Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


05/01/2008 - Sábado
DAKAR CANCELADA
 
Aconteceu o inesperado, a etapa de 2008 do Dakar foi cancelada. Seria a trigema edição do raid, essa prova sempre sofreu com a instabilidade politica de alguns paises africanos. Este foi a primeiro cancelamento, do rally.Os organizadores do Rally Dakar confirmaram oficialmente o cancelamento da edição deste ano devido às ameaças de ataques terroristas feitas pela Al Qaeda, grupo comandado por Osama Bin Laden. A prova começaria sábado dia cinco de janeiro em Lisboa. Segundo a organização, o futuro da competição não deve ser afetado. A empresa ASO ainda revelou que recebeu ameaças diretas pelos terroristas, obrigando a suspender o Dakar o que causou "enorme frustração" nos participantes.
Baseado na atual tensão política internacional e o assassinato de quatro turistas franceses ligados a Al-Qaeda, mas também por ameaças diretas contra a corrida, não houve outra decisão a não ser de cancelar o evento esportivo, conta o comunicado.
"A primeira responsabilidade da ASO é garantir a segurança de todos: das populações dos países visitados, dos competidores, do pessoal técnico, de jornalistas, parceiros e colaboradores. Condenamos a ameaça terrorista que aniquilou um ano de intenso trabalho, engajamento e paixão", acrescentou

"O Dakar é um símbolo e nada pode destruir símbolos. O cancelamento de 2008 não repercutirá no futuro do Rali", completou o informe.

Essa edição seria a com maior numero de participantes da historia do Rally. Com 570 inscritos, a largada seria dia 05/01 em Lisboa e o termino seria no dia 20/01em Dakar.

E por falar em de historia: Essa competição nasceu com o nome de Paris-Dakar, em dezembro de 1978. Essa competição é amada pelos competidores, mais não tem o mesmo amor ou respeito de muitas autoridades tanto esportivas quanto políticas. Pois quase todo ano tem algumas vitimas, tanto do lado dos competidores quanto do lado dos espectadores. Até seu criador, Thierry Sabine, faz parte da lista de vitimas da competição. Só que ele morreu na queda de um helicóptero da organização, que procurava pilotos perdidos e não competindo.

A idéia de criar essa competição surgiu depois que Sabine passou alguns dias perdido no deserto, quando competia no Rally Abidjan-Nice. Quando voltou para a França, já estava contagiado pelo vírus do deserto. Essa experiência nunca saiu de sua mente. E prometeu que dividiria essa paixão com o máximo de pessoas possível. Sabine traçou uma rota começando na França passando pelos desertos africanos e terminando em Dakar. Essa competição acabou se tornado famosa no mundo inteiro. É o maior desafio que homens e maquinas enfrentam no mundo moderno.

Thierry Sabine declarou uma vez que o Dakar é um desafio para os que vão. Um sonho para os que ficam. Homens e maquinas partiram para um mundo desconhecido até então, a África. A primeira edição largou no dia 26 de dezembro de 1978, saído de Paris e passando pela Espanha ainda em solo europeu e depois Argélia, Niger, Mali e finalmente Senegal. Essa etapa teve 10 mil km/s e de cara contou com 170 participantes. O vencedor foi um jovem chamado Cyril Neveu pilotando a lendária Yamaha XT 500. Neveu voltaria a vencer o Dakar varias vezes e também se tornaria uma das lendas do Dakar. E hoje faz parte da organização.

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.