Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


15/11/2007 - Quinta-Feira
FATOS NOVOS
 
Essa semana foi marcada por fatos surpreendentes. Tudo começou logo na segunda feira, com o anuncio de que Ross Brawn, em 2008 trabalhará com os japoneses da Honda. Realmente todos no padock sabiam que Brawn era assediado por algumas equipes. Mais seu discurso era sempre o mesmo; estou de férias da F1, e só vou falar do assunto em 2008, e minha primeira conversa é com a Ferrari. Pelo jeito a conversa com os italianos não agradou o inglês. Segundo Brawn, voltar a Ferrari não representaria um grande desafio, pois a equipe não está em crise, e que sendo assim sua tarefa seria não seria desafiadora. O que não acontece com a Honda, que viveu sua pior temporada na F 1. Pelo jeito o novo chefe de equipe da Honda gosta mesmo é de grandes desafios.


Do outro lado da Europa, na Espanha, o alemão Michael Schumacer, já foi logo avisando; "Ross (Brawn) tem um supercérebro, como dizemos na Alemanha, mas é improvável que ele consiga mexer na equipe em tão pouco tempo. Ele é a pessoa certa para este trabalho. Só que isso leva tempo. Com certeza ele vai pressionar todos ao limite, para conseguir resultados rapidamente". O alemão me parece mais realista que o próprio Brawn


Outro fato surpreendente também foi anunciado na segunda-feira, quase na seqüência do anuncio da Honda. Foi o fato de Jean Told ter sido transferido de posto dentro da equipe de Maranello. Ele deixa o comando da equipe e vai passar a trabalhar na fabrica da Ferrari. Told foi o primeiro passo que o Capô< Montezemollo, deu para tornar a equipe Ferrari em equipe vencedora isso em 1993. Foi quem convenceu Montezemollo a contratar o alemão no final de 1995. E também foi quem deu ao alemão, carta branca para trazer quem ele quisesse para tornar o time vencedor. Na época do GP de Monza deste ano a radio padock já comentava que a posição de Told estava ameaçada. Mais isso era porque o com a volta do Ross, ele teria que ceder espaço ao inglês. Pois Tanto Ross Brawn quanto Montezemollo, têm uma certa diferença com o francesinho, por que eles o acusam de ter apreçado a aposentadoria do mito alemão, Schumacer.


E resumindo, Ross Brawn não voltou para a equipe italiana e mesmo assim a ira do Montezemollo caiu sobre o pequeno francês. Isso não é nada bom para o nosso piloto Felipe Massa. Que tem como sustentáculo na equipe italiana o francês. A radio padock já coloca Jean Told na equipe Toyota. Mas ainda não tem nada de oficial. Se confirmada a noticia, teremos o desmanche completo do Dream Time que da Ferrari, Told, Schumacer, Brown e Byrne. Essa desmanche começou em 2005 com a saída do projetista Rori Byrne.No final de 2006 sairão Schumacer e Brown. Se bem que o alemão ainda esta ligado a equipe.


Outro fato surpreendente foi à volta do alemão ao volante de um carro da equipe Ferrari nos testes de Barcelona essa semana. E de quebra o velho lobo conseguiu o melhor tempo nos dois dias em que treinou. A equipe diz que chamou o aposentado para ajudar no desenvolvimento do novo carro para 2008, que não terá o controle de tração. Tem uma imagem no You Tube, que mostra o alemão tendo trabalho para segurar o carro numa saída de curva. E nos mostra que os velhos tempos dos carros saídos de traseira no meio da curva estarão de volta em 2008. É muito bonito ver o piloto consertando a barata no meio da curva e controlando e afundando o pé na saída da mesma.


E o ultimo fato surpreendente da semana veio da Moto GP. Pois a abertura do campeonato de 2008, que será no Qatar, no circuito de Losail em 9 de março, vai acontecer à noite. A luz verde para a corrida noturna foi dada nesta semana.Vários pilotos participaram de um teste na pista na última segunda-feira: Segundo o Loris Capirossi da Kawasaki "A luz estava perfeita. Não houve problemas com sombras ou reflexos. Fiquei bastante satisfeito. Mal posso esperar para correr". E a Moto Gp mais uma vez saiu na frente da F1. O que é novidade no velho mundo, já é antigo na Nascar, ou melhor, dizendo nos EUA.


E a piada da semana foi do nosso velho e asqueroso Verme Ecclestone. Que ameaçou se retirar do mundo da F1 caso o Tribunal de Apelação da FIA decidisse retirar o título mundial do piloto finlandês Kimi Räikkönen. Por causa do recurso que McLaren entrou contra a decisão dos comissários do GP Brasil, que não puniram os carros da BMW e Williams por utilizarem combustível com temperaturas fora do regulamento técnico. Essa foi demais, já pensou ficarmos livre do mala tão facilmente, seria um sonho!



Uma ótima semana a todos!
 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.