Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


03/11/2007 - Sábado
SURPRESA
 
O ano de 2007 está mesmo surpreendente na F-1. Só para relembrar alguns momentos, nesta temporada vimos acontecimentos a muito não vividos na categoria. Tivemos um acidente horrível e sem conseqüência para o piloto no Canadá com o Kubica, também no Canadá vimos dois pilotos levarem a bandeira preta por sair dos boxes com a luz vermelha acesa. Vimos Alonso segurando Hamilton nos treinos, para não ser reabastecerem o carro do rival, vimos a Ferrari se esquecer de abastecer um carro nesses mesmos treinos. E a melhor disputa de posições entre dois pilotos nos últimos anos. Massa e Kubica. Mais nesta sexta feira saiu mais uma bomba. Pois a Mc larem liberou o espanhol Fernando Alonso para correr em 2008 onde bem quiser. E sem cobrar nada por isso. A tão esperada multa rescisória que todos temiam não foi aplicada. Não é fácil de acreditar, mas aconteceu. Essa multa poderia aliviar os cofres da equipe. Realmente algo surpreendente no circo da F1.


Pensando bem, com a liberação do Espanhol, muitos podem ganhar. O piloto é o primeiro, e a equipe que for em 2008 também estará ganhando. O público em geral por que vamos ter mais um carro competitivo em 2008, seja para onde ele for. Até a Mc Larem não se deu tão mal com saída do espanhol Pois eles não se suportavam mais. Mas essa tacada dos ingleses de liberar o espanhol sem multa, não é comum, e ainda não consegui engolir. Ai tem coisas. Por isso acredito que muita coisa rolou nos bastidores. E nos simples mortais, dificilmente vamos ficar sabendo da verdade tão cedo. Imagino que a equipe deve ter segurado os patrocinadores principais, condicionando assim a liberação do piloto. Tem o dedo de gente grande nessa jogada. A turma Verme Ecclestone. Mais nada ainda foi passado ao público. Se é que vai ser passado.


O outro lado da moeda, ou seja, a verdade dentro da F 1. A BMW resolveu brigar pelo Timo Grock. Timo para quem não sabe, andou de F1 lá nas ultimas filas e estava sem carro para correr na F1, resolver tentar a sorte na GP 2, e foi o campeão de 2007. E agora é cotado para vaga do Ralf na Toyota. Mas ai apareceu o chefe de equipe, Mario Theissen, que um tem contrato com o Timo Glock. Disse que foi informado pelo CRB (Comissão da FIA, que cuida dos contratos dos pilotos) que outro contrato estava sendo feito com o piloto. E espera que os cartolas resolvam o caso. Na verdade Theissen que é tirar uma casquinha na estória. Tomar uma graninha dos japoneses para liberar o piloto. Pois os alemães alem de Kubica e Haidfeld, tem contrato com o Vettel, que é a maior promessa da F1 atual. Por um fato destes da para notar que essa liberação do Alonso de graça não é nada normal dentro do circo. Se a BMW tem coragem de lutar por seus direitos num piloto do nível do Glock, como a Mc Larem dispensaria os 35 mi de ouros que era o valor da multa rescisória do Alonso. Desculpem-me por repetir, mais ai tem!


Com Alonso livre o mercado de pilotos vai pegar fogo. Mesmo quem tem contrato deve ficar atento. A Renault não renovou nada com ninguém, pois esperava por este momento. Ter Alonso sem ter que pagar nada por isso, em multa logicamente. Só faltaria resolver a questão da duração do contrato. Alonso quer um contrato de um ano e a Renault de três anos. E assim pode dar errado a volta do bom filho para a velha casa.


A futura equipe do espanhol deve ser a tonica das próximas semanas. O empresário do piloto garante que em duas semanas, anunciará o destino do piloto. No campo das noticias especulativas o piloto poderá ir para a Williams, Red Bull, Toyota, BMW. Também nessa de noticias especulativas, o piloto ao sair da Mc Larem não poderia correr em equipes de fabrica. Mais não tem nada de oficial por enquanto é só especulações. Mais se fosse verdade restaria ao espanhol somente Red Bull, Toro Rosso e Williams.


Alonso e Red Bull poderiam ser uma dupla interessante, pois assim poderia despertar o ego do velho e bom gênio das pranchetas, Adrian Newey. Já pensou a equipe se renovando e criando uma estrutura para o bicampeão. Mas a duração do contrato novamente deverá ser o empecilho para a solução. O espanhol já espalhou aos quatro ventos que só assina por um ano. Pelo jeito em 2009 ele já assinou com os vermelhos de Maranello.


E a segunda vaga da Mc Larem também vai ser motivo de disputa. A equipe avisou que somente me 2008 vai anunciar o segundo piloto. Certamente não será outro espanhol, se bem que o De La Rosa não foi dispensado da equipe. Usando outra linha de raciocínio, o De La Rosa, seria uma forma agradar os patrocinadores espanhóis que Alonso levou para a equipe.


uma otima semana a todos!


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.