Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


01/03/2007 - Quinta-Feira
FIM DO JEJUM
 
E começa 2005 na F 1. Foram quatro meses, sem corridas. Anos atrás esse período era difícil de agüentar. Mas nas ultimas temporadas, ficou mais fácil. A F1 tem se tornado um jogo de cartas marcadas, salvo temporada de 2003, em que o titulo, foi disputado até a ultima prova do ano. Neste Domingo dia 06/03/2005, 00:00hs. na Austrália. Para quem ainda não sabe a FIA, mudou algumas coisinhas no regulamento. Agora os motores terão de ser o mesmo durante duas provas, nos treinos e corridas. Os pneus terão de durar um final de semana inteiro, treinos e corrida. Então aquela cena de troca de pneus, que envolviam, dez mecânicos viraram coisas do passado. E na aerodinâmica, proibiram alguns apêndices e os aerofólios tiveram suas medidas alteradas e diminuídas. Visando uma menor pressão aerodinâmica.

A formação das equipes e as previsões para cada uma delas: Ferrari, pilotos: Michael Schumacher e Rubens Barrichello, carro F 2005.

Apesar dos tempos nos treinamentos pré-temporada, ainda acho que é o carro a ser batido. Mesmo iniciando com o carro de 2004 com as determinações do novo regulamento, nas quatro primeiras. Isso se o carro velho for bem, se não, podem antecipar a estréia do novo carro. E é o que deve acontecer, pois começar o ano com carro velho quando o regulamento é novo não é uma boa idéia. Mas os Italianos não perderiam o bonde do dia pra noite. Só para lembrar, na Austrália, o alemão de 2000 a 2004, só não venceu em 2003.

Mc Larem/ Mercedes, pilotos: Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya, carro MP 4/20.Acho que esta será a melhor temporada dos Flecha de Prata, nos últimos anos. O ultimo campeonato vencido foi o de 1999. É a única equipe com poder de fogo para derrubar os italianos. Fora à disputa da dupla de pilotos. A coisa vai pegar fogo ou já começou, entre eles.
B A R/Honda, pilotos, Jesen Button e Takuma Sato, carro BAR 007.

Espera melhorar ou na pior das hipóteses repetir a temporada passada. Quando foi a vice. Tem dinheiro e um motor de primeira. Mas tem gente com mais capacidade no ramo, e que ficou pra trás ano passado, e não deve repetir o erro nesta temporada.

Williams/BMW, pilotos, Mark Webber e Nick Haidefeld, carro FW 27.Tem um carro mal nascido. E é obrigada a melhorar o carro no decorrer da temporada. Se não o fizerem radipamente vai ficar atrás da BAR e Renault. E ao contrario de muitos pensam, o time não esta com dinheiro sobrando. Talvez esteja ai o motivo de a equipe não contar com um piloto de primeira. Ainda penso que o alemão vai ser o melhor no final da temporada. Renault, pilotos, Fernando Alonso e Giancarlo Fisichella, carro R 25.

É uma equipe com quase todos requisitos para vencer. Tem uns ótimos chassis, um bom motor para esse ano. E a equipe é obrigada a se dar bem neste ano, pois se não o fizer a verba poderá ser cortada. Nessa mesma época ano passado era considerada a equipe mais promissora, na opinião de Shumy, Rubinho, F. Williams e Kimi. O único senão é o crápula do Flavio Briatore, no comando de uma equipe de uma fabrica como a Renault. Será que francês é cego. Vai ser só o Fisichella começar a meter tempo no Alonso, que, o Briatore vai dar um jeitinho nele e o pior no carro dele também. Lembram o que foi feito com o Jarno Trulli ano passado.

Toyota, pilotos, Ralf Schumacher e Jarno Trulli, carro TF 105.Esta foi a maior decepção do ano passado. Por tradição a Toyota, sempre que entra numa categoria passa dois a três anos aprendendo e depois começa a ensinar. Mas na F 1, isso não aconteceu. Cristiano Da Matta era homem de confiança dos japoneses e o maior responsável pelo desenvolvimento dos motores japoneses na Indy e posteriormente campeão da categoria. Na sua primeira temporada de F 1 chegou a liderar umas vinte voltas no GP da Inglaterra, 2003. Em 2004, com a contratação de Mike Glaskoine (Projetista) esperava-se uma melhor campanha. Mas a equipe foi pior do que 2003. O projetista mandou Da Matta pra casa, por este não estar de acordo com suas opiniões. E contratou o fiasco alemão(Ralf) por uma fortuna. Por sorte conseguiu um bom piloto desempregado, Trulli. Apesar de um dos maiores orçamentos da F 1, a equipe não vai bem, é mal coordenada. Já vimos esse filme antes, Jaguar.

Sauber/Petronas, pilotos Jacques Villeneuve e Felipe Massa, carro C 24.Depois de um longo relacionamento com os Italianos a Suissa Sauber, vai aos poucos rompendo. Primeiro foi a aliança com a Michellim, que a principio mais parecia ser uma forma de espionagem para ajudar a Bridgestone. Mas agora surge a noticia de que em 2006 a equipe vai usar motores BMW. E ai sai Massa e entra Pizzonia. Por ironia da mesma maneira que Haidfeld entrou na Williams. São os interesses financeiros ditando a dança das cadeiras.

Red Bull Cosworth Racing, pilotos, David Coulthard e Cristian Klien, carro RB 01.Mais uma aventura da companhia nos esportes. Ela sempre investiu muito nos carros e motos.Jordan/Toyota, pilotos, Narain Karthikeyan e Tiago Monteiro, carro EJ 15.O padock sentirá a falta de Eddie. Em 2005, ainda vai dar o ar da graça. Quanto à equipe e os pilotos, está mais para piada. É mais uma mala que aporta no circo. Só que este, com apoio do Verme.
Minardi Cosworth, pilotos, Christijan Albers e Patrick Friesacher, carro PS 05.

É a equipe de aluguel. Quem pagar mais tem um volante garantido. Outras equipes costumam vender o lugar do segundo piloto. Seus carros parecem ser outra categoria de tão lentos. Quando você estiver lendo isto, a corrida já passou, e só quem gosta muito perde uma noite de sábado para ver. Espero que tenha sido boa e emocionante.


Ótima semana a todos.
 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.