no momento, Kimi Raikoneim, fez apenas um quinto do tempo. Mas com uma pequena diferença. Isso nos mostra que o finlandês, mesmo sem ter a mão do carro, é bem rápido.


Como já comentamos semana passada, não tem como saber quem é quem nesta fase de testes. Como parâmetro, podemos usar os resultados desta mesma fase em 2006. Naquela época, quem estava mandando nos testes eram: Honda, Mc Larem e Renault. As duas primeiras praticamente morreram na praia, se bem que a Honda ainda chegou a andar um pouquinho na areia, pois ganhou uma prova, na chuva, e em condições nada normais. Mas e a Ferrari? Que nem aparecia nessa turma e disputou o campeonato até a última prova. E se, como sempre se, aquele motor do alemão não tivesse quebrado no Japão, certamente ele seria campeão. Como podemos ver, tem equipe que não é ninguém nesta fase e no campeonato faz história, isso quando não é a campeã.


Raciocinando por detrás das linhas normais, será que podemos concluir que a Mc Larem pode ser a Renault do ano passado? Mas também não podemos esquecer que a dona Renault também está fazendo bonito nestes testes. E para piorar a situação, o crápula do Briatore saiu com uma que o Alonso não é assim um pilotão como muitos o vêem. Na verdade, foi só o hispânico ir para a Mc Larem para eles se mostrarem bem. E pelo jeito, isso incomodou o crápula, que já começou uma guerrinha de nervos, mesmo antes de o campeonato ter início. A Renault, no dia 06/02/07, alegou que não está preocupada com a performance dos adversários, e que eles ainda são uma grande equipe, mesmo
não tendo Alonso como piloto. Mas ainda acho que até o ótimo Kovalainen amadurecer, eles podem ficar um degrau abaixo daquele mais alto do podium.


A Fórmula 1 nunca foi um esporte barato, mas segundo um órgão da imprensa espanhola, os custos estão cada vez mais altos. Para se ter uma idéia dos números, calcularam que a Mc Larem vai gastar com o carro de Fernando Alonso, desde a construção até o fim da temporada, algo em torno de 49 milhões de euros. Isso tudo já acrescidas peças que serão repostas nas revisões e possíveis acidentes. O orçamento da equipe Mc Larem para 2007 é de mais ou menos 500 milhões de dólares, mas tem gente da imprensa, como os espanhóis, que transformam esses 500 milhões de dólares em 500 milhões de euros.


Entretanto, tem uma conta que realmente deve ser feita em euros, chega a assustar, e nem é do mundo da F1. Na Moto GP, dizem a boca pequena, já que a verdade exata dos números ninguém conhece, que cada exemplar da Yamaha M1,
que Valentino Rossi usou no ano passado, era de 3 milhões de euros. Tudo por uma motinha de 990 cilindradas, praticamente depenada, isso a primeira vista. Pois algumas já possuem até controle de tração.


Voltando ao mundinho da F1, tem uma equipe que está cada dia melhor e não foi vista pela maioria como uma nova força. Essa equipe é a BMW. Que chegou a fazer o melhor tempo de um dia dos treinos, com o Haidefeld. Contudo, não é no
Haildfeld que o pessoal da F1 está de olho. Kubica é o cara do momento. Muitos vêem nele a encarnação de um novo ídolo. E não é somente o pessoal da BMW. Quase todos no paddock o fazem. Por outro lado, Ron Dennis acha que o novo
ídolo da F1 será o Hamilton. Já o pessoal da Renault, aposta todas as fixas no Kovalaienen, que na minha opinião, é um grande piloto, mas ainda tem que aprender como funcionam as engrenagens do planeta F1.


Esses alemães da BMW não são de ficar de bobeira. Adoram fazer uma surpresa para os homens da Mercedes. Se bem que ainda usam o nome da Sauber na equipe. Só que no final do ano, se a equipe fizer um bom papel, no ano que vem, só vai aparecer o nome da BMW. E para completar, Massa deu uma declaração dizendo que a BMW é a equipe a ser batida, pois além de rápidos são resistentes.




Uma ótima semana a todos!
 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.