Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


20/09/2007 - Quinta-Feira
FRANCORCHAMPS
 
Spa- Francorchamps



Kimi Haikönein foi pela terceira vez o vencedor do GP Belga. Normalmente só os bons ganham varias vazes neste circuito. Mais a vitória do finlandês em 2007 não foi a vitória de um bota. Ele simplesmente largou na ponta e venceu. Apesar de o cenário ser outro, nessa etapa, no melhor circuito do calendário, foi igual a outras deste campeonato. O pole saiu na frente e foi embora. Foi mais ou menos como o GP da Turquia ao contrario para nos brasileiros. Onde Massa venceu e o Kimi fez a melhor volta no terço final da corrida. Desta feita a ordem do vencedor e do autor da melhor volta foi invertida. De bom mesmo, só aquela dividida do Alonso com Hamilton na descida para a Eau Rouge. Foi demais.



SPA, esse nome soa coma mágica na cabeça de gosta de corridas. Na cabeça dos pilotos então... É um traçado muito peculiar e diferente de todos. Os pilotos adoram 99% deles, e um dos poucos, ao lado de Silverstone e Monza que ainda persistem desde 1950, quando a F 1 começou; Logicamente sofreu algumas mudanças, mais não mataram a pista como em Nuburgring. Mais ainda precisa de mudanças. Como o acesso aos boxes. Dentre as novidades, a troca da Bus Stop, por um esse de baixa, foi uma péssima idéia. Mais o circuito continua lindo e desafiante. Quem assistiu a corrida pela TV, pode ver o que é descer o retão e fazer Eou Rouge de dentro de um carro de F 1. Simplesmente demais. Não tenho palavras para descrever, aquilo.

Confesso que esperava bem mais desta etapa. Era para ser uma etapa disputadíssima. A ultima foi em 2005. Pois SPA sempre foi uma caixinha de surpresas. Um traçado bem peculiar, como já disse antes e quase sempre com um clima bem instável. Estas variáveis sempre nos proporcionaram ótimas e belas disputas. Mas como já havíamos comentado numa coluna passada, com a atual configuração aerodimanamica dos carros de F1, mesmo numa pista que oferece muitos lugares para ser realizada uma ultrapassagem, ultrapassar é uma missão bem difícil.

O Kubica que o diga. Lutou muito para evoluir na prova com um carro bem melhor que seus adversários diretos lá do fundão, mais sofreu e arriscou muito para evoluir. Já se você assistir a corrida da GP 2 no mesmo circuito, vai ver que as ultrapassagens são realizados com maior freqüência. Para a F1 voltar a ter graça vão ter que restringir em muito a carga aerodinâmica dos carros atuais. Por sorte, existe um grupo de estudo que reúne gente de varias equipes, que estão estudando uma solução para o imbróglio. Pois do jeito que as coisas vão, com espionagem, roubo de projetos, e uma tremenda ação política nos bastidores, campeonato sendo ganho no tapetão usando o jargão futebolístico. O interesse do grande publico vai diminuindo.

Max Mosley, cupincha nº 1 do Verme Ecclestone, e também presidente da FIA em entrevista a radio BBC, comentou que achava melhor que a dupla da Mc larem, tivesse sofrido uma pena enérgica, como serem excluídos do mundial deste ano.Pois se um dois se sagrar campeão do mundo, este seria um titulo manchado. Mosley achava que os Juizes iriam jogar duro também com os pilotos, pois a maioria argumentava que; “Como pode dar o troféu de campeão do mundo a um piloto que poderia ter se beneficiado de vantagem ilegal sobre o resto dos pilotos”? E não estão errados, só que no final tudo acabou de uma maneira bem morna. Se você achou alta a multa se Us$100.000.000,00. Não se esqueça, que é esse o valor que a equipe havia ganhado por pontos conquistados até agora nesta temporada de 2007. Essa multa foi apenas uma devolução daquilo que haviam ganhado.

Por outro lado do bairrismo inglês se aflorou de vez. Não é que a mídia inglesa agora quer que o Fernando Alonso seja demitido da Mc Larem. O motivo segundo eles, é aquela manobra do Alonso pra cima do Hamilton logo depois da largada. Além disso, a mídia considera o espanhol como o protagonista da multa de US$ 100 milhões que o time inglês recebeu na audiência do Conselho Mundial da FIA sobre o caso de espionagem, na semana passada. Um grande jornal Londrino, faz uma analogia com a situação de Alonso. "Nas profissões comuns, se você ameaça o seu chefe e começa uma crise em sua companhia que custa 100 milhões de dólares é provável que você seja demitido".

Na verdade acho que o ainda mantém o espanhol na Mc Larem é apenas o patrocínio do Santander. Se não fosse essa montanha de Euros, o piloto asturiano já estava fora da equipe a dias ou semanas! Seria uma demissão sumaria. Como diz o dito popular; Quem tem padrinho não morre pagão.



Abraços!

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.