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COLUNA: BALEIA
Baleia


01/02/2008 - Sexta-Feira
SEM REGULAMENTO
 
Dentro do circo da F 1, muita gente não acreditava que a proibição do controle de tração, seria levada a serio por todas equipes. A FIA já havia tentado antes banir o equipamento. Mas as equipes sempre acharam um jeitinho de burlar o regulamento. E a cartolagem chegou a desistir da proibição, isso se não me engano nos indos de 2003. E agora voltou com força total. A saída encontrada pelos dirigentes foi a de a FIA fornecer a todas equipes uma central eletrônica, que na teoria seria igual para todos. Só que é fabricada pela Mc Larem em parceria com a Microsolft, motivo que já provocou reclamação de Ferrari, Renault e varias outras equipes. Sendo assim a FIA achou que tinha conseguido finalmente implantar o tão sonhado controle de tração. E quem viu os treinos de dezembro de 2007, aqueles que o alemão fez bonito, achou que a entidade realmente havia conseguido implantar o sistema.

Mas quem viu os treinos de Valencia, semana passada já ficou coma sensação de: Já vi esse filme antes. Ao sair dos boxes, alguns carros de certas equipes, saiam sem patinar as rodas traseiras. Ao contrario do que ocorreu em dezembro. Mais uma vez ao que me parece os engenheiros da F1 encontraram um jeitinho de burlar as normas. E o primeiro a ter coragem de abrir a boca foi o Trulli, piloto da Toyota, sinal de que a equipe japonesa não entrou para a turma do controle mascarado. Por outro lado a FIA tem em seu quadro de funcionários vários técnicos, que trabalham com afinco para descobrir quem esta fora do regulamento. Será que teremos mais uma temporada marcada pelas manobras dos bastidores? E não pelo desempenho dos pilotos na pista. Vamos ter que esperar a Austrália, para saber se os homens da FIA conseguiram encontrar alguma farsa.

A atitude do Jarno Trulli foi louvável, pois ultimamente os pilotos da F1, não abrem a boca. Pois em seus contratos tem clausulas que os amordaçam. Por outro lado, Lewis Hamilton da Mc Larem também esta coma língua solta, só que suas palavras miram o espanhol Fernando Alonso. O espanhol até que estava calado, mas no lançamento do R 28 na quinta-feira, depois de muita insistência de alguns jornalistas, soltou as suas; Não entendo porque vocês dão tanto espaço as declarações do Hamilton, afinal ele não fez nada na F 1. E ainda sobrou para a Mc larem. O espanhol acha que a Ferrari é o carro a ser batido nesta temporada, e que a Mc larem esta atrás. E também declarou que se sentiu como um prisioneiro que saiu da prisão, assim que rompeu com a equipe inglesa.

E por falar no inglesinho, ele foi o mais rápido do dia nos treinos realizados em Barcelona, na sexta-feira, 01/02/2008. Em segundo apareceu o espanhol, cerca de 0,5 segundo atrás do inglesinho. Em terceiro veio o Kubica com a BMW. E em quarto lugar, pasmem, Jean Carlo Fisichella com a jardineira da Force Índia, a finada Spycker. Certamente com um carro totalmente fora do regulamento. O nosso Nelsinho Piquet também andou. E novamente foi 0,5 segundos mais lento que o espanhol. Novamente porque nos treinos da semana passada em Barcelona, a diferença foi esta. Concluído, o brasileiro esta 1 segundo mais lento que A Mc Larem do Hamilton. Um pequeno detalhe a equipe Ferrari não participou destes treinos.

O sempre odiado Verme Ecllestone, que andava meio caladinho ultimamente, declarou a um diário espanhol que; enquanto a Espanha se deleita com os sucessos de seus pilotos na categoria, o país não precisa ter um time nacional na Formula 1. O mala considera que provavelmente uma equipe espanhola teria sua sede na Inglaterra. Recentemente, rumores sugeriam que a escuderia Super Aguri poderia ser vendida para o empresário espanhol Alejandro Agag.

Um ótimo carnaval a todos!

 
 
   
 

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